Home / Plantas / Pé de Ameixa: Árvore, Folha, Flor, Raiz, Fruto, Tamanho e Imagens

Pé de Ameixa: Árvore, Folha, Flor, Raiz, Fruto, Tamanho e Imagens

A flora de nosso país é extremamente diversificada, o que faz com que seja extremamente comum encontrarmos diversas espécies de plantas diferentes e, consequentemente, cada vez mais opções de plantas para estudarmos e até mesmo consumirmos, como é o caso das frutas.

A ameixa é uma fruta consumida principalmente nas festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, e costuma ter características bem interessantes quando o assunto é a sua árvore, suas flores, folhas e raízes. Porém, pode não ser tão simples assim encontrar informações sobre essas partes do pé de ameixa pela internet e em livros.

Por esse motivo, vamos neste artigo falar especificamente sobre o pé de ameixa: como é a sua árvore, o seu fruto (no caso a amaixa), sua raíz e até mesmo qual é o tamanho do pé de ameixa. Por isso, continue lendo o texto para saber tudo sobre o assunto!

A Ameixeira (Árvore) E O Fruto

A ameixeira pode ser chamada também de ameixoeira e ameixieira, sendo que o gênero dessa árvore é o Prunus e ela faz parte da família Rosaceae, a mesma família de árvores como a cerejeira e o pessegueiro.

Essa é uma árvore com diversas origens ao redor do mundo, sendo que a sua espécie japonesa (Prunus serrulata) teve origem na China e a sua espécie europeia (Prunus domestica) se originou na Ásia Menor, apesar dos nomes.

O fruto originário da ameixeira é a ameixa, que possui aspecto redondo, uma grande semente interna que deve ser retirada na hora do consumo e diversas variedades, que irão depender da época de produção e da área de cultivo.

Para se ter uma ideia, a variedade de frutos é tão grande que no ano de 1864 mais de 150 espécies diversas de ameixa eram cultivadas ao redor do mundo; logo, estima-se que nos dias atuais esse cultivo seja ainda maior e o número de variedades aumente cada vez mais.

Portanto, a ameixeira é a árvore que origina a ameixa, fruta tão consumida por nós brasileiros, apesar de sua origem principalmente nas mais diversas regiões da Ásia, fator explicado por conta do clima e das características geográficas do continente, propícias para o desenvolvimento do pé de ameixa.

Folha E Flor Do Pé De Ameixa

Já sabemos que o fruto do pé de ameixa é justamente a ameixa, mas o que você sabe exatamente sobre as floras e as folhas presentes nessa árvore? A verdade é que essa informação não é muito divulgada, principalmente porque existem muitas respostas, já que as características das folhas e flores se modificam de acordo com a espécie de ameixa.

Flor Do Pé De Ameixa
Flor Do Pé De Ameixa

Por esse motivo, vamos analisar agora como são as flores e folhas das ameixas de acordo com a espécie. Dessa forma, seu estudo ficará ainda mais detalhado e mais didático, já que dividiremos por categorias.

  • Pé de Ameixa do Velho Mundo: muitas espécies fazem parte dessa classificação e elas se originaram principalmente na Ásia e na Europa, por isso levam esse nome, já que esses continentes são considerados o Velho Mundo junto com a África. As plantas dessa ameixeira costumam possuir folhas nos brotos que possuem curvatura voltada para o interior, e cerca de 1 a 3 flores que ficam juntas.
  • Pé de Ameixa do Novo Mundo: diversas espécies também fazem parte dessa classificação, e é interessante percebermos que a maioria delas é plantada na América, já que esse continente é um dos principais considerados quando falamos o termo Novo Mundo. As plantas dessa ameixeira possuem folhas nos brotos que também possuem curvatura para o interior, mas diferente das variedades do Velho Mundo, possuem de 3 a 5 flores que ficam juntas, logo elas possuem uma quantidade maior de flores.

Quem diria que existiriam tantas informações sobre as folhas e as flores presentes nos pés da ameixa, não é mesmo? É por isso que devemos sempre pesquisar bem os assuntos para termos as informações completas!

Raiz Do Pé De Ameixa

A raiz de uma planta é a parte responsável por dar sustentação de distribuir todos os nutrientes que ela recebe no solo para o resto de sua extensão, por isso é uma parte muito importante de praticamente qualquer planta no mundo, e é claro que o pé de ameixa também faz parte do grupo de plantas que precisam de uma raiz bem resistente.

As mudas de raiz do pé de ameixa costumam ser nuas e expostas, o que faz com que elas precisem ser protegidas com materiais (geralmente umedecidos), mas nunca com água em excesso para que não apodreçam.

Raiz Do Pé De Ameixa
Raiz Do Pé De Ameixa

No caso de fermentação da raiz, é comum o aparecimento de doenças de propagação e o alastramento do número de pragas na plantação. Por isso é bom estar sempre atento ao seu pé de ameixa, para garantir que a raiz está saudável.

Obs: é importante notar que sua planta só estará saudável se a raiz dela também estiver forte e saudável, por isso cuide muito bem e pesquise profundamente como fazer o cultivo correto da raiz do pé de ameixa na terra; já que o substrato e o adubo corretos farão toda a diferença.

Tamanho Do Pé De Ameixa

Pé de Ameixa Amarela
Pé de Ameixa Amarela Amarela

Por fim, a dúvida que resta para quem está pensando em plantar um pé de ameixa mas não sabe se tem espaço suficiente disponível é: afinal, qual o tamanho de um pé de ameixa em fase adulta? Após crescer o máximo possível?

Felizmente, essa é uma pergunta que possui resposta e já foi muito estudada. Infelizmente, provavelmente você não conseguirá manter seu pé de ameixa dentro de um vaso em casa por muito tempo e precisará replantá-lo, já que essa árvore atinge uma altura bem grande.

O pé de ameixa pode medir entre 4 e 7 metros de altura, sendo que seu tronco é liso. Por isso, é muito importante que com o passar do tempo ele seja plantado em um lugar ao ar livre e bem espaçoso.

Você já sabia sobre todas essas informações sobre o pé de ameixa? Alguma te surpreendeu? Contra para a gente!

Quer saber um pouco mais sobre os pés de outras frutas? Leia também: Pé de Pera – Como Cuidar, Cultivo, Raiz, Folhas, Flores, Fruto e Fotos

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *