Home / Animais / Tucano Celeste ou Terlaque Pechiazul: Características e Fotos

Tucano Celeste ou Terlaque Pechiazul: Características e Fotos

Os tucanos são animais muito importantes para todo o ecossistema da América do Sul, já que esses animais são fundamentais para que a natureza desse continente tão rico em biodiversidade flua de maneira natural.

Dessa forma, os tucanos existem em quase toda a extensão do continente, já que sua distribuição pelos países se dá de forma mais ou menos homogênea, mudando apenas os diferentes tipos de tucanos a cada lugar dos países. Dessa maneira, existem muitas espécies de tucanos diferentes, sendo algumas mais típicas de um ou outro local, com o Brasil também tendo as suas espécies principais de tucanos, além de ter também espécies de araçari, um primo próximo do tucano.

Assim, encontrar tucanos pelos países do continente é um grande barato, já que os nomes variam de maneira muito interessante entre os locais e, ademais, é possível ver como cada país apresenta a sua própria diversidade biológica.

Conheça o Tucano Celeste

Dessa forma, as espécies animais encontradas nos países sul-americanos são incríveis de todas as maneiras possíveis.

Os tucanos são apenas uma parte dessa diversidade toda que, envolve muitos tipos e espécies de animais que não podem ser achados em outros locais do mundo, existindo apenas no continente sul-americano. Dessa forma, dentre muitos primatas, aves e demais animais únicos, alguns se destacam mais que outros por conta da sua beleza sem igual. Esse é o caso do Tucano Celeste, um tucano típico do continente e que vive m países como Venezuela, Equador e Colômbia.

Tucano Celeste

O curioso do Tucano Celeste é que essa ave vive muito perto da fronteira desses países com o Brasil, mas não existe no Brasil, sendo encontrada por aqui de forma muito rara. Assim, a Floresta amazônica é o lar do Tucano Celeste, mas a parte da floresta que pertence aos países citados, sem a presença do Brasil.

Características do Tucano Celeste

O Tucano Celeste é um animal muito típico da América do Sul, tendo cerca de 50 centímetros de comprimento. Logo, esse tipo de tucano não é exatamente pequeno, tendo um corpo bastante avantajado, com um bico que mede, em geral, cerca de 10 centímetros.

O Tucano Celeste é conhecido nas florestas, inclusive, por ser um animal lento, que não consegue se locomover com tanta facilidade e, por isso, acaba por ser uma presa mais fácil que outros tipos de tucanos. Contudo, o Tucano Celeste leva vantagem por habitar partes da Floresta Amazônica em que as pessoas praticamente não vão, sendo capaz de se esconder e evitar a morte.

Tucano Celeste Características

Por isso esse tipo de tucano está em estado de conservação absolutamente louvável, estando na ponta oposta da extinção na lista de estado de conservação. Logo, o Tucano Celeste sequer é cogitado como animal perto da extinção e consegue viver de forma bastante tranquila na floresta, mas exatamente pelo fato de habitar áreas da Amazônia que as pessoas não frequentam muito. Ademais, o Tucano Celeste também é capaz de se camuflar com alguma facilidade, evitando predadores e o ataque de caçadores ilegais.

Comportamento e Detalhes Físicos do Tucano Celeste

O Tucano Celeste possui comportamento tido como tranquilo, geralmente andando em dupla e buscando alimentos nas partes mais altas de bosques ou florestas. O mais comum é que esse tipo de tucano coma frutas para sobreviver, embora insetos também possam fazer parte da dieta do animal quando em situações de menor oferta de alimentos.

De toda forma, o Tucano Celeste é um tipo de tucano que, diferente de outros, não costuma tanto se mover em grupos grandes e prefere, em geral, andar e duplas ou no máximo em trios. Esse tipo de ação, por mais que mantenha o tucano mais suscetível a problemas quando atacado, faz com que sua presença seja mais difícil de notar.

Assim, o Tucano Celeste não é muito notado pelas pessoas e pelos outros animais, até mesmo pelas suas cores. De bico preto, o Tucano Celeste possui o peito azulado e a parte traseira do corpo variando entre o marrom e o preto, com poucos detalhes em branco ou em cores mais chamativas na floresta. Assim, o Tucano Celeste consegue passar desapercebido muitas vezes, já que as cores escuras ajudam a se camuflar na selva.

Habitat Natural do Tucano Celeste

O Tucano Celeste gosta mesmo é de viver no topo das árvores da Floresta Amazônica, sendo um animal conhecido por se mover de forma lenta. Como compensação para tal, o Tucano Celeste vive em áreas mais afastadas e isoladas da floresta, até mesmo vivendo em morros ou áreas altas em algumas vezes.

Tudo isso impede que as pessoas possam se aproximar muito do Tucano Celeste, o que garante o seu bom estado de conservação em relação a outros animais parecidos e que vivem em regiões mais ou menos próximas. Dessa maneira, o Tucano Celeste é um verdadeiro vencedor no mundo dos animais da Amazônia. Assim, o Tucano Celeste vive no Equador, na Venezuela e na Colômbia, sempre na floresta e optando pela parte alta das árvores para se manter mais protegido e ser capaz de ver e escutar tudo antes de outros animais.

Tucano Celeste em seu Habitat

Ademais, o Tucano Celeste vive em altitudes altas, que podem chegar aos 3200 metros acima do nível do mar. Isso torna ainda mais duro encontrar o Tucano Celeste na mata, pois esse tipo de altitude já começa a causar grande desconforto para quem não está acostumado com a região.

Tucano Celeste não Existe no Brasil

O Tucano Celeste não existe no Brasil, sendo uma espécie comum do Equador, da Colômbia e da Venezuela. O mais curioso disso, contudo, é que esse animal vive em áreas muito próximas às fronteiras desses países com o Brasil, mas é muito rato ver um exemplar de Tucano Celeste em território verde-amarelo.

Isso se explica, também, pelo fato de a parte brasileira da Amazônia ser menos alta e mais planta, o que torna a vida do Tucano Celeste mais complicada, já que esse tipo de ave gosta de altas altitudes. Porém, esse fato ainda não é 100% confiável para representar a única resposta para o ato de o Tucano Celeste não viver no Brasil.

Veja também

Filhote de Poodle Branco

Quanto Custa um Filhote de Poodle Puro?

Ter um cachorro é uma atividade que requer muita responsabilidade. São animais que necessitam cuidado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *