Home / Animais / Polvo – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Polvo – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Octopus são a ordem que contém o polvo comum e alguns outros tipos. Os fósseis são raros, mas eles têm um registro fóssil a partir do Carbonífero posterior.  Os polvos são criaturas oceânicas famosas por terem oito braços e cabeças bulbosas.

Algumas outras curiosidades e fatos interessantes, incluem: eles têm três corações e sangue azul; esguicham tinta para deter predadores; e sendo desossados, eles podem se espremer em espaços apertados. Eles são bastante inteligentes e foram observados usando ferramentas.

Os polvos são colocados em duas subordens. Um deles, o Incirrina, é composto pelo conhecido polvo de costas rochosas e recifes de coral e seus parentes.   A outra subordem, a Cirrina, contém polvos cujos tentáculos estão ligados por um manto semelhante a um guarda-chuva, de modo que sua atividade é bastante diferente do polvo comum.

Características dos Polvos

Os ancestrais dos polvos e das lulas exibiam conchas duras.  Esses animais marinhos perderam suas “casas móveis” duras nos períodos Jurássico e Cretáceo. Essa perda de conchas provavelmente ajudou os parentes antigos dos polvos, lulas e chocos de hoje a se tornarem mais ágeis para escapar de predadores.

Polvo Características

O sangue do polvo é azul porque possui uma proteína à base de cobre chamada hemocianina. Quando um polvo está nadando, o órgão que entrega o sangue para os órgãos para de bater. Isso esgota o polvo, provavelmente o motivo pelo qual eles preferem rastejar do que nadar.

Habitat

As Ilhas Cayman são um local comum onde esses polvos são encontrados. Eles preferem água com temperatura quente. Eles também parecem se sair extremamente bem em água limpa. É raro vê-los vivendo em áreas onde a poluição pesada é um problema. Como resultado disso, seu habitat natural parece estar diminuindo continuamente.

Comportamento dos Polvos

Eles são ótimos para se esconder, então você pode estar em um local onde existem milhares desses polvos. No entanto, você nunca os vê devido a eles se misturarem, estarem em fendas ou dentro de outros objetos. Até pesquisadores experientes podem ter dificuldade em encontrá-los em seu ambiente natural.

Como o polvo-pigmeu do Atlântico que é tão pequeno,  capaz de encontrar abrigo em lugares muito peculiares. Um deles que eles costumam usar é o interior das conchas. Eles também são conhecidos por rastejar dentro de latas, garrafas e outros detritos que podem ser encontrados ao longo do fundo da água. Eles puxam areia ao redor da abertura do local que selecionam para que possam ficar bem escondidos.

Muitos especialistas acham divertido observar este pequeno polvo. Eles são muito divertidos e parecem ser extremamente inteligentes. Eles podem resolver problemas para tornar seu ambiente um que se adapte bem às suas necessidades.

Os polvos tendem a ser solitários, embora interajam com outros polvos às vezes. Algumas espécies de polvos caçam à noite, enquanto outras caçam apenas ao entardecer e ao amanhecer.

Quando assustados, os polvos lançam um líquido escuro, às vezes chamado de tinta, na coisa que os assusta. Isso cegará temporariamente e confundirá um invasor em potencial, dando tempo ao polvo para nadar. A tinta também pode ofuscar as habilidades de cheiro e sabor do atacante.

Eles podem variar em cores devido à capacidade de  camuflagem. Eles são normalmente uma cor esbranquiçada com manchas marrons por todo o corpo. No entanto, isso pode mudar em um instante, dependendo do que eles precisam se misturar.

Para nadar, os polvos sugam a água de seus corpos e disparam um tubo chamado sifão.

Os polvos geralmente caem sobre suas presas, envolvem-na com os braços e puxam o animal para dentro da boca.

Ciclo de Vida

Polvos têm vida curta. Não importa o que ou quando os polvos se acasalam, eles morrem logo depois. Durante a reprodução, um macho entrega esperma inserindo um braço especializado (geralmente o terceiro braço direito) na cavidade do manto da fêmea.  Às vezes, ele literalmente entrega a ela o esperma.

As fêmeas geralmente depositam 200.000 a 400.000 ovos, embora isso varie dependendo da espécie. Ela obsessivamente guarda os ovos até eles eclodirem. Ela até para de comer. Depois que os ovos eclodem, seu corpo se volta contra ela.  Passa pelo suicídio celular, que rasga seus tecidos e órgãos até que ela morra. Enquanto isso, o macho desapareceu e morre em alguns meses.

Ciclo de Vida do Polvo

Quando eclodem, os polvos-bebê são chamados de larvas. Eles flutuam nas nuvens de plâncton e comem outras larvas de animais até amadurecer. Como parte da nuvem de plâncton, eles também correm o risco de serem comidos pelos comedores de plâncton.

Polvo – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O polvo vive apenas nos oceanos devido à necessidade de água salgada;

Não há esqueleto para um polvo. É por isso que é capaz de entrar em espaços muito pequenos;

Existem muitas histórias sobre humanos sendo mortos por Octopus, mas a maioria deles não é verdadeira. Uma espécie chamada polvo do anel azul libera um tipo de veneno que pode matar seres humanos;

As extremidades dos braços no polvo têm pequenas ventosas. Eles têm sensores que lhes permitem provar a comida;

Existem mais de 300 espécies conhecidas de polvo. A maioria dos especialistas acredita que há muito mais que descobriremos com o passar do tempo;

Cada polvo tem três corações. Dois deles permitem que o sangue circule pelas brânquias. O outro é para o corpo circular o sangue;

O polvo é consumido em todo o mundo e preparado de várias maneiras. Pode ser consumido vivo, cru e cozido. Também é cozido com uma variedade de especiarias diferentes. Você encontrará toneladas de receitas online que pode experimentar;

Algumas pessoas mantêm o polvo como animais de estimação porque querem possuir algo exótico. Eles são artistas de fuga bem conhecidos, com a capacidade de sair até dos tanques mais seguros;

Eles são considerados muito fortes para uma criatura do seu tamanho. Eles podem levantar coisas que muitas vezes têm seu próprio peso corporal;

Algumas espécies de polvo foram capazes de matar com sucesso grandes tipos de peixes e tubarões;

Às vezes, é chamado de peixe-diabo devido à aparência dele. Antigamente, essa aparência em particular era considerada má pelos homens em barcos de pesca;

Eles não têm a capacidade de ouvir. Eles também não têm nenhum tipo de órgão que dê a impressão de que eles foram capazes no passado também;

Quanto menor o polvo, mais perigoso pode ser devido à quantidade de veneno tóxico no organismo;

Nenhuma das espécies de polvo produz qualquer tipo de som para comunicação;

O polvo é classificado como um molusco.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *