Home / Animais / Tamanduá Tamanduaí: Características, Nome Científico e Fotos

Tamanduá Tamanduaí: Características, Nome Científico e Fotos

O Brasil possui uma vasta lista de animais típicos do país, que apenas existem no território nacional ou, então, que estão mais presentes no país do que em todas as outras partes do planeta Terra somadas. Dessa forma, há alguns motivos para tal, que podem ser explicados por algumas razões.

Uma delas é o fato de o Brasil ser um país muito grande, de dimensão continental, que acaba por ter muitos locais mais do que apropriados para a conservação animal. Assim, a Floresta Amazônica é totalmente diferente da caatinga nordestina, o que faz com que haja uma grande biodiversidade em todo o país, que pode ter animais muito opostos em locais muito opostos do Brasil.

Dessa forma, um dos ambientes naturais que mais possuem animais exclusivos é o Pantanal Mato-grossense, um local que possui variações dentro de si próprio e pode até mesmo mudar de acordo com as cheias do Rio Paraguai, dando um cenário especial como habitat para muitos animais de espécies variadas.

A Floresta Amazônica também surge muito bem quando se trata de deter espécies únicas, belas e que geram interesse em todo o mundo. Muitas vezes, por mais que o Brasil não seja o único país do mundo a ter certo tipo animal, as pessoas apenas querem ver tal tipo no país, que apresenta uma série de privilégios naturais para o seu desenvolvimento pleno.

Esse é o caso do tamanduá tamanduaí, um animal muito interessante do ponto de vista biológico e que possui modo de vida ainda desconhecido para grande parte das pessoas de todo o mundo. Animal distante da extinção, em ótimo estado de conservação, o tamanduá tamanduaí é um grande símbolo da região Norte do Brasil e merece destaque em todo o país pela forma como a sociedade foi capaz de mantê-lo em condições de preservação tão bem desenvolvidas.

Conheça o Tamanduá Tamanduaí

Para conhecer o tamanduá tamanduaí de forma clara, é necessário entender onde o animal é mais comum. Dessa forma o tamanduá tamanduaí é muito comum na parte mais densa da Floresta Amazônica, onde muitas vezes as populações possuem modo de vida rústico e há apenas alguns agrupamentos indígenas por quilômetros e mais quilômetros quadrados.

Há, ainda, algumas populações do tamanduá tamanduaí em parte da região Nordeste do Brasil, mais para o litoral. Contudo, além da Floresta Amazônica brasileira, o tamanduá tamanduaí também é um ser vivo bastante comum em outros países que estão ao redor do Brasil. Nesse caso, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa são outros países que possuem exemplares do tamanduá tamanduaí em larga escala.

Por ser um animal de características mais reclusas, que não se expõe tanto aos visitantes, o tamanduá tamanduaí não possui um modo de vida tão bem desenhado pelas pessoas, embora haja esforços em toda a Floresta Amazônica para manter o animal em boas condições de preservação, algo essencial para que esse tipo de tamanduá se mantenha vivo e possa manter toda a diversidade biológica que o Brasil possui, que tanto encanta todo o mundo.

Alimentação do Tamanduá Tamanduaí

O tamanduá tamanduaí é um animal que costuma se alimentar de insetos, sendo bastante comum que formigas cupins seja vítimas do tamanduá.

Contudo, por mais que as formigas e os cupins sejam as refeições favoritas desse tipo de animal, em algumas ocasiões o tamanduá tamanduaí pode também consumir besouros de todos os tipos. Tudo depende, assim, da oferta de alimentos que há ao redor do tamanduá tamanduaí, embora o animal não seja muito adaptável a todos os tipos de alimentos possíveis.

Calcula-se que esse tamanduá coma, em média, cerca de 100 a 8 mil formigas por dia, o que depende sempre de quantas formigas estão disponíveis, já que muitas vezes não há tantos formigueiros por perto para abastecer o tamanduá tamanduaí. Assim, para consumir as formigas o animal faz uso de sua língua longa e muito pegajosa, que consegue grudar muitas formigas de uma só vez.

Alimentação do Tamanduá Tamanduaí
Alimentação do Tamanduá Tamanduaí

É muito comum, portanto, que o tamanduá tamanduaí vá até os ninhos de cupins ou formigas e ataque de maneira agressiva, já buscando os alimentos com a sua língua. Em geral, as formigas sequer podem fazer muito para contra-atacar o tamanduá tamanduaí, que é muito mais forte.

Habitat do Tamanduá Tamanduaí

O tamanduá tamanduaí gosta de habitar as florestas tropicais ou equatoriais, como é o caso da Floresta Amazônica. Assim, o animal gosta de temperaturas altas ao seu redor, além de a terra fofa ser muito útil para a sua locomoção e para destruir os ninhos de formigas e cupins ao longo de toda a floresta.

O tamanduá tamanduaí não consegue viver em partes altas das florestas, onde as altitudes são acima de 1500 metros, pois dessa forma o animal não encontra a temperatura ideal para o seu corpo, já que a temperatura corporal média do tamanduá tamanduaí costuma ser de cerca de 33 graus Celsius.

Contudo, o tamanduá tamanduaí não pode ser restrito a florestas primárias, já que o animal muitas vezes pode ser visto em florestas secundárias ao longo de todo o complexo da Floresta Amazônica e em algumas partes da região Nordeste.

Tamanduá Tamanduaí Comendo Folha
Tamanduá Tamanduaí Comendo Folha

No passado, o tamanduá tamanduaí já foi comum na Mata Atlântica, mas, com a devastação da floresta desde o descobrimento do Brasil, o animal acabou por ser extinto da região, existindo agora apenas o tamanduá tamanduaí do Nordeste, em menor escala, e a espécie que habita o Norte do Brasil.

Conservação do Tamanduá Tamanduaí

O tamanduá tamanduaí é um animal que não costuma se mostrar muito às pessoas, vivendo de maneira mais afastada. Assim, isso faz com que o animal evite alguns problemas em relação à caça ilegal e ao comércio criminoso. Dessa forma, o tamanduá tamanduaí está em um nível muito positivo de conservação, considerado como um animal em situação “pouco preocupante”.

Porém, as grandes ameaças ao tamanduá tamanduaí dizem respeito ao seu habitat, já que na Mata Atlântica o animal já foi extinto em razão da questão do desmatamento. Portanto, é importante manter a Floresta Amazônica preservada para manter o tamanduá tamanduaí e muitos outros animais vivos.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *