Home / Plantas / Qual o Melhor Adubo e Substrato para Bromélias?

Qual o Melhor Adubo e Substrato para Bromélias?

Por serem plantas bem rústicas, as bromélias passam um ar bem exótico e tropical nos ambientes onde estão, seja pelas cores fortes, seja pelo formato de suas flores. Contudo, para que essas plantas possam alcançar todo o seu potencial, é preciso que alguns cuidados sejam feitos, em especial, no que se refere ao uso de adubos e substratos para as bromélias.

A seguir, vamos mostrar como cuidar dessas plantas da maneira mais adequada possível.

Plantio das Bromélias: Melhores Adubos

O adubo precisa ser feito no solo antes do plantio da bromélia. Uma dica preciosa é que se você for usar um vaso para o cultivo dela, o ideal é adquirir um substrato de terra, e não aquele tipo que geralmente se usa em jardins.

Para as bromélias, em geral, um dos melhores e mais interessantes adubos é o foliar, que vem sendo usado recentemente para algumas plantas, em especial, bromélias e orquídeas. Há muitas vantagens no uso desse processo, como, por exemplo, o fato dos nutrientes serem mais rapidamente absorvidos pelas folhas da planta.

Assim, graças a esse método, as bromélias absorvem cerca de 90% do adubo, com alguns elementos sendo mais assimiláveis do que outros. E, isso sem contar que o adubo foliar estimula oi metabolismo vegetal, já que proporciona essa absorção rápida de nutrientes, o que acaba proporcionando o estímulo da produção de aminoácidos, proteínas, clorofila, entre outros componentes.

Agora, um adendo: a adubação foliar é uma adubação complementar, e não é à toa que ela é um pouco mais cara, visto que, originalmente, ela era usada na agricultura. Portanto, apesar de ótima, ela não pode, de forma alguma, substituir a adubação normal que você faz para as suas bromélias (isso, claro, se você se interessar em fazer esse tipo de adubação em suas plantas). Mas, também não é uma obrigação esse tipo de complemento, já que as bromélias são bem fáceis de cultivar.

Plantio das Bromélias: Melhores Substratos

A preparação para o plantio das bromélias precisa ser feita com uma mistura de terra, areia, pó de fibra de coco e húmus de minhoca. A grande maioria dessas plantas sobrevive bem apenas com esses três primeiros ingredientes, é bom frisar. O mais importante é que o substrato possa reter água, uma característica essencial para a bromélia florescer de maneira saudável, já que isso mantém a umidade que essas plantas apreciam tanto.

Se você adquiriu as chamadas bromélias aéreas, o solo precisa ser muito bem preparado para receber a planta principal, afinal a sua bromélia se alimentará a partir dela, e quanto mais saudável ela for, melhor. As mesmas dicas acima valem para esta aqui, porém, é bom verificar qual o pH e o substrato ideal para a planta a qual a bromélia estará ligada para que não haja “conflito”, do tipo a bromélia se dar bem com um determinado substrato que a planta próximo a ela não goste.

Na maior parte dos casos, as bromélias parecem ter raízes apenas como forma de fixação. De fato, em muitas espécies, isso é o que acontece. Porém, a verdade é que, no geral, as bromélias não são tão exigentes assim com a questão do substrato.

Portanto, não há necessidade de se ficar muito focado em fazer misturas mirabolantes de produtos para fazer a sua bromélia crescer bem. O básico funciona muito bem. Boa parte dessas plantas vive muito bem com uma mistura simples de fibra de coco com areia, e um pouco de terra vegetal.

Inclusive, a água que se acumula na roseta central da bromélia tem várias funções, até mesmo servindo como adubo foliar para a planta. Isso acontece porque essa água acumulada proporciona a decomposição de detritos que caem no interior dessa roseta, como pequenas folhas secas, bichinhos mortos, fezes de passarinhos e mais algumas coisas que vão se acumulando alie se decompondo bem lentamente.

Mais Dicas Sobre Adubos e Substratos para as Bromélias

As bromélias são basicamente plantas tropicais, sendo perfeitas para serem cultivadas em climas quentes e úmidos. No entanto, como exceção, algumas espécies de bromélias originárias de regiões serranas aguentam um pouco de geada. Por essas características, o substrato perfeito para as bromélias precisa ser leve, muito drenável e com um pH que fique próximo da neutralidade (entre 5,8 e 7, mais ou menos).

A adubação, inclusive, precisa ser feita com bastante cuidado, evitando, sobretudo, o excesso de alguns tipos de nutrientes, como, por exemplo, o fósforo e o boro. Por sinal, o adubo nas bromélias será bem mais eficiente se for renovado na Primavera, tendo reforço foliar, caso seja necessário. É bom ficar atento, pois bromélias oriundas de florestas tropicais e da mata atlântica gostam de meia-sombra, tendo pequenos períodos de sol pleno. Detalhe que as coloridas apreciam sol pleno em excesso.

Dicas Extras para Cuidar Bem de suas Bromélias

Quem está iniciando o cultivo de bromélias, geralmente se desespera quando essas plantas começam a definhar logo após a floração. Só que esse fenecimento nas bromélias após suas flores brotarem é completamente normal. Logo, logo ela emitirá novos brotos, o que garantirá a perpetuação da espécie.

Outra dica importante é manter o mosquito da dengue fora das suas bromélias. Esse mosquito gosta muito de água limpa, e, pelo fato dessas plantas acumularem água em suas rosetas, elas podem ser a casa ideal que esse bichinho esteja procurando. Por isso, a grande dica é manter a águas dessas rosetas sempre suja, com detritos, como pós de café ou até mesmo de chá. Isso favorece a adubação da planta, além de afugentar esses indesejáveis mosquitos.

Uma dica bem interessante é quanto ao tipo de vaso usado para o plantio delas. Prefira vasos que sejam de barro ou de cerâmica, ou simplesmente qualquer outro vaso que seja bem mais pesado do que a própria planta. Isso porque as bromélias nem sempre crescem de maneira reta e vertical, o que faz com que, muitas vezes, uma simples mudança do seu eixo pode provocar uma queda do vaso, principalmente se ele for muito leve, de plástico, por exemplo. Por isso, vasos pesados garantem um equilíbrio adequado.

Veja também

Flor Bromélia Branca: Fotos e Características

A flor bromélia branca, ou Hoya carnosa, é uma bela variedade de flores ornamentais, originária …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *