Home / Animais / Lagartixa Anã de Cabeça Amarela: Características e Fotos

Lagartixa Anã de Cabeça Amarela: Características e Fotos

Como um dos maiores representantes do gênero, Lygodactylus picturatus atinge um comprimento máximo de cerca de 9 centímetros. Sua cauda é responsável por cerca de metade do seu tamanho. As fêmeas são geralmente um pouco menores que os machos. Como todos os membros do gênero Lygodactylus, eles têm barbatanas pegajosas na parte inferior dos dedos dos pés e na parte inferior da cauda. Os machos têm uma cabeça e pescoço que são amarelos brilhantes, acompanhados por um padrão de linhas marrom escuro a preto. O corpo restante é azul acinzentado e adornado com manchas brilhantes e escuras o’seladas. O abdômen tem uma coloração amarela, a garganta é quase totalmente preta. Os machos têm 6-8 poros pré-anal entre as pernas.

A coloração das fêmeas é menos impressionante que os machos. O corpo é marrom-bege com manchas oceladas escuras e claras. A cabeça pode ter uma ligeira coloração amarela, mas isso nunca é tão intenso quanto nos machos. A barriga das mulheres também é amarela, a garganta é branca e marcada com um mármore cinza claro.

Lagartixa Anã de Cabeça Amarela
Lagartixa Anã de Cabeça Amarela

Habitat

Lygodactylus picturatus s é uma lagartixa viva arbórea. Pode ser encontrada em áreas costeiras de floresta, diretamente nos troncos de coqueiros, em matas e em savanas úmidas em pequenas árvores e arbustos. Além disso, Lygodactylus picturatus é sinantrópico, eles também são encontrados em paredes e cercas. Como esta espécie é muito adaptável, até populações em savanas espinhosas e secas são conhecidas. Em geral, um composto constituído por um macho e várias fêmeas em um tronco, arbusto ou árvore. Os animais jovens são tolerados no grupo com o macho, até que os juvenis atinjam a maturidade sexual.

Criação

Um par ou trio composto por um macho e duas fêmeas pode ser mantido em um terrário medindo 40x40x60 centímetros. O substrato deve ser uma mistura de areia e solo. O terrário pode ser decorado com galhos em espessuras variadas. Grandes plantas com folhas como Sansevieria também são favorecidas por Lygodactylus picturatus. Um grande pedaço de cortiça é usado como esconderijo e local de postura de ovos.

A iluminação para o terrário pode consistir em uma lâmpada UVB compacta, uma lâmpada de halogênio de 20w e uma lâmpada compacta de luz do dia. As temperaturas variam entre 24-28 ° C (75-82 ° F) durante o dia, as temperaturas abaixo da área do aquecedor podem atingir com segurança 35 ° C (95 ° F). A umidade deve ser mantida entre 60-70%, o que é facilmente alcançado por uma nebulização diária. A nebulização também é apreciada pelos animais e felizmente lambida das folhas. A alimentação é feita 2-3 vezes por semana, alternando entre grilos, besouros de feijão e mariposas de cera e suas larvas. O alimento deve sempre ser polvilhado com as vitaminas apropriadas. Uma vez por mês, as lagartixas podem receber polpa de frutas. O pêssego e o maracujá são especialmente populares no Lygodactylus picturatus.

A estação de acasalamento começa entre março e abril. Os machos durante esse período exibem uma coloração excepcional para impressionar as fêmeas. Após o acasalamento bem sucedido, é claramente possível dizer quando a fêmea está grávida. No entanto, os ovos não serão visíveis através da parede abdominal, como ocorre com Phelsuma. Após cerca de 4 semanas de gestação, a fêmea geralmente coloca uma embreagem dupla. Felizmente, os ovos serão colocados em pequenas aberturas ou nas lacunas da cortiça. Descobrimos que é melhor deixar os ovos no terrário. Os ovos eclodem entre 60-70 dias. Os juvenis medem 2,5 centímetros. A coloração corresponde à da fêmea. Os machos começarão a mostrar coloração aos 3 a 4 meses. Os jovens são melhor criados separadamente em recipientes apropriados. O terrário deve ser decorado como os pais, com uma mistura de areia e solo como substrato, galhos finos para escalada, pequenos pedaços de cortiça e pequenas plantas. A iluminação pode ser fornecida com tubos compactos T5 de baixa potência, pois os contêineres superaqueceram.

A cada dois dias, os filhotes devem receber micro-alimentos, como micro grilos, pequenas moscas, pequenas larvas de traça de cera. Idealmente, o térreo deve ser semeado com coquetéis de primavera e piolhos. Em animais jovens, é particularmente importante que o alimento seja sempre polvilhado com as vitaminas apropriadas. Eles também devem receber água potável diariamente, o que pode ser alcançado com a nebulização do compartimento uma vez ao dia. Os jovens amadurecem sexualmente entre 10 e 12 meses.

Lagartixa Anã de Cabeça Amarela Em Cima da Árvore
Lagartixa Anã de Cabeça Amarela Em Cima da Árvore

Lygodactylus picturatus é uma lagartixa muito ativa, robusta e inquisitiva, o que os torna muito divertidos de manter. Eles também são facilmente tratados por iniciantes bem informados. A criação de animais jovens pode causar problemas, devido à sua natureza frágil, como acontece com todos os membros do gênero Lygodactylus. Os animais selvagens capturados costumam demorar muito tempo no transporte e os animais dos traficantes geralmente são muito fracos e vulneráveis. Infelizmente, eles são vendidos muito baratos. Aconselho quem quiser manter o Lygodactylus picturatus apenas para comprar animais criados em cativeiro. Os animais criados em cativeiro permitirão desfrutar muito mais dos animais.

Origem

A lagartixa anã de cabeça amarela é originária da África Oriental. Sua área de origem se estende do Sudão do Sul à Somália, ao Quênia, Uganda e Tanzânia, com o foco principal na Tanzânia e nas margens da parte de Uganda no Lago Victoria. No terrário, Lygodactylus picturatus atinge um comprimento de cerca de oito a nove cm, pelo que as fêmeas são geralmente um pouco menores que os machos da mesma idade. O comprimento do tronco da cabeça é de cerca de quatro a meio a cinco cm, enquanto o restante é atribuível à cauda. No homem, a cabeça e o ombro são marcadamente amarelos, enquanto a cor do corpo muda de azul-cinza para cinza. A cabeça da fêmea discreta é geralmente amarela. A cor do corpo pode ser marrom ou cinza azul.

O Lygodactylus picturatus deve ser melhor mantido em pares (um macho e uma fêmea cada) em um terrário . Também é possível manter vários machos sem fêmeas em um terrário, além disso, um macho pode ser mantido junto com várias fêmeas.

Lagartixa Anã de Cabeça Amarela na Mão
Lagartixa Anã de Cabeça Amarela na Mão

Com a habitual atitude pareada, o terrário deve ter pelo menos 40x50x40 cm (BreitexHöhexTiefe) de tamanho grande. O picturatus de Lygodactylus gosta de escalar. Portanto, recomenda-se uma parede de escalada de cortiça nas costas e a inserção de um ou mais galhos. O solo deve ser misturado com areia coberto. Além disso, as gavinhas de lagartixa-anã de cabeça amarela e as plantas de folhas grandes devem ser oferecidas como esconderijo. No terrário, a temperatura deve estar entre 25 e 32 graus C durante o dia e 18 a 22 graus C à noite. A umidade deve estar entre 60 e 80%. A irradiação usando um tubo de réptil (UVA e UVB) é recomendada no verão por cerca de doze horas e no inverno por cerca de seis horas. O interior do terrário é fácil de borrifar com água pela manhã e à noite. Também importante é uma tigela para beber regularmente cheia.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *