Home / Animais / Raça de Cavalo Finlandês: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Finlandês: Características, Fotos e História

Os cavalos são animais imponentes e que acompanham a humanidade há milênios – alguns estudos sugerem cerca de 5 mil anos antes de Cristo como os primeiros registros desse animal.

Mas, nem todo mundo sabe que existem diferentes raças, e que elas variam bastante de uma para a outra, e alguns até se tornaram símbolo de seus países e cidades de origem. É justamente o caso do cavalo Finlandês.

Esses são animais que descendem de outras raças de origem europeia, mas acabaram desenvolvendo características muito peculiares, e se tornaram realmente muito populares na Finlândia e, posteriormente, em muitos outros países.

Finnish Draught e a Finnish Universal: Quais são as Diferenças Entre Eles?

A principal curiosidade a respeito desses animais é que eles foram divididos em dois grupos, em duas raças: finnish draught e a finnish universal.

O primeiro ficou muito popular em campos de batalha, e acabou recebendo o apelido de “cavalo de tiro”. Já o Universal foi entendido como sendo um cavalo que serviria a qualquer situação. A partir da década de 70, no entanto, a raça foi reduzida apena a “cavalo finlandês”.

O animal como conhecemos hoje foi completamente desenvolvido na Finlândia, e foi pensado justamente para atender as necessidades daquele país. Embora traga uma descendência de outros países, isso é bem distante.

  • Pau para toda obra:

Geralmente os cavalos atendem a diferentes demandas de acordo com sua raça. O porte físico, a qualidade do pelo, os hábitos…tudo isso acaba influenciando para que os animais sejam mais úteis em uma ou outra atividade.

Porte Físico do Cavalo Finlandês
Porte Físico do Cavalo Finlandês

Um grande diferencial do cavalo finlandês é justamente o fato de que ele funciona bem em qualquer situação. Segundo pesquisas, os animais conseguem atender as necessidades em áreas como:

  • Trabalho agrícola e florestal;
  • Corridas de cavalos;
  • Equitação.

Essa versatilidade com certeza é um dos motivos pelos quais a raça hoje é tão valorizada. Afinal de contas, ter um animal será de serventia para diferentes ocasiões, o que acaba fazendo com que o Cavalo Finlandês seja realmente muito especial.

Por que Foram Criados Duas Raças?

Apesar de os animais grandes, pesados e fortes serem valorizados e muito úteis para os trabalhos agrícolas, os finlandeses sentiam necessidade de ter animais mais leves.

Por isso decidiram dividir a raça em dois segmentos, de modo que os animais mais pesados continuassem existindo, mas testes para que exemplares mais leves e mais rápidos também pudessem ser testados nas cruzas.

Raças Semelhantes ao Cavalo Finlandês
Raças Semelhantes ao Cavalo Finlandês

Entendia-se que esses animais mais leves eram mais adequados para trotar e montar. Essa divisão, segundo registros, aconteceu por volta de 1920.

A inteligência e a facilidade em treinar e educar essa raça foi um dos motivos pelos quais ela se tornou perfeita também para competições, fazendo com que o Cavalo Finlandês se torna-se, então, tão versátil quanto conhecemos nos dias de hoje.

Características Físicas e Comportamentais

A principal característica física desse animal é que ele é bem robusto. No entanto, isso não compromete em nada a sua agilidade e velocidade. Muito pelo contrário: é considerada uma das raças de sangue frio mais rápidas de que se tem registro.

  • O que é um cavalo de sangue frio?

Quem não tem grande experiência com equinos pode ter dúvidas a respeito do que é, afinal de contas, um cavalo de sangue frio.

Esses animais são naturalmente mais altos e mais pesados do que os cavalos de sangue quente. Portanto, são muito bem aceitos em trabalhos agrícolas e atividades que demandem mais força física.

Engana-se, porém, quem acha que esses animais não funcionam para competições e corridas. O que acontece é que eles são escalados para competições específicas para o seu porte.

Justamente por conta dessa força e desse porte robusto o cavalo Finlandês se deu muito bem em campos de batalha, e foi considerado o transporte oficial dos soldados medievais durante muito tempo.

Mas, no caso do “Finnhorse”, como é o seu nome no original, existem também traços de sangue quente, o que significa que a raça traz características e potencial de ambos os tipos de cavalos. Podemos dizer que é a reunião perfeita do que há de melhor entre os equinos.

  • Comportamento:

Com relação a seu comportamento, esses animais costumam ser extremamente dóceis e perfeitos para convivência com seres humanos. Inclusive, pôneis que são mais adaptáveis para crianças são considerados sangue frio, justamente porque compartilham dessa personalidade mais gentil.

Comportamento do Cavalo Finlandês
Comportamento do Cavalo Finlandês

Como dito anteriormente, se trata de um animal muito inteligente, e que aprende rapidamente. Isso faz com que seja perfeito para competições também.

  • Tempo de vida:

Esses animais podem viver entre 25 e 40 anos. São de uma sociedade matriarcal, como costuma ser a estrutura societária entre os equinos.

Tempo de Vida do Cavalo Finlandês
Tempo de Vida do Cavalo Finlandês

Obviamente o trabalho ou a função a qual o animal é atribuído interfere diretamente na questão de tempo de vida. Isso significa, na prática, que, ele pode viver mais se tiver uma vida mais tranquila e saudável.

Como se Chegou até esse Padrão tão Característico do Cavalo Finlandês?

A raça passou por uma série de desenvolvimentos até chegar a esse padrão de hoje. Inicialmente, as cruzas entre raças já era feita pensando em desenvolver animais que tivessem maior força física, e pudessem colaborar com os trabalhos agrícolas.

Padrão Físico do Cavalo Finlandês
Padrão Físico do Cavalo Finlandês

No entanto, não existem registros assertivos sobre a origem dessa raça. Sabe-se que o padrão atual partiu de cruzas feitas exclusivamente com raças finlandesas, mas pouca coisa foi descoberta sobre o que aconteceu antes disso.

Cores do Cavalo Finlandês – Saiba Mais Sobre a Variedade de Pelos

Esse não é um animal que surpreende pela beleza, muito embora esteja longe de ser um cavalo feio. O que acontece é que para os criadores o mais importante é mesmo que o animal tenha força e saúde.

Cores do Cavalo Finlandês
Cores do Cavalo Finlandês

No entanto, a variedade de pelos com certeza é uma grata surpresa a respeito do animal. A cor mais comum é o castanho, sendo que alguns exemplares podem conter manchas brancas.

A crina e o rabo costumam ter coloração loira. Além dos animais divididos entre tração e universal existem outras duas classificações, que são os exemplares destinados a equitação e os pôneis – ambos definidos por sei temperamento dócil e agradável.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *