Home / Plantas / Flor Ave do Paraíso: Como Plantar, Cultivar, Fazer Mudas e Cuidados

Flor Ave do Paraíso: Como Plantar, Cultivar, Fazer Mudas e Cuidados

Você provavelmente já viu uma flor ave do paraíso. Ela é nativa de qual região? é difícil de cultivar? leia este artigo e descubra.

A flor ave do paraíso ou estrelícia (Strelitzia reginae) possui uma beleza incomparável, sendo popular e muito apreciada ao redor do mundo. A planta é uma das mais espetaculares que podem ser cultivadas em ambientes fechados, debaixo de certas condições favoráveis.

Flor Ave do Paraíso: Características

A Strelitzia reginae é uma das plantas perenes mais populares em todo o mundo. Ela floresce por longos períodos e apresenta vívidas flores alaranjadas e roxas, sendo ideal para o plantio no solo e em vaso. Os caules podem originar de 4 a 6 flores que emergem em uma espata, apresentando sépalas laranjas e pétalas roxas.

Chegando à sua altura máxima (que pode passar de 1,80 de altura), a planta produz uma bainha lateral dura chamada espata. Isso forma o “bico” da flor e é forte o suficiente para suportar o peso de vários pássaros ao mesmo tempo. Uma curiosidade é que os brotos da planta se assemelham à cabeça de um pássaro.

Quando a flor ave do paraíso floresce, três sépalas e três pétalas se destacam da espata. As folhas, espessas e largas, mantém uma coloração vívida ao longo do tempo. Já as flores nascem, murcham e dão lugar a outras. A planta também dá origem a uma cápsula dura que se solta no verão. Dentro dela, há sementes redondas de cor preta ou marrom com um arilo amarelo.

A Strelitzia reginae é nativa da costa leste da África do Sul, desde Humansdorp até o norte de KwaZulu-Natal, ocorrendo em regiões de mata costeira. Ela geralmente cresce debaixo de sol pleno, mas também pode viver na sombra.

Flor Ave do Paraíso: Curiosidades

  • A Strelitzia reginae não corre risco de extinção;
  • Stelitzia” é uma homenagem à rainha Charlotte, esposa de George III, da casa de Mecklenburg-Strelitz. Já “reginae” vem do latim e significa “da rainha”;
  • S. reginae é uma das cinco espécies de Strelitzia presentes no sul da África. As outras quatro são S. alba, S. juncea, S. nicolai e S. caudata;
  • As abelhas são uma presença constante quando a espata está em flor. Já certas espécies de pássaros podem ter função polinizadora, mas isso ainda precisa ser comprovado;
  • É fato que os pássaros se alimentam da planta e cumprem o papel de dispersar a semente;
  • A população de algumas regiões africanas utiliza a flor ave do paraíso para tratar glândulas inflamadas e doenças venéreas, além da planta ser amplamente utilizada no paisagismo.

Flor Ave do Paraíso: Como Cultivar

A Strelitzia reginae pode se propagar a partir de sementes ou por divisão. Quando cultivada a partir de sementes, a planta recém-formada levará até três anos para começar a florescer. Quando cultivada por divisão, o processo interrompe o ciclo de crescimento da planta-mãe, a qual fica um ano sem florescer.

Um bom solo para cultivar a flor ave do paraíso deve incluir barro, areia, compostos orgânicos, farinha de ossos e fertilizantes. Além disso, as plantas devem ser nutridas em alguns períodos do ano com fertilizantes, farinha de ossos e compostos orgânicos. Esses nutrientes devem ser espalhados e regados.

Depois que as sementes germinam, é importante plantar as mudas em um meio fértil bem drenado e verificar se elas se adaptam a ficar debaixo de sol pleno.

Strelitzia Reginae
Strelitzia Reginae

É recomendado replantar ou transplantar a flor ave do paraíso no outono, para que ela concentre sua energia em se recuperar e se estabelecer, não em florescer. As plantas maduras normalmente florescem devido ao estresse quando são divididas ou transplantadas, sendo esse um impressionante mecanismo de sobrevivência.

A planta Foi introduzida pela primeira vez na Europa em 1773 e tornou-se um ornamento comum em locais que apresentam clima quente o ano todo.

Se a Strelitzia reginae receber os cuidados adequados, a floração ocorre várias vezes ao ano. Essa é uma planta de vida longa que pode levar até três anos para começar a produzir flores.

Em alguns exemplares da planta, desenvolvem-se listras vermelho-vinho ao longo das bordas das folhas. Essa é uma ocorrência aleatória, atingindo apenas algumas folhas de uma planta, enquanto as outras ficam normais.

Flor Ave do Paraíso na Primavera
Flor Ave do Paraíso na Primavera

Uma vez iniciada a floração no início da primavera, cada planta produz até seis flores que possuem vida longa. Quando a flor ave do paraíso recebe os devidos cuidados, a floração pode ser contínua desde o início da primavera até o início do outono. Essa não é uma planta difícil de cuidar, não sendo preciso muito mais do que luz e água nas medidas certas para que ela floresça.

A Strelitzia reginae é levemente tóxica para gatos e cães. No entanto, para causar danos seria preciso consumir uma grande quantidade da planta.

Flor Ave do Paraíso: Cuidados

A flor ave do paraíso precisa de temperaturas moderadas. A planta pode tolerar até 13 ºC, mas prefere ambientes na faixa de 21 a 32 ºC. As instruções relativas aos cuidados com a planta podem variar de acordo com o ambiente em que ela está.

A planta precisa de luz solar intensa, porém indireta, durante todo o ano. Note que muita luz solar direta prejudicará as flores. Em ambientes com temperatura acima de 21 ºC, a Strelitzia reginae precisa ser transferida para espaços que ofereçam sombra parcial, a fim de evitar queimaduras nas flores.

Flor Ave do Paraíso no Verão
Flor Ave do Paraíso no Verão

Durante os meses de verão, o solo deve ser mantido úmido através de regas regulares. Já durante o outono e o inverno, é preciso esperar o solo ficar seco para regar. Caso a planta fique em vasos com pratos em baixo, nunca permita que a água se acumule ali.

A Strelitzia reginae se adapta a diferentes tipos de solo. Ela deve receber fertilizantes regularmente nos meses da primavera e verão. Já durante o outono e inverno, fertilize uma vez por mês.

Ao final do inverno, verifique as raízes da planta. Se elas estiverem apertadas no vaso, transfira a flor ave do paraíso para um recipiente maior. Cuidado para não ferir a espata durante o processo.

Flor Ave do Paraíso em Vários Solos
Flor Ave do Paraíso em Vários Solos

Dentro de casa, a planta aprecia a umidade normal do ar. Durante os meses de inverno, você pode borrifar as folhas para evitar que elas fiquem muito secas.

Gostou do artigo? continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *