Home / Natureza / História da Águia e Seus Filhotes

História da Águia e Seus Filhotes

As águias são exemplos de vida em praticamente todas as circunstâncias, principalmente como cuidam de seus filhotes. Se agíssemos como as águias muita coisa poderia mudar para melhor, pois esta é uma ave que enxerga longe e em todas as direções.

Como pais e mães, nosso primeiro instinto é proteger os filhos de qualquer coisa ruim. É uma função dos pais orientar, ajudar e cuidar de seus filhos e principalmente de seus medos. Mas não podemos protegê-los de tudo, inclusive dos erros que vão cometer.

Habilidades de Uma Jovem Águia 

As suas habilidades, por mais jovens que sejam, existem e estão presentes para ensiná-los em cada passo dado. Ninguém ensina o ser humano melhor do que as águias nesse sentido.

Pois bem, precisamos ser como essas águias, e tirar os filhotes do marasmo para fazer o que é sua tarefa. Ajudá-los em conquistar seu próprio espaço e se libertarem do medo. Eles sozinhos precisam lutar contra os predadores e ceifadores da vida.

Como as Águias Ensinam seus Filhotes a Voar 

Alçando voo com responsabilidade. A responsabilidade que cada um precisa com sua própria vida e escolha. Toda ação tem uma reação e cada escolha tem uma consequência, muitas vezes dolorosas.

A águia voa alto! É a rainha das alturas. E assim como elas, você foi feito para voar alto, muito alto, e não pode se contentar com voos rasteiros, se contentar com o ponto aonde já chegou!

A águia é uma ave tão grandiosa e corajosa que seus voos são mais baixo que o anterior, ela nunca se contenta com a altura que atingiu, assim, o segundo voo é mais alto que o primeiro, o terceiro, mais alto que o segundo… E nós? Como será que anda nossa capacidade de voar? Acho que a maioria está num ponto estagnado.

 As águias voam como projéteis velocíssimos e em linha reta, nunca em círculos, nem em movimentos sinuosos. Ela é determinada e certeira. Como anda sua determinação nas coisas que busca?

A Determinação da Águia e Seus Resultados

Você é determinado naquilo que busca? Você é resoluto na sua luta pela sua meta e foco? Ou voa em círculos e não sai do lugar?  Cuidado, pois algumas pessoas cometem o erro de nadas em círculos e não sair do lugar; é uma boa forma de se encontrar com o tubarão.

A águia é uma mãe exemplar, faz seus ninhos nas alturas do penhasco para que nenhum predador devore seus filhotes, e traz comida no tempo ideal e no bico, e ai se algum predador se aproximar de seus filhotes, coitado!  

A águia faz o seu ninho com espinhos, mas forra-o com algo macio para não incomodar os filhotes. Porém, um dia chega um momento muito difícil para ela que é mãe, fazer com que seus filhos entendam que têm de voar também, e, principalmente, que não podem ficar dependentes dela para  o resto da vida, pois ela não é eterna. 

As Águias Também Fazem Seus Filhotes Abandonar Sua Zona de Conforto 

Filhote de Harpia Sozinho no Ninho
Filhote de Harpia Sozinho no Ninho

O remédio para isso é ir tirando o conforto do ninho justamente para que eles se sintam incomodados, pois desta forma, ele entenderá que alguns passos dependem apenas deles.

Então, sem hesitar, ela tira todo o forro do ninho para que os espinhos incomodem os filhotes. 

Os filhotes ainda não sabem que têm asas. Eles precisam se descobrir, se tocar, mas ao avistar o abismo lá embaixo, o medo toma conta e eles não saltam. Os espinhos são mais seguros.

Que coisa interessante, a capacidade de voar nasce justamente com o medo de voar! 

Entendam, Nossas Vidas Podem ser Comparadas a de Uma Água 

Continuando nessa comparação entre o ser humano (mesmo que pequeno), um dia você teve de sair do aconchegante ninho de sua casa para ir para sua escola, e de lá não parou mais de ser tocado dos lugares onde estava tão acostumado, dentro dos esquemas! 

Obstáculos, Águias os Superam! 

"Seja uma Águia"
“Seja uma Águia”

A natureza, ou Deus, ou Gaia, faz assim com você quando permite que alguma coisa saia dos conformes, que um ente querido se vá, que alguém te frustre ao sonhar em mudar de emprego… Medo? Eu tenho, o empresário tem, o mergulhador tem, o bombeiro tem. Mas ó medo faz parte, é ele que nos dá força para lutar por algo primordial.

A Quebra do Cordão Umbilical 

Filhote de Águia
Filhote de Águia

E então chega o momento mais difícil para a mamãe águia, ela pega o filhote com o bico e joga-o para baixo para que ele voe… Não, isso não deve te assustar, pois o próprio filhote entende a atitude da mãe e sabe que se ele não conseguir alçar voo, numa velocidade extraordinária ela voa como um projétil e  toma-o sob as asas e devolve- o à segurança do ninho! Mas não se preocupe Última característica da águia que é muito importante e que você precisa saber: a águia é a única ave que enfrenta tempestades! E ela voa de frente, sem vacilar, e se ela perceber que a tempestade realmente está muito forte, ela redobra as forças e voa acima das nuvens de tempestade, na bonança!  Um leão está lá fora; seja o leão!

Fábulas e Comparações Sempre Foram a Base da Civilização Ocidental 

Eu usei essa fábula para inserir um comparativo entre a águia e o ser humano, e ela serve para nos guiar com sua sabedoria e olhos que enxergam o que não é possível enxergar a olho nu.

A maioria de nós aspira sermos úteis, produtivos e grandemente realizados. É uma aspiração importante, na medida em que nos estimula a inovar e utilizar nossa criatividade e por em prática nossas experiências. Cada experiência que você vive, é algo a mais que você coloca em sua bagagem. Com esta ação você constrói inspirações e se lança ao desconhecido, mas esse desconhecido existe em você como algo atávico.

O filhote da águia, como foi citado acima, no aconchego do ninho, não inicia seu primeiro voo espontaneamente. A mamãe águia empurra seus filhotes para a beira do ninho. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a sua vida! O mesmo acontece conosco. Deixamos de desfrutar todas as nossas potencialidades por medo do desconhecido, mas que existem dentro de nós desde os primórdios do tempo: o instinto de sobrevivência.

A Águia e o Homem 

Muitas vezes somos semelhantes aos filhotes de águia, acomodados com nosso conforto, mas deixando de desfrutar todas nossas potencialidades. Precisamos de algo para nos incentivar a sair deste conforto e empreender, buscar grandes alturas e sermos uma fonte de inspiração para outros.

A preguiça, o comodismo e o medo tiram de nós todas as iniciativas. Mas a necessidade, a curiosidade e aspirações do melhor é que nos levam a tentar alçar voos.

Nós Podemos
Nós Podemos

Começamos, e logo vemos e sentimos obstáculos. Ora é uma crítica ora é nossa própria coragem, que desaparece. Então pergunto:

Você está disposto a pagar o preço de novos horizontes e céus, mesmo em dias de grandes tempestades? Está ciente de que o caminho que o conduzirá a grandes vitórias poderá ser coberto de pedras e espinhos, críticas, invejas e outros males humanos?

A experiência o levará a voar até grandes alturas pode ser dolorosa. Possivelmente você terá que enfrentar fortes rajadas de vento e até sofrer sucessivas quedas. Mas enquanto for um filhote, a águia, num voo rasante irá te segurar.

Perdendo o Medo 

Descobrir o novo, buscar metas que nos satisfazem e a direção de novos horizontes pode ser angustiante, inquietante, dramático, cheio de coisas que não conhecemos.

O exercício diário da disciplina física, mental e espiritual é que nos habilitará a, primeiro, aprendermos com nossos erros, e, segundo, prosseguirmos adiante, apesar dos pesares.

Perder o Medo
Perder o Medo

Assim como a águia você pode aprender a voar a alcançar grandes alturas. Mas ações deverão ter início, com disciplina contínua – rumo ao seus objetivos. Comece e não se intimide pelos obstáculos! A águia só para de vigiar seu filhote quando ele está realmente pronto.

Veja também

Ilustração Sobre o Sistema Imunológico

O Que Significa Aparelho Mitótico Reagente?

Você já fez um exame FAN? O nome dele é uma sigla para fator antinuclear, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *