Home / Plantas / Clethra Alnifolia: Como Plantar, Cultivar, Fazer Mudas e Imagens

Clethra Alnifolia: Como Plantar, Cultivar, Fazer Mudas e Imagens

O Clethra Alnifolia é uma planta arbustiva apreciada por sua estévia prolongada e perfumada e floração cultivada em vasos e ao ar livre em parques públicos e jardins privados.É uma planta ornamental do gênero Clethra que pertence à família Clethraceae.

É nativa da América e cresce espontaneamente em áreas úmidas, em florestas de pinheiros e na borda da floresta. Em muitos país é utilizada como planta ornamental.

É uma planta com uma raiz profunda e robusta de consistência carnosa, com várias raízes secundárias ou adventícias cuja principal função é ajudar a planta a absorver água e nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento

Características de Clethra Alnifolia

O Clethra Alnifolia é um arbusto de tamanho médio,os espécimes maduros com 150-200 cm de altura, comportamento ereto e arredondado. Produz caules eretos, bem ramificados, cobertos por uma folha densa, de forma oval, pontiaguda e de cor verde escuro. A tonalidade de cor da Clethra Alnifolia é rosa. Durante esta temporada, toda a largura dos pequenos números foi delicadamente profunda, com uma panícula longa e fina de 20 a 30 cm.

É possível plantar no belo inverno para manter uma forma compatível e favorecer a ramificação dos galhos e as panículas de flores. Existem numerosas cultivadas com detalhes variados.As flores tem forma de sino, com um diâmetro entre 5 e 10 mm, são muitas perfumadas e visitadas por insetos polinizadores, abelhas e muitas espécies de borboletas. A polinização é entomófila.

Os frutos que amadurecem após as flores são pequenas cápsulas escuras semelhantes aos grãos de pimenta que contêm sementes escuras e férteis muito pequenas. As cápsulas maduras podem ser coletadas e armazenadas para multiplicar a planta na primavera seguinte.

Exposição de Clethra Alnifolia

Quanto à exposição ideal, o Clethra Alnifolia prefere locais ensolarados ou semi-sombreados; o cultivo na sombra causa baixa produção de flores e geralmente deixa dimensões reduzidas. Não gosta de lugares excessivamente secos ou muito quentes. Não tem medo do frio e pode suportar até geadas muito intensas e prolongadas. Portanto, é adequado para cultivo em campo aberto, não apresenta problemas específicos para a chegada da estação do inverno.

Planta Clethra Alnifolia
Planta Clethra Alnifolia

Quanto à rega, regue as plantas Clethra Alnifolia regularmente de março a outubro, especialmente durante os períodos mais quentes e secos do ano. Tentamos manter o solo bastante úmido; freqüentemente esses arbustos são plantados perto de riachos ou pequenos lagos, onde podem desfrutar de um suprimento contínuo de água( eles são muito adequados, mesmo em áreas próximas ao mar).

Solo para Clethra Alnifolia

Para permitir um desenvolvimento adequado, essa variedade de plantas precisa ser plantada em solo ácido, fresco e profundo, muito rico em matéria orgânica; portanto, lembre-se de evitar regar com água excessivamente calcária e usar um substrato adequado para plantas acidófilas, enriquecidas todos os anos com adubo maduro; periodicamente, fertilizando com fertilizantes especiais para esverdeamento de plantas acidófilas.

Solo para Clethra Alnifolia
Solo para Clethra Alnifolia

O solo ideal deve manter o grau certo de umidade, pois essas plantas adoram os solos com água.

Multiplicação de Clethra Alnifolia

A planta Clethra Alnifolia produz pequenas bagas escuras, que freqüentemente permanecem nos galhos por vários meses; coleções podem ser usadas como sementes.

Bagas e Clethra Alnifolia
Bagas e Clethra Alnifolia

No verão, é possível praticar estacas semi-lenhosas, retirando pequenas porções dos galhos que não produziram inflorescências e enterrando-as em um terreno adequado para permitir o enraizamento das novas plantas. Uma vez que eles adquiriram força suficiente, é possível colocá-los permanentemente.

Parasitas e Doenças

Os espécimes pertencentes a essa variedade temem o ataque dos ácaros, especialmente durante o verão; se cultivadas em solo inadequado, podem sofrer de clorose férrica. Se aparecerem sinais de pragas ou doenças, é aconselhável intervir rapidamente, a fim de combater efetivamente o problema.

No mercado, existem produtos especiais disponíveis que resolverão definitivamente o ataque de pragas ou fornecerão os elementos necessários para combater a clorose férrica.

Cultivo no Vaso

Todas as espécies de Clethra Alnifolia são facilmente adaptadas para serem cultivadas em vasos com dimensões adequadas, tanto para o desenvolvimento da raiz quanto da parte arbustiva.O solo deve ser específico para plantas acidófilas. A rega deve ser feita regularmente, especialmente no verão e, possivelmente, com água da chuva ou água não calcária. Em relação à contribuição de nutrientes, administre periodicamente um fertilizante específico para plantas acidófilas.

Clethra Alnifolia no Vaso
Clethra Alnifolia no Vaso

Deve ser feito a cada 2-3 anos, a fim de substituir o meio de cultivo e fornecer mais espaço à planta. Quando as dimensões do vaso são muito grandes, 5 cm de solo superficial são substituídos e o novo é adicionado fresco e, acima de tudo, a um pH ácido.

As estacas semi-lenhosas são retiradas dos galhos que não produziram inflorescências e são enraizadas em vasos cheios de uma mistura de turfa e areia em partes iguais, sempre mantidos úmidos, mas não encharcados com água até ocorrer o enraizamento. Quando as novas plantas são fortes o suficiente, elas devem ser plantadas em vasos únicos maiores ou plantadas como um lar permanente.

Na primavera, os brotos que crescem ao pé do Clethra Alnifolia se separam e são plantados no solo específico. Este método de multiplicação é muito simples e permite obter plantas adultas em um tempo menor que a partir da semente e igual à planta mãe, pois elas têm o mesmo patrimônio genético.A terra destinada a abrigar as plantas deve ser bem trabalhada, bem drenada e rica em substância orgânica.

O solo normal do jardim deve ser fertilizado com adubo ou composto maduro para garantir os nutrientes essenciais para a produção de massa e floração das plantas. Para fazer sebes ou canteiros de flores compactos, as plantas de Clethra Alnifoliasão plantadas em buracos distantes entre si de 1 a 1,2 metros, depois de regá-las em abundância.

No fundo dos orifícios, é utilizado algum material útil para favorecer a drenagem da água da chuva ou da rega, a fim de evitar que a estagnação da água favoreça o aparecimento de doenças fúngicas.Quando a planta está no lugar, é regada abundantemente e regularmente, então o solo é coberto com cobertura de casca de pinheiro para manter o substrato úmido, especialmente no primeiro ano. A cobertura morta também é útil no verão, pois limita a perda de água por evaporação.

Poda de Clethra Alnifolia

A Clethra Alnifolia deve ser podada. Usando tesouras afiadas, galhos secos e danificados pelo frio e pelo vento são cortados na base.

Galhos de Clethra Alnifolia
Galhos de Clethra Alnifolia

Para rejuvenescer o arbusto e estimular a produção de novos brotos de flores, todos os galhos com cerca de 1/4 do seu comprimento são podados vigorosamente em quantas flores são produzidas nos galhos do ano.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *