Home / Plantas / Curiosidades Sobre a Flor do Campo Crisântemo e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre a Flor do Campo Crisântemo e Fatos Interessantes

As flores do campo — ou, também conhecidas como flores campestres ou crisântemo — possuem uma grande variedade de significados tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Você ficará chocado com tantas informações à respeito dessa bela flor!

Por este motivo, é recomendado que você leia até o final deste artigo, para saber todas as informações. Tudo bem? Boa leitura!

Significados Da Flor Crisântemo

Em muitas culturas, as flores representam diversos significados. Eles podem mudar de acordo com as tradições, lendas urbanas, religiões e por aí vai. Mas, o importante é que cada cultura carrega consigo uma crença sobre as flores. Os crisântemos são flores místicas. Elas carregam consigo significados como amor, alegria, felicidade e longevidade.

As características mais conhecidas à respeito delas são:

  • Amizade verdadeira;
  • Amizade duradoura;
  • Renascimento;
  • Devoção;
  • Amor;
  • Fidelidade (Tanto familiar quanto entre amigos);
  • Vida duradoura e;
  • Energia e otimismo de Deus.

Essas flores são muito utilizadas como presentes, seja em uma data especial ou apenas para presentear alguém que você gosta, sem nenhuma data comemorativa.

Simbologia Por Trás Dessa Flor

Em grego, o seu nome tem o significado de “flor de ouro”. Por isso, muitos acreditam que ela é uma ótima forma de atrair dinheiro. Ela não é uma flor conhecida por atrair mais dinheiro ao bolso, mas, principalmente no oriente, elas também são usadas dessa forma.

Eles colocam crisântemos em vasos nos quartos, cozinhas ou perto das portas, para que elas atraiam dinheiro não só para quem está morando na residência, mas também para os visitantes que fazem alguma refeição, descansam ou que apenas vão cumprimentar os moradores.

Esta flor não fala apenas de prosperidade individual, mas coletiva. Ela é uma flor que não deseja apenas que alguém prospere (seja financeiramente, nas amizades, no amor ou nos relacionamentos com os filhos), mas que todos ao seu redor também sejam atingidos por uma onda próspera.

Na China, esta flor é cultivada há mais de 2.500 anos. Ela é considerada uma das mais nobres flores chinesas. Essa flor é tão adorada no país que até uma cidade recebeu o seu nome. “Chu-Hsien”, ou, literalmente “Cidade do Crisântemo”.

Não saindo do fluxo oriental, no Japão, um imperador ordenou que o seu trono fosse coberto de Crisântemos. Elas também estão associadas fortemente a bandeira japonesa, já que a esfera representa o crisântemo “uma flor sem as pétalas”, que, para os chineses, também representam o sol. Curioso, né?

Significados no Ocidente

Já na Europa, que é influenciado fortemente pela cultura oriental, ela simboliza a morte. Não se sabe ao certo de onde esta informação saiu, mas, a partir da Europa, vários outros lugares também começaram a crer nessa associação. O Brasil é um deles.

Arte Ilustrativa de uma Crisântemo
Arte Ilustrativa de uma Crisântemo

Nos velórios, o crisântemo é a flor mais utilizada. Em países como Portugal, Espanha, Alemanha e Holanda são praticamente falta de educação não levá-las quando algum ente querido está sendo sepultado. Elas representam os pêsames.

Mas, olha só que curioso: A milhares de quilômetros de distância, no México, quando alguém é presentado com um crisântemo, significa que a que recebeu está sendo o alvo de um amor muito forte. Aquele que presenteia alguém com esta flor está dizendo que morre de amores por aquela que recebe este presente! É uma declaração explícita de amor, assim como quem recebe um buquê de rosas vermelhas no Brasil.

No nosso país, o Brasil, essas flores possuem o significado fortemente influenciado pela Europa. Aqui, elas são muito utilizadas em funerais. Porém, a grande diferença é que as flores de crisântemo são também utilizadas para presentear alguém que gostamos muito em vida. Suas cores servem também para enfeitar casamentos e festas de gala. Buquês de noiva e cestas também são ótimas referências de enfeite.

Os vitorianos utilizavam esta flor para declarar uma amizade. Ela simbolizava bem-estar e um clima amigável. Era muito desejada para quem queria presentear um amigo, declarando a sua amizade.

Os budistas usam essa flor como um poderoso catalizador Yang. Eles creem que há uma poderosa energia nesta flor. Ela é uma das mais utilizadas pelos budistas.

Significado Das Cores Do Crisântemo

Cada flor possui um significado próprio. Cada cor aqui descrita assume um papel importante para as emoções, sentimentos e traços em geral. Alguns são bem específicos, enquanto outros possuem uma variada gama de desejos:

Amarelo: Fortuna. Todos que a desejam querem mais dinheiro e usam esta flor para prosperar. Além disso, simboliza um amor frágil, que ainda não é maduro. Também fala sobre um amor desdenhado.

Branco: Demonstra lealdade, saúde, honestidade e sinceridade. Todos os sentimentos puros e que denotam algo transparente são relacionados com a flor branca. (Esta é uma prática muito comum em diversas flores com esta cor);

Crisântemos Coloridos
Crisântemos Coloridos

Violeta: Denota o desejo de ficar bem, em paz. Fala sobre um sentimento de tranquilidade com você mesmo;

Vermelho: Assim como acontece com praticamente todas as cores dessa cor, o vermelho — principalmente os tons carmesins — falam sobre uma paixão avassaladora, fulminante. Declaram intensidade no sentimento, paixão desenfreada.

Etimologia

A flor do campo, flor silvestre ou crisântemo recebeu o seu nome pela primeira vez com Carolus Linnaeus. Ele juntou o prefixo grego “Chrys” que significa dourado e o nome “Anthenmom” que, em grego, possui o significado de Flor.

Assim, o nome “Chrysantemum” nasceu. Vê-se que, no seu nascimento, o nome foi dado para significar algo relacionado a fortuna. Porém, muitos não se apegam a este detalhe e atribuem à esta flor diversos outros aspectos. Afinal de contas, a cultura influencia muito nesta parte.

Sua etimologia é um detalhe, não devemos nos apegar a ponto de esquecer todo o resto.

Os fatos interessantes a respeito dessa flor são incríveis. Por mais que poucos possuem a curiosidade de procurar, a maioria das flores possuem significados belos, distintos e incríveis de se saber.

Procure sobre mais flores! Existem muitas outras além do crisântemo com uma bela história por trás.

Você conhece mais alguma? E, o que você descobriu de interessante nesta flor? Sabe de mais alguma outra coisa que não foi citada aqui? Afinal de contas, uma flor dessas deve ter muito mais do que isso! Deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Tempero de Gengibre

Lista Dos Tipos De Gengibre – Espécies Com Nome E Fotos!

Existem diversas plantas e ervas que são mundialmente conhecidas por suas propriedades medicinais e todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *