Home / Animais / Raça de Cavalo Flórida Cracker Horse Características e Fotos

Raça de Cavalo Flórida Cracker Horse Características e Fotos

Como o próprio nome sugeres essa é uma raça originalmente americana que se tornou muito popular entre os estudiosos e criadores de cavalos. Mas, é uma raça que se assemelha em muitas coisas com os exemplares de origem europeia, principalmente os espanhóis.

Se trata de um animal essencialmente ágil, que é perfeito para o trote. Por isso mesmo o Cracker Horse é um cavalo que foi muito utilizado durante os períodos de exploração e colonialismo.

A sua história tem origem por volta de 1.500. Os espanhóis viajam em grandes embarcações a procura de novas oportunidades de exploração.

Chegaram aos Estados Unidos, onde encontraram uma grande quantidade de tesouros e afins. Retornar ao seu continente com novas cargas parecia algo impossível, e foi então que decidiram se desfazer de alguns cavalos e porcos. Essa provavelmente é a origem do Flórida Cracker Horse.

O seu sangue é uma mistura de diversas raças, tais como Sorraia espanhol, Jennet espanhol e Barb da África do Norte e outros que foram introduzidos em ilhas do Caribe e Cuba.

Como um Cavalo Ajudou o Desenvolvimento de um Estado?

Os cavalos estão ligados diretamente a humanidade há anos. São, inclusive grandes responsáveis pelos maiores feitos, já que participaram de períodos de exploração, conquistas, guerras e reinados.

No caso do Flórida Cracker Horse houve uma contribuição direta com o desenvolvimento local, fazendo com que a Flórida se tornasse uma referência em agronegócios.

Cavalo Flórida Cracker Horse

Inclusive, os fazendeiros foram grandes responsáveis pela manutenção da raça. Os cavalos foram deixados na Flórida, e passaram a ser domesticados pelas famílias, auxiliando principalmente no controle do gado.

Isso foi essencial para que os animais fossem preservados, e por fim acabaram se tornando essenciais para o funcionamento local.

Tudo Sobre o Flórida Cracker Horse – Características Físicas e Comportamento

O Flórida Cracker Horse é um animal altivo, grande e elegante. A sua força física é aparente em músculos muito bem torneados, o que acabou se tornando fundamental para eu trabalho no campo junto aos fazendeiros americanos.

São animais extremamente resistentes, capazes de sobreviver as mais diferentes situações, inclusive ao clima muitas vezes hostil.

  • Lazer:

Mas nem só de trabalho vive o Flórida Cracker Horse. Esse belo cavalo também pode ser utilizado para a realização de trilhas, já que possui um trote macio e confortável. Inclusive é ideal para viagens de longa distância.

Comportamento Gentil Faz Com Que a Raça Seja Ideal Para Cavaleiros Iniciantes!

Outra característica que não podemos ignorar a respeito desses cavalos é que se trata de uma raça extremamente inteligente e gentil. Com isso, é perfeita para montaria, inclusive atendendo muito bem a cavaleiros iniciantes, que não têm prática.

A inteligência permite que os animais aprendam rapidamente a responder alguns comandos. Por exemplo, é comum que sejam usados para caminhadas e marchas, já que conseguem facilmente aprender.

  • Cores:

O mais comum é encontrar esse cavalo em cor castanha com variação escura ou mais clara. Alguns exemplares cinzas também podem ser vistos, mas não há grande variação de pelagem além disso. A crina não é volumosa, e sempre em cor escura – preta ou castanho avermelhado– assim como o rabo.

É possível encontrar animais mais claros, com um cinza quase branco e crina e rabos em um grafite opaco. No entanto são exemplares bem raros, e geralmente muito valorizados no mercado.

É comum que tenham uma mancha branca na testa, em forma de losango e as vezes se estendendo por todo o focinho.

Uma Espécie Quase Desaparecida

Se hoje existem muitos exemplares desse animal, não foi sempre assim. Durante um período os americanos passaram a usar o Quarter Horse, que é um cavalo mais robusto e mais forte, principalmente para conter gados que precisavam ser acuados durante tratamento de surgimento de uma doença que assombrou os criadores da época.

Com isso, o número de exemplares do Flórida Cracker Horse diminuiu bastante, já que a demanda por essa raça também caiu. Foi justamente nesse momento que os pequenos fazendeiros passaram a usar esses animais e se tornaram essenciais para a manutenção da raça.

  • Peso e altura:

É um animal de peso mediano, que fica entre 137 a 152 cm. O peso varia de 300 a 400 quilos, o que nos prova que estamos falando de um cavalo robusto e corpulento.

  • Cavalo oficial:

A importância e relevância dessa raça para todo o estado da Flórida é indiscutível. Por isso mesmo em 2008 o Flórida Cracker Horse ganhou o posto de cavalo oficial do estado.

No entanto, ainda existem riscos de desaparecimento da raça, e por isso há algumas organizações de criadores que se formam pela região para tentar evitar isso.

Graças a um esforço dos moradores locais e do governo da Flórida os exemplares cresceram em número. No entanto não existem muitos deles, e há um risco frequente de que os Flórida Cracker desapareçam por completo, o que seria uma perda, sem dúvidas.

Cuidados Essenciais Com a Raça

Essa é uma raça considerada fácil de manter. O animal não exige muito para a sua higiene, e, de modo geral, demanda os mesmos cuidados que outros equinos.

A maior atenção com cavalos, inclusive com o Flórida Cracker Horse, deve ser mesmo com relação aos cascos. rachaduras devem ser corrigidas imediatamente, evitando assim que o animal sofra qualquer lesão.

A higiene dos cascos evita inflamações e diferentes problemas, e por isso deve ser também parte crucial de qualquer cronograma de cuidados.

  • Curiosidades sobre o nome:

Embora “cracker” possua uma tradução para o português – biscoito – não é esse o sentido do nome. Os cavalos são chamados assim porque esse é um barulho que representa o som de chicote dos fazendeiros americanos quando rasga o ar.

Como os animais foram incorporados a rotina das fazendas, e principalmente eram usados para conter os gados, o nome acabou surgindo desse som.

Não há exemplares desse animal no Brasil, e é bem difícil encontrar exemplares fora dos Estados Unidos e da Espanha. No entanto, para quem é criador, pesquisador e curioso, conhecer essa raça é fundamental!

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *