Home / Animais / Lontra Alimentação: O Que Elas Comem?

Lontra Alimentação: O Que Elas Comem?

As lontras são animais fascinantes. Por mais que não tenhamos muito conhecimento a respeito delas, sabemos que, os animais em si, são muito belos. As lontras possuem uma beleza natural, o que nos leva a ter mais atenção para elas.

Sabia que estes animais comem demais? E, como outros animais selvagens, elas devoram tudo o que veem pela frente. Descubra mais no decorrer do artigo sobre o apetite descomunal destes animais! O que elas comem? Qual a quantidade que elas comem por dia? Descubra aqui!

Alimentação Das Lontras? O Que Elas Comem?

Já foi mencionado em outros artigos o que as lontras têm como base da alimentação. Este texto aprofundará mais um pouco este assunto. Afinal de contas, o que elas comem?

Pois bem, para começar, saiba que a alimentação deste animal é carnívora. Isto é, eles se alimentam de outros animais. Como ele é selvagem, ele mesmo faz a sua caça na natureza. Em geral, elas comem muito para satisfazer os seus metabolismos.

Na maioria delas, o metabolismo é acelerado. Bem, o que isso significa? É que a lontras precisam comer uma grande quantidade para manter a energia, que o seu organismo gasta com muita facilidade.

Já viu aquele seu amigo magro, em que você chama de “magro de ruim”? O que acontece com ele é a mesma coisa: Metabolismo acelerado.  O seu organismo processa rapidamente toda forma de energia, por isso, é muito difícil ele engordar.

Para que isso aconteça, ele tem que comer mais calorias do que gasta. Um jovem adulto costuma gastar cerce de 2500 calorias por dia. Sendo que, para que ele engorde, ele tem que consumir mais do que isso.

Na maioria das vezes ele não alcança esse número e, por isso, o corpo usa seus músculos como energia. É por isso que ele sente muita dificuldade para ganhar massa muscular.

Lontra Comendo um Ciri
Lontra Comendo um Siri

Essa explicação foi necessária para que você entenda o que acontece com as lontras. Seus metabolismos são tão acelerados que é quase impossível de você ver uma obesa. Mas, nem por isso elas deixam de comer!

As lontras são magras, mas comem que é uma beleza!

Um Pouco Mais Sobre a Sua Alimentação

Na sua dieta estão incluídos: Crustáceos, moluscos, tartarugas, roedores, caranguejos, sapos e por aí vai. Todo animal carnívoro e que mora perto do seu habitat natural pode ser uma presa para ela.

Elas comem entre 15 e 25 por cento de seu peso corporal todos os dias! Isto é, um filhote de 10 quilos consome, pelo menos, 1,5 quilos de carne. Um adulto pode chegar a até 35 quilos, então, imagina o peso de comida ingerida todos os dias! Em geral, as lontras possuem um apetite muito grande: Podem comer de dois a quatro quilos por dia!

Para ter comida o suficiente, estes animais passam, em média, 5 horas procurando pelo seu alimento. Ah, uma informação bem importante: Por mais que eles comam crustáceos, invertebrados e animais parecidos, caso estejam com muita fome, as lontras também podem se alimentar de aves e pequenos mamíferos!

Eles possuem uma enorme preferência por peixes, mas, caso não os encontre, elas comem o que tiver pela frente.

Elas possuem uma enorme ajuda quando nos referimos ao ecossistema oceânico. AS lontras marinhas comem uma diversidade incrível de peixes e crustáceos, mas, o que mais se destaca é que elas consomem também os ouriços comedores de algas.

Elas ajudam a manter a quantidade de algas saudáveis. Sem as lontras, os ouriços fariam as algas desaparecerem rapidamente.

Lontra Comendo um Peixe
Lontra Comendo um Peixe

Assim, todas as outras espécies de animais que necessitam das algas sumiriam juntas. As lontras fazem um papel muito importante na natureza! Por este e outros motivos é que não podemos deixa-los sumir do mapa.

Esse apetite voraz que existe nas lontras é muito bem-vindo!

Espécies de Lontras

A ariranha é uma espécie muito encontrada em nosso país, o Brasil. Esta é a maior espécie da lontra, sendo que podem alcançar os 35 quilos e tem quase 2 metros de comprimento. As lontras marinhas podem pesar até 45 quilos, e, junto com a ariranha, são parte das maiores espécies deste animal no mundo.

A sua pelagem se tornou algo muito atrativo para os comerciantes ilegais. Por causa disto, muito deve ser feito para protegê-las. Um número muito preocupante está alarmando o Brasil:  Existem, hoje, por volta de apenas 5 mil ariranhas em nosso território!

Ariranha se Alimentando
Ariranha se Alimentando

Sua pelagem, muito conhecida pelos contrabandistas, é a principal causa para este sumiço tão repentino. Os pesticidas, degradação do habitat e a poluição também são as causas pelas quais as ariranhas têm desaparecido.

Outros Hábitos Peculiares Das Lontras

Elas adoram se abrigar em lares abandonados de outros animais. Um exemplo muito simples de ser relatado são as casas abandonadas de castores. Caso elas não vejam mais moradores, elas simplesmente pegam para ser as suas casas! As lontras moram dentro de tocas, portanto, um buraco feito por castores parece ser o ideal para que elas passem uma temporada.

Estes animais não são muito territorialistas. Caso achem necessidade de se mudar, eles farão isso sem nenhum problema. Isso acontece quando eles encontram outra fonte de alimentação mais fértil ou quando estão com uma fonte de águas mais limpas.

Vale mencionar que as lontras são animais que exigem uma fonte de água limpa. Elas odeiam o esgoto ou as águas turvas!

As tocas que as raposas, coelhos e texugos fazem também serão rapidamente tomadas pelas lontras, caso não encontrem nenhum morador. Uma ultima informação é que elas exigem que estas tocas estejam perto do rio.

É muito raro encontrar alguma lontra que não habita perto dos lagos ou riachos. Por passarem por volta de cinco horas do dia caçando e por terem os peixes como principal fonte de alimentação, elas unem o útil ao agradável.

Estes animais parecem frágeis, mas, é apenas um engano que o ser humano tem. Essas criaturinhas fofas são mais espertas do que imaginamos!

Sabem muito bem se virar na natureza, sabem onde caçar, sabem como se defender dos predadores e também sabem onde são os melhores locais para estarem. As lontras são animais incríveis que devem ser preservados!

E você, o que achou deste artigo sobre a alimentação das lontras? Você já teve contato com alguma? Sabe mais alguma curiosidade a respeito de sua alimentação? Conte pra gente nos comentários!

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *