Home / Animais / Raça De Cavalo Lippizzaner: Características, Fotos E História

Raça De Cavalo Lippizzaner: Características, Fotos E História

Já ouviu falar sobre a raça de cavalos Lippizzaner? Pois, saiba que essa é considerada como uma raça essencialmente rara e de uma beleza realmente única!

Esses cavalos costumam nascer com uma cor mais escura, mais precisamente na cor preta, e posteriormente isso tende a mudar! Depois de mais ou menos 6 anos de vida, a cor do pelo do Lippizzaner começa a se alterar substancialmente!

Na sua fase adulta, esse cavalo fica com a sua pelagem absolutamente branca! Isso mesmo! Uma mudança bem radical!

Essa raça também é marcada por outras exceções. Isso porque, em alguns casos pode ocorrer de o cavalo Lippizzaner crescer e manter sua tonalidade escura – sim, isso é possível!

Quer se inteirar mais sobre esse cavalo conhecido por sua enorme beleza e elegância? Então continue acompanhando atentamente o conteúdo a seguir agora mesmo!

Conheça Mais Sobre O Lippizzaner, Um Cavalo Forte E Atlético!

Os garanhões dessa raça de cavalo são considerados como sendo os mais fortes e também mais atléticos do mundo, sabia? Ele depende de muito esforços para atingir um treinamento ideal, mas acredite: vale à pena!

Em geral, o Lippizzaner pode exigir uma década de esforço em treinamentos contínuos. Esse é o tempo médio necessário para que ele possa realizar manobras – e elas podem ser incríveis!

Uma das maiores fãs dessa raça de cavalos é nada mais, nada menos do que a rainha da Inglaterra! Isso tanto é verdade que ele é uma das poucas mulheres que conquistaram autorização para montar esse forte cavalo!

Depois do prazo de um  ano, o cavalo montado por ela recebeu uma nobre surpresa! Ele foi levado ao trono e selado com o nome de  Pluto Theodorasta. Isso se deu quando a Escola de Equitação Espanhola de Viena realizou uma visita à Londres.

Mas, Afinal, O Que É?

O Lippizzaner ou Lippizan, como é comumente chamado, é uma raça que surgiu no ano de 1500, justamente quando os Mouros acabam invadindo a península Ibérica.

Ele tem sangue dos cavalos árabes, misturado aos equinos nativos da Espanha!

Os primeiros relatos de seu aparecimento são marcados do ano de 1560, quando o sangue árabe acabou sendo introduzido.  Com isso, houve uma importante fusão, resultando em um cavalo extremamente atlético!

Características Que Chamam A Atenção!

Exibição do Exótico Cavalo da Raça Lippizzaner
Exibição do Exótico Cavalo da Raça Lippizzaner

O Lippizzaner é um cavalo notável! Isso fica ainda mais evidente quando nos focamos em seu corpo extremamente robusto, bem como suas ações e movimentos que beiram o brilhantismo e um andar  bastante orgulhoso!

Mas, não é somente isso! Esse é um cavalo dono de uma incrível inteligência, sem contar uma intensa disposição.

Vale salientar que esse é um cavalo extremamente raro, principalmente quando ele permanece em tom escuro durante a vida adulta! Como já mencionado no inicio desse conteúdo, seu tom tende a mudar com os anos!

Só para reforçar, esse é um cavalo que nasce com uma pelagem preta. Em alguns casos, ele também pode apresentar um pelo marrom ou baio longo ao nascer! Mas, posteriormente, o Lippizzaner acaba se transformando em tordilhos conforme se aproxima de sua maturidade.

Um dos primeiros aspectos físicos marcantes que ele possui são seus olhos! Eles não somente são grandes como extremamente atraentes!

É possível ainda se observar, com certa facilidade, a forte influencia do sangue árabe em sua cabeça, bem como nas suas orelhas que se mantém sempre muito alertas, embora pequenas! Seu nariz também possui particularidades marcantes!

Seu corpo, que é sustentado por um pescoço robusto, forte e curto, agrega ainda uma grande força! E essa força é ainda distribuída de maneira ideal em seus quartos mais arredondados, bem como ombros pesados e pernas mais curtas e fortes.

Outro aspecto marcante pode ser percebido em seus tendões, que são muito bem definidos e juntos!

Mais Aspectos Acerca Das Características Do Lippizzaner!

Não tem como deixar de mencionar a Escola de Equitação Espanhola quando se fala da história e diferenciais do Lippizzaner! Na verdade, é impossível não mencionar essa escola!

Há muita história e tradição envolvida nesse quesito! Mas, é importante reforçar que o maior proposito (que ainda se mantém) é o de justamente perpetuar tudo que envolve a equitação clássica!

Lippizzaner Puxando Carruagem
Lippizzaner Puxando Carruagem

Isso envolve até mesmo o treinamento dedicado à cavaleiros mais jovens e ainda aos cavalos, levando em conta todos os princípios mais antigos!

O segundo grande e importante proposito que merece destaque diz respeito a procriação do cavalo Lippizzaner – nesse caso, somente os melhores são mantidos para poder dar sequencia à linhagem!

A Criação!

Grande parte dos cavalos Lippizzans é criada em haras, mais precisamente no entorno da Áustria. Os garanhões que são classificados como os mais promissores são devidamente enviados para a Escola Espanhola de Equitação em Viena.

É aí que se inicia o processo de treinamento, sendo que isso pode ser feito a partir dos 4 anos de vida do animal. São, no total, 6 rigorosos anos de adestramento.

No final de toda a formação, os Lippizzaners começam a atuar junto com outros cavalos na escola, onde são realizadas excursões por toda a Europa  – e em alguns casos até mesmo para outras nações!

Muitos observadores chegam a comparar a performance desses cavalos a uma espécie de balé equino! Isso se dá por conta da evidente demonstração de graça, atletismo e até mesmo uma forte conexão com outros cavalos presentes em sua rotina – sem contar com seus cavaleiros!

Filhote de Lippizzaner
Filhote de Lippizzaner

São cavalos extraordinariamente gentis, sem contar extremamente dispostos e muitos talentosos! Fruto de sua grande inteligência!

Em geral, os garanhões são mais fáceis de se manejar, principalmente quando comparados a outros garanhões. Eles  ainda demonstram uma evidente aptidão para o adestramento!

Vale destacar que a raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, mas felizmente isso foi contornado e temos a sorte de apreciar esses incríveis cavalos até os dias atuais!

Confira abaixo uma breve classificação acerca da raça:

  • Altura151 cm até 162 cm
  • Temperamento: linfático
  • Porte: Leve
  • Pelagem: Tordilha
  • Uso: Sela e Tração Leve
  • Existe no Brasil: Há poucos
  • Perfil/Cabeça: Reto
  • Musculatura: Leve
  • Origem: Espanha, ainda no Século XVI
  • Região: Eslovênia
  • Meio Ambiente: Clima Amen

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *