Home / Animais / Borboleta Asas de Cristal: Características, Habitat e Fotos

Borboleta Asas de Cristal: Características, Habitat e Fotos

Os animais podem ser muito importantes para todo o ciclo natural, mas alguns se destacam mais do que outros nesse sentido. Assim, as borboletas acabam por aparecer como um importante animal para todo o ciclo de vida na Terra, servindo como alimento e como predadora, mas sobretudo como polinizadora das flores e como um sinal de que a vida pode mudar de forma rápida.

Dessa maneira, toda a fase de metamorfose das borboletas chamam muito a atenção das pessoas, que veem nesse animal um exemplo de como as alterações da vida podem ser profundas e podem fazer com que o mundo ao redor mude na mesma proporção.

Logo, as borboletas nascem como larvas, rastejando pelo solo em busca de comida e apenas conseguindo se alimentar as folhas, quer muitas vezes sequer estão em posições altas. Vistas como feias nessa fase da vida, depois de um tempo no casulo as borboletas saem com belas asas, podendo voar e atingir lugares que jamais sequer sonharam em estar, polinizando as flores e servindo de modelo para lindas fotografias.

Ademais, as borboletas também são importantes para o ciclo natural de forma mais prática, já que servem de alimento para pássaros, formigas grandes, aranhas, escorpiões e alguns outros insetos.

Dessa maneira, as borboletas podem alimentar muitos animais com a sua morte, assim como podem levar as flores para outros ambientes e fazer com que a paisagem natural se torne muito mais bela com o tempo, através da dispersão de culturas de flores por todo o lugar onde vivem.

Assim, as borboletas são parte vida do ciclo da natureza, que faz com que a natureza seja capaz de se alimentar sempre e cada vez mais, estando em constante mudança e sempre buscando melhorar a si própria.

Conheça a Borboleta Asas de Cristal

Nesse sentido, um exemplo da beleza das borboletas é a borboleta asas de cristal, um tipo bastante raro de borboleta que pode ser visto apenas em algumas partes da América central. Com asas que mais parecem uma tela de vidro muito bem limpa, a borboleta asas de cristal possui a incrível arma de ter asas transparentes, estando na lista dos animais mais exóticos e mais belos de todo o planeta Terra.

A explicação para o fato de essa borboleta ter as asas transparentes está no fato de o animal não possuir os pigmentos de coloração que as outras têm, o que faz com que essa borboleta tenha as asas quase que 100% transparentes, dando muito bem para ver até mesmo o outro lado da asa.

Única no mundo, a borboleta asas de cristal ainda possui a habilidade incrível de ser imune à toxicidade das plantas, sendo um tipo de borboleta que pode tranquilamente se alimentar de plantas tóxicas sem que enfrente maiores problemas.

Portanto, muitas vezes a borboleta asas de cristal busca justamente pelas plantas mais tóxicas para realizar a sua alimentação, pois essas plantas existem em grande quantidade e não há tanta batalha para se alimentar delas.

Características da Borboleta Asas de Cristal

A borboleta asas de cristal possui como um dos seus grandes detalhes curiosos o fato de se alimentar de plantas tóxicas, mas esse não é o único detalhe de destaque desse tipo de animal. Assim, esse tipo de animal possui hábitos mais voltados para o dia, quando o sol está forte e muitos dos seus predadores podem ser vistos com mais facilidade.

Outro ponto curioso é que a borboleta asas de cristal possui um tamanho bastante reduzido, com apenas cerca de 5 a 6 centímetros de envergadura, o que a faz ser uma borboleta de pequeno porte quando comparada às outras.

As asas do animal não chegam a ser totalmente transparentes, mas isso porque há detalhes em outras cores, que variam a depender do tipo de borboleta asas de cristal em questão. Portanto, os detalhes podem ser amarelos, marrons, vermelhos ou até mesmo pretos.

Borboleta Asas de Cristal na Folha
Borboleta Asas de Cristal na Folha

Esses detalhes fazem com que a borboleta asas de cristal seja ainda mais bela, pois dessa forma se cria um grande contraste entre a parte transparente da asa e a parte que possui coloração destacada. O voo desse tipo de borboleta é muito lento, sendo essa mais uma característica de destaque da borboleta asas de cristal, que pode enfrentar muitos problemas por ter um voo tão lento e pesado.

Habitat e Alimentação da Borboleta Asas de Cristal

A borboleta asas de cristal, também chamada de borboleta Greta Oto, é comum em algumas partes da América Central. Assim, tal como costuma acontecer com as borboletas em geral, esse tipo de animal não se dá muito bem quando levado a outras partes do mundo, até mesmo por questões de temperatura e de variações na velocidade dos ventos.

Assim, a borboleta asas de cristal é muito comum no Panamá, sendo que há também exemplares dessa espécie em parte do México e ainda em parte da Venezuela e da Colômbia. Na verdade, a borboleta asas de cristal pode até mesmo ser encontrada no Brasil, em partes da Floresta Amazônica. Porém, essa borboleta costuma ser atribuída à América Central por ser realmente popular no Panamá, um país tropical que apresenta as características necessárias para ter tal animal.

Borboleta Asas de Cristal na Flor
Borboleta Asas de Cristal na Flor

Ademais, quanto à alimentação, a borboleta asas de cristal pode ser bastante flexível, sendo que a sua alimentação pode acontecer praticamente com qualquer planta. Contudo, muitas vezes a borboleta asas de cristal busca as plantas tóxicas para se alimentar, já que há menos competição por essas e o animal se apresenta resistente à tal toxicidade.

Borboleta Asas de Cristal É Ótima Para Fotos

A borboleta asas de cristal é uma ótima opção para fotografia, seja apenas dessa borboleta ou com pessoas por perto para também aparecerem nas fotos.

Portanto, um dos passeis muito comuns em algumas cidades do Panamá é ir até algumas reservas de borboletas para fotografar a borboleta asas de cristal, seja sozinha na fotografia ou com um modelo á sua frente. Um detalhe importante é que não se pode tocar nas borboletas, mesmo que elas se aproximem.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *