Home / Plantas / Pêssego Eragil: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Pêssego Eragil: Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

As frutas fazem parte de uma grande porção da alimentação dos brasileiros, principalmente porque as variedades existentes em nosso país são bem grandes quando levamos em consideração a riqueza da flora do Brasil.

Apesar disso, muitas variedades de  frutas ainda não têm muita visibilidade e acabam ficando esquecidas em meio às tradicionais maçã e banana que todoas já conhecem. Por isso, é muito interessante pesquisar sobre outros tipos de frutas que temos em nosso território.

O pêssego é uma fruta muito consumida nas festas de fim de ano, e por isso praticamente todas as pessoas já conhecem essa fruta. Porém, muita gente não conhece uma variedade do pêssego que está se tornando bem famosa: o pêssego eragil.

Caso você seja uma das pessoas que não conhecem essa variedade de pêssego, continue lendo para saber o nome científico da variedade, quantas calorias a fruta possui, como funciona seu cultivo e também quais são os benefícios que você terá ao incluí-la em sua alimentação!

Nome Científico Do Pêssego Eragil

Saber o nome científico de um ser vivo é extremamente importante, principalmente porque enquanto existem vários nomes populares para um mesmo ser vivo, existe apenas um nome científico; apesar disso não parecer tão importante, a existência de um nome científico faz com que os estudos se tornem mais precisos e não abre espaço para confusões com relação aos nomes, já que existe apenas um.

Caso você não saiba, o nome científico de um ser vivo é formado pela junção de seu gênero, que deve ser representado sempre com a primeira letra maiúscula e de sua espécie, que deve ser representada sempre com todas as letras minúsculas. No caso de subespécie, o ser vivo terá 3 nomes, sendo que o terceiro também será completamente minúsculo.

Assim, podemos dizer que o nome científico do pêssego eragil é: Prunus persica, e isso basicamente significa que essa fruta faz parte do gênero Prunus e a sua espécie é conhecida cientificamente como o próprio Prunus persica.

Calorias Do Pêssego Eragil

Apesar de frutas serem alimentos que não possuem muitas calorias e apenas possuírem açúcares saudáveis para o corpo humano (como por exemplo a frutose, uma fonte natural de açúcar excelente para fornecer energia), muitas pessoas ainda podem se questionar com relação a quantas calorias uma fruta em específico pode possuir.

No caso do pêssego, ele tende a possuir um nível um pouco mais alto de calorias do que outras frutas, já que ele tem uma concentração menor de água e ao mesmo tempo costuma ter um sabor mais doce, resultado de uma maior concentração de açúcares e consequente aumento das calorias.

Pé de Pêssego Eragil
Pé de Pêssego Eragil

Por isso, podemos afirmar que o número de calorias presente em um pêssego eragil de 75g (peso médio) é de 40 calorias. É interessante notar que esse pêssego possui cerca de 10 calorias a menos do que o pêssego comum, mas isso também pode ser porque ele costuma pesar menos do que o pêssego comum, que geralmente pesa cerca de 85g.

Portanto, com certeza o pêssego eragil é um alimento muito benéfico para o corpo, já que ele é pobre em calorias, possui açúcares benéficos para proporcionar energia ao nosso corpo e ao mesmo tempo é extremamente saboroso e doce!

Cultivo Do Pêssego Eragil

Caso você tenha gostado dessa variedade e queira saber um pouco mais sobre como cultivá-la, saiba que essa não é uma fruta que exige tantos cuidados, mas é claro que você precisará ter um bom espaço disponível para conseguir plantar seu pessegueiro da melhor maneira possível.

Vamos agora te dar algumas dicas com relação ao cultivo do pêssego eragil, assim você conseguirá entender bem como todo o processo funciona e com certeza terá muito menos dúvidas com o passar do tempo!

  • Época de plantio

A época de plantio do pêssego eragil pode ocorrer duas vezes ao ano em temperaturas opostas entre si; ou seja, o plantio desse pêssego pode ser feito no inverno (junho e julho) e também no verão (dezembro e janeiro); o que o torna uma planta versátil.

  • Solo

O solo perfeito para o pessegueiro do pêssego eragil é profundo, extremamente fértil e com capacidade de drenagem, o que evitará que a raiz acabe apodrecendo por conta do acúmulo de água.

  • Poda

A poda do pessegueiro será feita em diferentes meses do ano de acordo com o clima de onde ele foi plantado. Em locais quentes, ela deve ser feita em junho; em locais frios, ela deve ser feita em julho. Isso porque a poda precisa ser realizada no período de repouso, e ele é diferente de acordo com o clima.

  • Temperatura

A temperatura perfeita para o cultivo do pêssego eragil é bem amena. Mesmo durante o verão, é necessário que a muda passe mais horas no frio do que no calor. Durante o inverno, seria interessante deixar a planta em temperaturas inferiores aos 13°C.

Benefícios Para a Saúde

Benefícios do Pêssego
Benefícios do Pêssego

Com certeza você já quer saber mais sobre quais são os benefícios do pêssego eragil para a saúde, principalmente porque ele possui poucas calorias, não é tão difícil de ser cultivado e é uma variedade bem interessante. Por isso, vamos listar dois benefícios principais para a saúde!

  1. Fonte de fibras: as fibras alimentares são essenciais para absorver a água do organismo e “hidratar” o intestino, trabalhando no funcionamento dele e, consequentemente, na absorção mais profunda dos nutrientes que consumimos. Sem fibras, a tendência é ter o instestino “preso” e uma baixa absorção de nutrientes. O pêssego eragil é uma excelente fonte de fibra, já que se trata de uma fruta;
  2. Fonte de energia: como já dissemos, o pêssego eragil possui açúcares em sua composição, mais especificamente a frutose. A quebra dela irá gerar energia para o corpo e consequentemente você terá energia sem precisar consumir carboidratos muito complexos para o seu corpo. Portanto, o pêssego eragil é uma fonte saudável de carboidratos.

Agora que você já tem todas as informações chegou a hora de por a mão na massa e plantar o seu pêssego eragil!

Quer saber um pouco mais sobre pêssegos e não sabe onde procurar por informações? Leia também: Pêssego Ouro Mel – Calorias, Benefícios, Nome Científico e Fotos

Veja também

Dália Peony-Florescido

Dálias Peony-Florescido: Características, Nome Científico E Fotos

As Dálias são flores surpreendentes, as inúmeras possibilidades de cores tamanhos e formatos são o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *