Home / Plantas / Bromélia Guzmânia Vermelha: Fotos e Características

Bromélia Guzmânia Vermelha: Fotos e Características

Guzmânia é um gênero popular de bromélia. Suas brácteas de flores coloridas podem ser encontradas em shoppings, conservatórios e muitas outras plantas, bem como mesas de cozinha e mesas de escritório.

Embora sejam populares em espaços fechados públicos, eles crescem naturalmente da Flórida para o Brasil e são particularmente comuns na Costa Rica e na Colômbia.

Guzmânia é nomeado após o naturalista espanhol, Anastatsio Guzman. Guzman viajou extensivamente pela América do Sul e morreu durante uma expedição no Equador em 1807. Pouco tempo depois de sua morte, os colegas chamaram esse gênero de bromélia em sua homenagem.

As bromélias são plantas muito peculiares, e, por este motivo, possuem cuidados muito particulares. Elas não são tratadas da mesma maneira que um girassol, por exemplo. Sabendo disso, é extremamente importante que você saiba como cultivá-la sem destruí-la e, ao mesmo tempo, manter a sua beleza natural.

Características da Bromélia Guzmânia

Ela é popular por causa de sua grande flor em forma de estrela. E o que o diferencia de muitas das outras bromélias é que elas estão disponíveis em uma ampla variedade de cores de flores.

Há muitas Guzmânias, mas a nossa referência é à Guzmania lingulata, que tem a flor vermelha. Agora, muitas outras variedades são cultivadas em uma ampla gama de cores como laranja, amarelo, rosa, ameixa, branco e até mesmo combos das cores.

É muito comum encontrá-las com suas diversas cores em shopping, restaurantes ou qualquer outro estabelecimento. As bromélias são uma das flores mais populares, quando o objetivo é dar um charme a mais ao ambiente. Caso você não saiba qual é a flor que estamos citando, basta dar uma procurada nos comércios da sua cidade!

Dicas de Cuidados Com a Planta Guzmânia

Como as outras bromélias, as Guzmânias preferem e são mais felizes em luz natural e brilhante. Uma exposição onde o sol sempre apareça é ótimo, mas certifique-se de que elas evitem a exposição a um sol quente e direto, porque elas vão queimar.

As bromélias ficarão bem com pouca luz por algumas semanas, mas não serão tão duradouras. Se você as quer em longo prazo e deseja que se reproduzam, a luz brilhante é o ideal.

Cuidados Com a Planta Guzmânia
Cuidados Com a Planta Guzmânia

Quantidade de Água Necessária Para Sobreviver

É necessário que tenham um tanque, copo, vaso ou urna (o poço central do qual o talo de flor surge), para que elas coletem toda a água que precisam. Recomenda-se que esse vaso fique cerca de 1/4 do caminho cheio de água e enxaguar com água doce a cada 1-2 meses para evitar qualquer acúmulo de bactérias.

Mantenha ainda menos água no depósito se tiver pouca luz e/ou temperaturas frias. Você não quer que a planta apodreça. Deixe-a secar por 2 a 7 dias antes de reabastecer com um pouco de água.

Como a umidade é coletada através de suas folhas, eles apreciam uma pulverização ou nebulização uma ou duas vezes por semana. Eu também umedecer o meio de crescimento a cada 1-2 meses, dependendo da temperatura e da estação. Como todas as plantas de casa, você quer regar menos no final do outono até o inverno.

Homem Cuidando de Planta Guzmânia Vermelha
Homem Cuidando de Planta Guzmânia Vermelha

Alguns cuidados ao regá-la são importantes. Por exemplo, não molhe demais a sua bromélia — elas não gostam de ficar constantemente molhadas. E, caso fiquem encharcadas, correm o risco de perder todo o seu vigor e nunca mais serem as mesmas.

Adubação

As Guzmânias, assim como outras bromélias, obtêm seus nutrientes da matéria que recai sobre eles das plantas que crescem acima. As raízes são apenas para ancorá-las sobre o que elas estão cultivando — árvores, pedras, etc.

Por esse motivo, é melhor borrifar o fertilizante na folhagem e na superfície do meio de cultivo. Você pode usar um alimento de orquídea para todos os fins, diluído a 1/2 de força, ou este fertilizante formulado para plantas de ar.

Tome cuidado com os fertilizantes, pois, neste caso específico, pode ser prejudicial. A maioria das bromélias não se dá bem com esses produtos. Se a sua Guzmânia é uma delas, certifique-se de não colocar muito fertilizante no vaso, porque os sais se acumulam e podem queimar. Alimente-se apenas na primavera ou no verão, e apenas uma ou duas vezes por ano (caso haja necessidade!).

As guzmânias são epífitas, então a mistura em que elas estão precisa drenar muito bem. Eles vão crescer bem em casca de orquídeas, por exemplo.

Propagação

As guzmanias têm pequenos sistemas radiculares para que o seu nunca precise ser replantado. A planta mãe morre (triste, mas é verdade) após a floração, que é apenas parte do ciclo. Filhotes, ou bebês, aparecerão na base da mãe, de modo que uma parte dela realmente viva. Final feliz!

Você pode deixar os filhotes presos à mãe e cortar a flor e a folhagem depois que eles morrerem. Ou, você pode remover cuidadosamente os filhotes com uma faca afiada e limpa e misturá-los em uma mistura fresca. Eles também podem ser anexados a madeira, casca ou troncos para uma aparência diferente.

Bromélias Guzmânia Vermelha Plantadas em Vasos
Bromélias Guzmânia Vermelha Plantadas em Vasos

Umidade/Temperatura

Uma dica, que serve para todas as plantas que podem ser criadas em um ambiente interno: Se a sua casa é confortável para você, então a sua Guzmânia se sairá bem. Você só quer evitar qualquer área com rascunhos frios ou quentes.

Bromélias são nativas dos sub-trópicos e trópicos, mas parecem lidar com a falta de umidade em nossas casas e escritórios. Eu quero te dizer que as Guzmânias são suscetíveis a derrubadas marrons (nas extremidades das folhas).

Plantas Inofensivas Para os Animais

De acordo com vários especialistas, elas são consideradas não-tóxicas para gatos e cães. Suas folhas são agradáveis e crocantes, então se o seu gatinho gosta de mastigar, você pode querer manter a planta fora de alcance. Não vai envenenar, mas pode deixá-lo adoecido.

As flores são pequenas, esbranquiçadas e discretas. Para enxergá-los, será necessário olhar bem de perto. Falando da cabeça de flor colorida, deve durar e ficar bem por até 4 meses.

Essas são algumas das dicas mais importantes para quem deseja ter uma nova planta dentro de casa ou do comércio. Como deve ter reparado, ela é bem simples. Além disso, trará um visual moderno, exótico e, visualmente radiante!

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *