Home / Animais / Raça de Cavalo Falabella: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Falabella: Características, Fotos e História

A raça de cavalo Falabella possui história e características físicas (como essas fotos nos mostram) típicas de uma categoria de animais exóticos.

Ele dificilmente ultrapassa os 0,80cm na cernelha, mas, diferentemente do que se possa imaginar, eles não são pôneis. Eles são apenas e tão somente cavalos em miniatura; uma verdadeira extravagância nesse não menos extravagante universo do gênero Equus.

As origens do Falabella estão na Argentina, mais especificamente na cidade de Buenos Aires, onde algumas raças passaram por um minucioso processo de cruzamentos e hibridizações (lá pelos idos dos anos 40), para que daí pudesse surgir a raça da qual falamos.

O que se diz é que Julio Falabella (daí o seu nome) foi o proprietário responsável pela realização das séries de cruzamentos em seu rancho, nos arredores de Buenos Aires, supostamente a partir de raças Puro-sangue e Shetland.

Ambas as raças já eram naturalmente pequenas, o que facilitou sobremaneira essa operação de cruzamentos; para ainda resultar em uma raça com muito poucas necessidades a serem satisfeitas; e ainda elegante, com porte altivo e com uma beleza que lhe é bastante característica.

Mas o resultado desse engenhoso processo foi a criação de uma raça que transformou-se no “xodó” de crianças e de senhoras, que elegeram esse animal como uma espécie de estimação por excelência.

Raça de Cavalo Falabella Características

Um animal dócil, perspicaz, elegante; e que contribui, ainda mais, para levar a fama dos cavalos Falabella para quase todos os quatro cantos do planeta.

As Peculiaridades, Fotos e Características da História da Raça de Cavalo Falabella

Apesar de tantos predicados, os cavalos Falabella costumam apresentar alguns pontos fracos. Talvez os principais deles sejam a fragilidade da parte posterior dos seus joelhos (a que os faz dobrar), problemas na constituição das suas estruturas físicas, alguns distúrbios maxilares, entre outros.

Também podem ser observados na conformação desses animais uma tendência à má-formação dos membros, uma desproporção do tamanho do crânio (com relação ao restante do corpo), entre outras peculiaridades.

Na verdade o que se diz é que o método de cruzamento entre parentes foi o que ajudou a produzir as características físicas e psicológicas desse animal.

E essa é uma outra característica da história dessa raça de cavalos Falabella, que também contribuiu para desenvolver nessa espécie algumas das suas principais singularidades.

Essa raça junta-se a diversas outras, como os “mini-horse”, o “Pururuca”, etc., para compor um seleto grupo de animais exóticos, habituados a desfilar toda a sua elegância e imponência nos mais concorridos eventos, exposições e concursos de exibição de cavalos no Brasil e no mundo.

Com os seus não mais do que 0,60, 0,70 ou 0,80 cm de altura na cernelha, eles transformam-se no centro das atenções em qualquer evento cujo objetivo seja a exposição de animais.

Não raro eles encontram uma família que logo veem nesses neles o presente perfeito para encantar especialmente as crianças, que ficam verdadeiramente extasiadas diante de tamanha singularidade e extravagância de formas.

Uma Raça e as suas Singularidades

Uma das principais características da raça de cavalos Falabella (à parte a sua história e outras peculiaridades que essas fotos nos mostram) é o fato de ela ter sido produzida a partir da raça de cavalo Shetland.

Esses animais, originários das Ilhas Shetland (Escócia), são quase como lendas nessa categoria de animais, muito por causa das suas características físicas, biológicas e psicológicas.

Entre elas podemos destacar a sua coragem, força descomunal (para um cavalo que não ultrapassa 1 m de altura), porte robusto, imponência, resistência, entre outras características que surpreendem.

Raça Cavalo Falabella

E essa surpresa é ainda maior quando se descobre que o seu habitat natural (as “Ilhas Shetland”) é uma região inóspita, gelada, pobre em vegetação e hostil da Escócia.

É incrível notar que uma alimentação pobre não foi empecilho para que esses animais conseguissem transmitir para a raça Falabella algumas das suas principais características biológicas citadas; além de uma suavidade nas formas, especialmente nas suas narinas, olhos e crânio.

Na verdade o que temos são exuberantes cavalos de pequeno porte. Eles não devem, em hipótese alguma, serem confundidos com pôneis, já que as suas estruturas musculoesqueléticas não deixam dúvidas sobre essa sua condição.

E, para completar, um perfil delgado, membros finos e harmonia de formas são características que em nada os assemelham a “cavalos anões”, como poderíamos comparar, e sim a “cavalos pequenos” – o que traz ainda mais singularidade e originalidade a essa raça.

Além da História, as Características da Criação da Raça de Cavalos Falabella

Como vimos, a raça de cavalos Falabella caracteriza-se por ser a de mini-cavalos ou cavalos em miniatura. Atualmente eles estão entre os preferidos nessa categoria para serem utilizados como cavalos de estimação, muito por causa da sua docilidade, beleza, elegância, inteligência, coragem e facilidade de serem adestrados.

O Falabella é o resultado de uma série de cruzamentos realizados pelo criador argentino Julio Falabella – como dissemos – a partir de raças Puro-sangue (também de pequeno porte) e da raça Shetland. E o resultado disso foi o desenvolvimento das características de força e robustez em harmonia com a docilidade e suavidade das formas.

Esses cavalos nunca ultrapassam a altura (na cernelha) de 0,80cm. E por essas e outras razões não podem ser confundidos com pôneis. Eles são os menores cavalos do mundo! E com todas as características que esse gênero Equus pode nos apresentar.

Outra coisa interessante sobre essa raça é que ela foi criada exclusivamente para oferecer a experiência de um animal de estimação, sem qualquer característica de um cavalo de montaria.

No que eles são bons mesmo é como animais de tiro e como uma excelente companhia – espertos, mansos e afetuosos como são para com os seus donos.

Não sendo demais ressaltar, também, que a reprodução desses processos de cruzamentos pode tornar-se uma prática traumática quando realizada por leigos.

Criação da Raça de Cavalos Falabella

Isso porque diversos tipos de anomalias podem ocorrer, especialmente as relacionadas com a conformação física desses animais.

E por isso mesmo toda e qualquer tentativa de reproduzir aquilo que fez o criador que lhes deu o nome deverá ser assistida. Sob pena de produzir variações genéticas que podem comprometer essa raça por inúmeras gerações futuras.

Esse artigo foi útil? Tem algo que queira acrescentar? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue compartilhando e discutindo com os amigos os nossos conteúdos.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *