Home / Animais / Quando o Hipismo Começou? História e País Origem do Esporte

Quando o Hipismo Começou? História e País Origem do Esporte

Você sabia que a história do hipismo, de certa forma, se confunde com a história da civilização?

O adestramento de animais por meio das mãos humanas e sua utilização como meio de transporte mudou o por completo a sociedade!

Essa é uma modalidade tão antiga que até mesmo esteve presente em meio aos esportes disputados junto dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, mais precisamente na Grécia.

A prática, inicialmente, se restringia aos militares! Mas, com o passar dos anos, o hipismo também foi capaz de conquistar essencialmente os civis de uma maneira geral! Algo que perdura até os dias atuais.

No ano de 1883, nos Estados Unidos, passaram a ser realizados concursos desse esporte, e o formato é algo que persiste até os dia atuais!

Um Pouco de História

Na contemporaneidade, as provas focadas em hipismo foram incorporadas de maneira oficial ao programa olímpico – isso em 1912, em Estocolmo. Já a sua estreia no Pan se deu em 1951, ainda durante os jogos realizados em Buenos Aires.

Vale salientar que o hipismo é um dos poucos esportes onde homens e também mulheres competem! A categoria mais difundida é a de saltos, porém, há muitas outras que geram popularidade ao esporte!

Há, nesse caso, o adestramento e também o concurso completo de equitação, sendo essa uma disputa que dura cerca de 3 dias!

Modalidades de Hipismo
Modalidades de Hipismo

O fato é que essa modalidade pode ser comparada a uma arte ou até mesmo ser considerada uma atividade destinada ao lazer. É ainda um esporte ou também uma maneira de transporte!

E focando mais no quesito esporte, o hipismo pode ser capaz de realçar potencialmente a ligação existente entre a montada e seu cavaleiro, considerando provas de perícia, adestramento e também velocidade.

Um Esporte que Também Compete com a Passagem de Tempo

O hipismo consiste em um esporte de corrida de cavalos que se originou em solo inglês, ainda durante o século XVII.  Seu surgimento se deu pela iniciativa de Jaime I foi um dos precursores da atividade!

Foi com ele que se realizaram as primeiras construções dos hipódromos junto às planícies de Newmarket.

Outro ponto importante e que merece ser destacado, é que Jaime também foi responsável por fazer a importação de garanhões reprodutores, sendo esses vindos do Oriente.

A finalidade aqui era atribuir uma substancial melhoria das raças que já existiam no país!

O estimulo associado à criação de cavalos denominados por puro sangue foi uma iniciativa adotada por Carlos II – aliás, esse é um dos quesitos que se mantém no hipismo até os dias atuais!

Carlos II, segundo a história, é considerado como sendo o “pai do esporte hípico”.

As Linhagens de Cavalos

Na verdade, é importante evidenciar que as diversas linhagens de cavalos usados nas corridas são descendentes de apenas 3 reprodutores – sendo esses nascidos na Inglaterra!

Os reprodutores que foram responsáveis pela origem dessas linhagens são:

Matchem
Matchem

Matchem (1748): Pertence à segunda geração do cavalo árabe de Godolphin Barb. Sua importação se deu em 1730;

Herod
Herod

Herod (1758): É descendente da quarta geração de Byerly Turk. É também um reprodutor árabe de importação do ano de 1690;

Eclipse
Eclipse

Eclipse (1764): É descendente da quarta geração do cavalo árabe Darley Arabian, que fora importado no ano de 1704.

Conheça Melhor as Regras

Como já mencionado anteriormente, o hipismo é um dos poucos esportes que permite que haja uma competição entre homens e mulheres, ou seja, cavaleiros e amazonas! Sim, eles podem competir em uma mesma prova!

As suas regras tendem a variar conforme a modalidade em questão, que pode ser, de maneira geral:

  • Adestramento
  • CCE (Concurso Completo de Equitação)
  • Enduro
  • Especial
  • Pólo
  • Rédeas
  • Salto
  • Volteio

É interessante destacar que a amizade que se consolida entre o homem e o cavalo pode ser algo que até mesmo remonta os primórdios da civilização, que é justamente quando o animal passa a ser usado como um meio de locomoção!

Nesses casos, era feita a condução de soldados em meio às guerras e ainda as participações das famosas e tradicionais caçadas inglesas!

O fato é que o cavalo, de certa forma, sempre foi uma presença marcante e praticamente obrigatória  – sem contar muito amada na vida dos seres humanos!

Nos dias atuais é muito raro que os cavalos sejam responsáveis por puxar o arado, afinal, os automóveis passaram a suprir essa demanda!

Cavalgar Transformou-se em uma Paixão, Lazer e Ainda um Esporte

O hipismo é uma modalidade muito democrática! Isso porque ele pode ser absolutamente praticado por homens, mulheres e até mesmo crianças.

Esse é um esporte difundido por conta de sua inquestionável elegância, por isso, é sempre bom resgatar que era uma modalidade comum para os nobres ingleses!

Eles comumente fazia uso dessa modalidade para poder realizar a caça de raposas – os cavalos eram muito exigidos, principalmente para poder realizar saltos em troncos, pequenos barrancos e até mesmo outros tipos de obstáculos que pudessem surgir no caminho!

A atividade não se limitou por aí! Com os anos a atividade foi se desenvolvendo, principalmente durante o século XX, quando houve a criação das primeiras pistas com a presença de obstáculos focados exclusivamente para a realização de saltos.

A integração do conjunto, ou seja, entre o cavaleiro/ amazona e o cavalo é que justamente permite um bom resultado! Com o passar dos anos o comportamento dos praticantes passou por mudanças também!

Essa mudança teve como objetivo central agregar mais facilidade no trabalho que é realizado com o animal! Inicialmente, o montador mantinha seu corpo em posição vertical, forçando mais o seu equilíbrio junto às rédeas e o estribo!

Mas, no final do século XIX, isso mudou! Quem potencializou isso foi Frederico Caprilli que optou por deixar a cabeça e o pescoço mais livres durante a montaria.

Hoje em dia, os montadores deixam o corpo mais inclinado para frente, buscando acompanhar a direção do próprio animal durante a transposição do obstáculo!

Montadores de Hipismo
Montadores de Hipismo

Sem dúvidas, o hipismo é um esporte que envolve muita beleza, força e entrosamento com o cavalo, o que lhe compete o título de modalidade mais elegante!

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *