Home / Plantas / Babosa Benefícios Medicinais: Quais São? Como Tirar Proveito

Babosa Benefícios Medicinais: Quais São? Como Tirar Proveito

Nomes Populares e Origem

Essa planta tão famosa também chama de Aloe Vera, também pode ser chamada de erva babosa, aloe do cabo, ou erva de azebre, também caraguatá, e até caraguatá de jardim. São muito nomes para uma mesma planta.

Ela é uma planta não lenhosa, com bastante suculência e que pode crescer bastante, chegando até 1 metro. Algumas pessoas acreditam que a origem dessa planta possa ser africana.

Babosa Aberta

Curiosidades Sobre a Babosa

Saiba que é uma planta muito antiga, inclusive suas características medicinais já são conhecidas desde muitos anos atrás. Já era cultivada pelos judeus naquela época, inclusive muito utilizada nos corpos após a morte para que não apodrece tão logo e desse uma disfarçada no cheiro. Alguns contam que inclusive o mesmo foi feito com o corpo de Jesus.

Alguns historiadores contam que o segredo de beleza de Cleópatra era a babosa.

Quais São Os Benefícios Medicinais da Babosa?

Usando Babosa na Pele

Saiba que a babosa tem um poder cicatrizante e é capaz de ajudar na cura de diversas reações que acontecem na pele, como por exemplo problemas com acne, feridas abertas, arranhões, cortes, irritações e também picadas de insetos.

Babosa Para Prisão de Ventre

Essa planta possui capacidade laxante, por conta do látex em sua composição. Por esse motivo pessoas com problemas de prisão de ventre e com o intestino constipado pode tirar proveito desse benefício.

Babosa Como Afrodisíaco

A babosa oferece muita energia, por isso pode ser que ajude a acender o fogo nas pessoas.

Babosa Contra o Câncer de Pele

Alguns estudo já apontaram que a babosa possa ter substâncias anti cancerígenas, e algumas pessoas já tiveram bom resultado inclusive curando o câncer de pele utilizando babosa.

Babosa Contra Febre Alta

Em casos de febre alta, experimente fazer compressas com babosa. A babosa consegue equilibrar a temperatura corporal, pois age como um antitérmico.

Os Efeitos da Babosa na Fibra Capilar

A babosa faz maravilhas ao cabelo, protege o fio contra os danos do sol, protege o couro cabeludo contra os raios solares também. Todos os danos naturais que podem vir por conta de ar seco, ventanias, chuvas, oleosidade, a babosa é capaz de reparar todos esses danos.

Babosa Contra Caspa

Se você sofre com problemas de caspa, saiba que a babosa pode tratar seu couro cabeludo. Basta esfregar o gel de babosa diretamente no couro cabeludo, ou pode comprar produtos que utilizem babosa na composição.

Babosa Contra Queda Capilar

Como a babosa consegue tratar os problemas do couro cabeludo, ela pode ajudar na diminuição da queda, dependendo do problema até cessar completamente.

Como Tirar Proveito dos Benefícios do Uso Medicinal da Babosa?

Babosa Contra Queimaduras de Sol

A babosa é muito conhecida por possuir efeito calmante na pele, por isso pode ajudar bastante a tratar queimaduras de sol, inclusive muitos protetores solares já possuem babosa na composição. Outros produtos calmantes pós sol também já são encontrados com babosa nos ingredientes.

Babosa Contra Celulite

É claro que a babosa sozinha não faz milagres, mas se você tiver uma boa alimentação, se exercitar regularmente pode sentir os benefícios da babosa na redução da celulite.

Babosa Contra Gripe

A babosa pode ajudar bastante a tratar resfriados, gripes, e até algumas alergias como rinite e bronquite graças a sua ação antibiótica.

Babosa Para Hidratar a Pele

Saiba que ela é um potente hidratante natural, ajuda inclusive a prevenir o envelhecimento da pele.

Babosa Contra Dores nos Músculos

A babosa é uma excelente anestésico, também um bom anti inflamatório e tem ação cicatrizante. Faça uma compressa no lugar da dor, independente do tipo de dor.

Um Bálsamo Para o Estômago

Se você tem problemas estomacais saiba que a babosa pode acalmar seu estômago e ajudar no trânsito intestinal, age com anti ácido e ajuda no processo digestivo.

Uma Boa Imunidade

A babosa vai melhor a imunidade natural do seu organismo te protegendo de infecções.

Cura Problemas na Boca

A babosa tem o poder de aliviar gengivites, problemas com aftas e problemas na boca me geral.

Babosa Contra o Colesterol

A babosa consegue ajudar a remover a gordura das duas artérias, regulando os níveis no sangue.

Babosa e Pedra nos Rins

A babosa é capaz de ajudar seu organismo a eliminar muitas toxinas, dessa forma ajuda muito os rins.

Babosa no Emagrecimento

Saiba que a babosa pode ser uma auxiliar na hora de emagrecer, mas é preciso que você faça a sua parte com uma boa alimentação e a prática regular e atividades físicas.

Babosa Anti Rugas

Com tantos ativos hidratantes a babosa é capaz de manter a jovialidade da pele por mais tempo, pois quanto mais hidrata a pele, menos sinais.

Pós Depilação

Como ela tem uma ação que alivia irritações, é ótima para ser usada após depilações em geral.

Cicatrizante

Com alto poder cicatrizante a babosa pode secar acnes, cicatrizar rapidamente feridas e ajudar a evitar rugas por conta dessa mesma ação.

Babosa Contra Dor de Cabeça

A babosa pode ser utilizada no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas, se associadas ao óleo essencial de menta podem fazer maravilhas para que você se livre da dor.

Quais São as Contraindicações da Babosa?

Saiba que para utilizar a babosa de forma externa não existem contraindicações, todo mundo pode ter os benefícios. Agora se você já percebeu que é alérgico procure evitar e busque um médico para ver o que é melhor.

Já em forma de suco por exemplo não é aconselhável para crianças, mulheres que amamentam ou gestantes. Pessoas com problemas de hemorróidas, inflamações no útero, problemas no ovário, fissura no ânus, problemas de varizes, problemas de bexiga entre outros.

Não é permitida a venda de produtos para tomar que contenha babosa por conta dos problemas citados acima. Em algumas pessoas reações graves podem acontecer, como diarréia e cólicas. Caso você sentir qualquer sintoma estranho pare imediatamente de consumir e procure atendimento médico.

Veja também

Óleo de Cártamo em Cápsula

Como Age o Óleo de Cártamo no Organismo?

A planta Carthamus Tinctorius L – nativa de regiões secas e áridas da Índia – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *