Home / Animais / Reprodução do Ratel, Filhotes e Tempo de Gestação

Reprodução do Ratel, Filhotes e Tempo de Gestação

Ao ver a imagem do Ratel você pode não dar muito crédito a ele visto que a sua aparência não é lá muito intimidadora, mas acredite esse pequenino é bem irritadinho e não foge do ringue quando o assunto é arrumar briga!

Conheça Este Feroz Animal

Isso mesmo, você não leu errado, ele é bem bravo sendo considerado um dos animais mais invocados do reino animal!

Apesar de ter sido batizado com um apelido meio fofinho, o conhecido Texugo do Mel não se sente intimidado diante da presença de outras espécies, mesmo que elas sejam infinitamente maiores do que ele.

O apelido foi dado devido ao fato dele adorar o mel produzido pelas abelhas e ser capaz de enfrenta-las a qualquer custo somente para poder saborear essa iguaria.

Você não poderá ver o Ratel em solo brasileiro pois ele é de terras distantes como a Ásia e África, mas acredito que isso lhe tenha suado como algo bom pois quem vai querer se esbarrar com um encrenqueiro desses? Eu não iria!

Saiba que pelo fato de também possuir uma coloração preta e branca o nosso gambá é chamado de Ratel Brasileiro, esses dois bichanos possuem algumas características que os tornam um pouco semelhantes.

Algumas Coisinhas a Mais Sobre Ele

O Ratel como eu disse é um animal pequeno, ele mede aproximadamente 90 cm e sua cauda possui 30 cm.

As suas patas são bem curtas e as mandíbulas muito fortes, portanto, levar uma mordidinha dele não deve ser lá uma coisa muito agradável.

Além do Mel, este animal adora caçar ratos e cobras, saiba que o veneno delas não é capaz de abatê-lo visto que o seu corpo possui imunidade quanto a ele.

A pele deste bicho é extremamente forte e consegue resistir a vários ataques, sendo dura como borracha.

Os hábitos do Ratel são completamente noturnos, ao cair da noite chega a hora de caçar. Ele usa seu nariz e sai pela escuridão a farejar suas presas.

Ratel Mostrando os Dentes
Ratel Mostrando os Dentes

Reprodução e o Tempo de Gestação do Ratel

A gestação desta espécie demora cerca de 6 meses, um pouco semelhante à de nós humanos e esta origina dois filhotes. Dizem alguns estudiosos que o Ratel vive em torno de 24 anos se estiver em cativeiro.

Não há um período certo para a ocorrência do nascimento dos filhotes, porém, há uma probabilidade maior de acontecer nos meses de Setembro e Outubro.

Sobre os Filhotes

Filhote de Ratel
Filhote de Ratel

O nascimento dos bebês Ratel é um tanto curioso pois eles surgem totalmente cegos, sem coloração e nenhum pelo.

Esses carinhas já se tornam adultos muito cedo, aos 8 meses de idade, mas somente são deixados pela mãe aos 14 anos.

Coisas Interessantes Sobre o Ratel

Lembra do que eu disse sobre este animal ser bem valente? Pois bem, ele é capaz de enfrentar um furioso leão, não garanto que vá vence-lo, mas a possibilidade existe.

Você pode encontrar inúmeros vídeos do Ratel lutando intensamente e até a morte caso seja necessário.

Este bichano possui um nível de inteligência incrível que deixa a ciência boquiaberta, quando está enfrentando um oponente ele consegue discernir os pontos fracos do adversário e atacar bem ali para enfim abatê-lo. Um dos locais que ele mais prefere acertar são as partes íntimas.

O danadinho é tão esperto que é capaz de visualizar partes do corpo do seu rival que estejam com feridas expostas e atingir bem ali para que possa acabar com ele de um modo mais fácil.

Outra habilidade dele é a de usar ferramentas para auxiliar nas suas atividades, por exemplo: ele pode utilizar pedaços de madeiras para fazer pontes ou então para alcançar alguma coisa.

Um Animal Pequeno, Mas Devastador

Há histórias verídicas sobre ataques de Ratel a granjas que resultaram na morte de inúmeras galinhas e já foram registradas mais de 65 espécies de animais considerados presas deste bichano.

Eu coloquei aqui algumas espécies que estão no seu cardápio, veja: insetos, escorpiões, répteis, roedores, aves e os jovens Raposas do Cabo Chacais-de-Dorso-Preto, Raposa de orelha de morcego, Gato Selvagem Africano.

Em outras áreas também têm sido registrados para comer tartarugas, peixes, rãs, jovens crocodilos e até mesmo um filhote de cheetah. No Kalahari a predação mais frequente foi em roedores e répteis, incluindo as altamente venenosas Cape Cobras.

O Nosso Ratel Brasileiro

Aqui o chamamos de Gambá e o apelido de Ratel Brasileiro vem do fato de que ele possui uma aparência quase idêntica ao do animal que outrora lhe apresentei.

Se você tem um gato então já sabe exatamente qual o tamanho do Ratel visto que ambos possuem o mesmo comprimento. Ele pode chegar a 50cm e seu peso é de exatos 4 kg.

Seu focinho é bem afinado, o pescoço é grosso e as patas bem curtas sendo assim seu andar pode se dar de uma maneira mais lenta.

Ele também possui hábitos noturnos iguais ao do próprio Ratel, gosta bastante de sair a procurar por frutas silvestres e ovos de filhotes de aves.

Outra coisa que confesso que fiquei surpreso foi o fato deste animal apreciar o sangue de galinhas, eu desconhecia estes gostos excêntricos dele.

Diferente do valente Ratel, o Gambá não é lá tão corajoso, ao bater de frente com seus predadores ele pode se fingir de morto para evitar ser devorado.

Período de Gestação do Gambá

Os filhotinhos do Gambá nascem na forma de embrião com 12 a 13 dias, permanecem guardadinhos na bolsa da mãe que se assemelha bastante a do Canguru, nela eles se desenvolvem e todo este processo demora em torno de 70 dias. Em uma gestação podem surgir 16 filhotes.

Três Espécies de Gambá

O conhecido Gambá de Orelha Preta reside aqui no Brasil e também no nosso vizinho Paraguai.

O chamado Gambá Brasileiro tem este nome por causa da quantidade destes bichos espalhados por aqui.

Por fim, temos o Gambá do Mato que existe mais nos EUA e na Europa.

Chegamos ao final desta matéria e espero que tenha curtido bastante conhecer mais uma das novidades do mundo animal que trouxemos a você, em breve teremos outras coisas super legais! Até a próxima!

Veja também

Chihuahua Cores Raras – Quais São? Onde Encontrar?

A raça do cão Chihuahua tem muitos tamanhos e formas diferentes, mas o que mostra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *