Home / Plantas / Berinjela Serve para Tratar Quais Doenças? Lista de Doenças

Berinjela Serve para Tratar Quais Doenças? Lista de Doenças

Vinda da Índia e consumida há mais de quatro mil anos, berinjela é conhecida em vários lugares do mundo devido à fácil adaptação em ambientes quentes e úmidos, fácil preparação, e por fazer muito bem para saúde.

Existem diversos tipos de berinjela, no Brasil a mais conhecida é a berinjela roxa com formato cilíndrico, porém uma semelhança une todos os tipos, sua polpa é esbranquiçada. Muito confundida com legumes, a berinjela na realidade é um fruto, vindo de uma árvore pouco conhecida.

Na dieta é forte aliada para quem quer emagrecer, sendo seu suco e chá muito utilizado para esse fim. A berinjela é uma fonte muito grande de ferro e pode ser consumida assada, cozida, e até mesmo frita, a única exceção é crua, pois contém um ingrediente que faz mal para nosso sistema digestivo, e esse ingrediente só é retirado com o excesso do calor. A berinjela também é rica em vitaminas como A, B, C, de proteínas, além de ter uma enorme quantidade de sais minerais tais como cálcio, potássio e ferro.

Benefícios da Berinjela

A berinjela é rica em antioxidantes: a berinjela tem uma boa quantidade de antioxidantes por conter ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que combatem o envelhecimento celular e protegem a oxidação das gorduras que são encontradas dentro das células.

Berinjela traz benefícios cardiovasculares: uma grande vantagem da berinjela é que ela traz muitos benefícios para o coração. Pela presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e por conta disso uma melhora do fluxo de sangue, que previne o stress dentro do organismo.

Berinjela emagrece: uma única xícara de berinjela tem cerca de 8% de fibra dietética, por conta disso é uma excelente fonte de fibras, o que auxilia na perda de peso e redução do colesterol ruim. Além disso, possui poucas calorias, sendo um grande auxiliar para quem tem dietas com poucas calorias e carboidratos.

Berinjela possui muitas vitaminas do complexo B: a berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são importantes para o funcionamento saudável do sistema nervoso central, pois assim se produz energia, ajuda no equilíbrio hormonal e na função hepática.

Berinjela é rica em cálcio, magnésio e potássio: esses minerais são muito importantes para o funcionamento do organismo pois ajuda na construção e manutenção dos ossos, além de melhorar a contração muscular.

Berinjela ajuda a manter a pele saudável e bonita: a presença de vitamina C é um dos responsáveis que auxiliam a manutenção da pele saudável, macia e hidratada, sendo também antioxidante. Existem outros antioxidantes presentes na berinjela, como a antocianina que também ajuda a combater o excesso dos radicais livres no corpo humano, que pode causar envelhecimento precoce e rugas na pele.

Berinjela auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer: a casca da berinjela tem um poderoso antioxidante conhecido por Nasunin que auxilia o organismo, estimulando a formação de novos vasos sanguíneos e também a melhora do suprimento sanguíneo, e por conta disso auxilia na prevenção de diversos tipos de cânceres.

Berinjela Serve para Tratar Quais Doenças?

Devido a todos os benefícios citados acima, a berinjela serve para tratar muitas doenças, veja a lista de algumas citadas abaixo:

Osteoporose: a berinjela é rica em minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio. O potássio e o cálcio previnem as cãibras musculares, melhorando a atuação nas atividades físicas regulares além de fortalecer ossos e dentes.Prisão de Ventre: a berinjela possui muitas fibras alimentares, que dão a sensação de saciedade e fazem com que o intestino funcione de maneira correta.

Colesterol: por ser rica em fibras alimentares, a berinjela também é uma aliada na diminuição dos níveis de colesterol no sangue além de deixar o coração mais saudável. Lembrando que a berinjela também não contém gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco e ao funcionamento do coração.

Berinjela Serve para Tratar Quais Doenças

Diabetes: com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, a berinjela se é uma poderosa aliada para controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas com diabete.

Câncer: na composição da berinjela encontramos a enzima tripsina, a tripsina é capaz de combater as células cancerígenas encontradas no organismo. Além dessa vantagem, a berinjela contém antioxidantes que diminuem os riscos dos radicais livres.

Alzheimer: como vimos acima, a berinjela é rica em antioxidantes do complexo B, e essas vitaminas ajudam a melhorar a capacidade de concentração e de memória do cérebro, prevenindo doenças que afetam essas áreas com o passar dos anos.

Doenças Autoimune: a berinjela também é rica em vitamina C, vitamina responsável por tornar o corpo humano mais saudável, livre de gripes, resfriados e alergias causadas principalmente pela mudança de temperatura.

Depressão e Ansiedade: como vimos acima, as vitaminas na família B atuam no nosso cérebro e em especial a vitamina B6 que também é encontrada na berinjela, ajuda a melhorar o humor, prevenindo a depressão e auxiliando no tratamento de doenças psicossomáticas, como ansiedade.

Obesidade: por ajudar na eliminação de gorduras encontradas no colesterol ruim, ajudar na sensação de saciedade por conter bastante fibras, a berinjela ajuda no combate a obesidade, sendo uma importante aliada para quem quer perder peso e ter uma alimentação saudável.

Suco de Berinjela

Esse suco virou febre nos anos dois mil e muitas pessoas inseriram em seu cardápio devido ao desejo de perder peso de maneira saudável. O suco de berinjela é muito fácil de ser preparado e pode ser armazenado em frasqueiras e com isso levado ao trabalho, academia, ajudando a inserir os benefícios da berinjela ao longo do dia.

Seu modo de preparo é muito simples, você só vai precisar de uma berinjela descascada e cortada em cubos, e um litro de água. Coloque a berinjela preparada sem cozinhar dentro da água de um dia para o outro (mínimo de oito horas), e no tome no outro dia cedo depois de coar e também entre as refeições.

Suco de Berinjela

Algumas receitas falam para bater no liquidificador a berinjela após ter ficado de molho na água, porém alguns especialistas não indicam esse método, devido alguns ácidos encontrados na berinjela que podem fazer mal ao sistema digestivo das pessoas.

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *