Home / Natureza / Para que Serve o Chá de Calêndula? Quais os Seus BenefÍcios?

Para que Serve o Chá de Calêndula? Quais os Seus BenefÍcios?

A calêndula é uma planta que possui o nome científico de Calendula officinalis.  Popularmente, ela é conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária. É amplamente utilizada para arranjos e decoração de ambiente. Mas não é sobre essa utilização da calêndula que nós iremos falar, pois além da beleza ela pode ser muito útil devido as suas propriedades terapêuticas. Vamos conhecer essa utilidade da calêndula?

Propriedades Medicinais

A planta é nativa da Europa e Ásia, mas é encontrada em todo mundo. Pode ser utilizada na forma de óleo essencial e mais comumente por meio do chá que pode ser preparado com as suas flores. Mesmo com um gosto um pouco esquisito, esse chá pode trazer muito benefícios para a sua saúde.

Chá de Calêndula

Os relatos destacam que o chá de calêndula traz benefícios em inflamações, problemas causados por bactérias e até mesmo auxiliando o emagrecimento. Suas propriedades antioxidantes, antivirais, bactericidas e anti-inflamatórias são conhecidas no tratamento de cãibras musculares e problemas de pele. As partes usadas da calêndula são: folhas, flores e caules. Essas são as matérias-primas para a produção de pomadas, chá, infusões e banhos. A seguir, confira as inúmeras aplicações da calêndula pela medicina popular:

  • Febre
  • Dor e infecções de garganta
  • Problemas musculares
  • Regulação de ciclo menstrual
  • Hemorragias e infecções fúngicas
  • Varizes, queimaduras, feridas e demais problemas de pele
  • Assaduras

Você deve ter percebido que as utilizações dessa planta são bem versáteis, não é verdade? Pois pode acreditar que ainda existem outras diversas indicações da calêndula! O chá da planta pode auxiliar a manter a pele livre de infecções e com um aspecto saudável. Algumas pessoas destacam que ela também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Chá de Calêndula

Vamos conhecer alguns dos benefícios desse poderoso chá? O primeiro deles é o poder de cicatrização e de cura dos mais variados problemas e infecções de pele. Além de proporcionar um efeito inflamatório, a calêndula alivia as dores causando uma sensação de alívio na área tratada. Os flavonoides presentes na calêndula auxiliam na prevenção de danos na nossa pele. O chá pode ainda prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas e manchas. Já com o seu efeito diurético pode ajudar o organismo a liberar toxinas acumuladas. Isso é extremamente benéfico para evitar o desenvolvimento de doenças renais e urinárias.

Para as mulheres, o chá pode ser usado com mais uma indicação: o alívio de cólicas menstruais e a regulação de hormônios. Alguns estudos destacam que o uso de alguns produtos que possuem a calêndula em sua composição pode auxiliar no processo se cicatrização de úlcera, hemorroidas e feridas. Existem  muitos cremes e pomadas no mercado que possuem a calêndula em sua composição. Entretanto, o chá da planta também pode ser utilizado para amenizar sintomas. A ação  antimicrobianas e antivirais da calêndula podem ser excelentes para auxiliar a assepsia da pele  Alguns produtos bucais também possuem em sua a calêndula em sua composição. Isso acontece porque ela pode beneficiar o tratamento de gengivites e reduzir inflamações orais, assim como evitar cáries, placas bacterianas e manter o hálito saudável.

Chá de Calêndula Para Emagrecer

Não existem estudos que comprovem que o chá de calêndula emagreça. O que de fato acontece é que ele pode beneficiar na digestão e auxiliar na desintoxicação do organismo. Com a facilidade de evacuar proporcionada pelo chá, as pessoas que sofrem com constipação podem notar uma perda de peso. Com tantos benefícios proporcionados pelo chá, que tal aprender a prepará-lo?  Vamos ensinar passo a passo! Confira:

Chá de Calêndula Para Emagrecer

Se possível, separe flores frescas da planta. Isso irá garantir um chá mais gostoso e eficiente. Caso não tenha disponibilidade, pode utilizar as flores secas.

O que você vai precisar:

  • Flores frescas ou secas de calêndula
  • Água
  • Mel (à gosto)
  • Canela (opcional).

Como preparar:

Ferva 250 ml de água e em seguida adicione 2 colheres de chá de flores de calêndula. Se estiver utilizando flores frescas, coloque um punhado como medida. Depois de coar, adicione mel ou adoçante no chá, além de uma pitada de canela. Esses dois ingredientes devem ser adicionados conforme o seu gosto.

É possível fazer também o chá com água fria. Para isso, coloque as flores em um recipiente com água, deixe fechado parcialmente e coloque em exposição na luz do sol por seis horas. O chá pode ser armazenado na geladeira por mais de um dia.

Cuidados Com o Chá de Calêndula

É importante tomar cuidado com alguns possíveis efeitos colaterais do chá de calêndula. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas, interações estomacais, problemas na pele  e desconforto estomacal. Atenção: as grávidas devem evitar tomar chá de calêndula pois ele pode provocar aborto ou alterar o desenvolvimento do bebê. Se você está tomando alguma medicação também é importante ficar atento, já que o chá pode alterar os efeitos de alguns remédios, em especial, aqueles utilizados para tratar insônia, depressão e ansiedade.

Também coloque na lista os medicamentos utilizados para hipertensão e diabetes. Caso perceba algum efeito colateral após consumir o chá de calêndula, suspenda a utilização e procure um médico para informações mais detalhadas. De forma geral, o chá de calêndula não costuma apresentar efeitos colaterais. Sempre lembre que em caso de os sintomas persistirem você deve consultar um médico. O chá de calêndula é uma forma natural de tentar suavizar algumas enfermidades, mas não substitui a utilização de alguns medicamentos. E aí, vai tentar fazer o chá de calêndula na sua casa e experimentar esse poderoso anti-inflamatório natural? Que tal compartilhar com seus amigos os inúmeros benefícios proporcionados por essa planta?

Veja também

Como Fazer Sabão Líquido para Lavar Louca? Detergente Caseiro

Manter a casa limpinha é uma tarefa que demanda dedicação e até mesmo certo investimento. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *