Home / Plantas / Como se Toma a Água de Berinjela? Passo a Passo Como Fazer

Como se Toma a Água de Berinjela? Passo a Passo Como Fazer

A berinjela é um legume muito saboroso, com poucas calorias e muitos benefícios para a nossa saúde. Uma dieta saudável precisa ter a berinjela como um dos componentes. Esse legume é dos principais ingredientes usados na culinária brasileira. É um alimento muito versátil, combinando muito bem em diversos pratos diferentes.

A água de berinjela é muito conhecida, devido a sua fama de contribuir para o emagrecimento. No post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto, aprender como se toma a água de berinjela, o passo a passo de como fazer e os principais benefícios desse legume tão famoso. Confira abaixo!

Como se Toma a Água de Berinjela

Como se toma a água de berinjela: a recomendação é tomar, pelo menos, um copo da água de berinjela todos os dias de manhã e em jejum. O restante da água pode ser tomado no decorrer do dia. Isso deve ser feito durante toda a semana.

A berinjela crua possui saponina, que age como uma espécie de detergente natural que se conecta às gorduras e impede que o organismo as absorva.

Passo a Passo de Como Fazer Água de Berinjela

Confira abaixo três receitas bem simples de como preparar a água de berinjela:

1 – Água de berinjela simples

Água de Berinjela Simples
Água de Berinjela Simples

Ingredientes:

  • 1 berinjela média com a casca
  • 1 litro de água filtrada

Modo de preparo:

Lave bem a berinjela com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio. Corte-a em pedaços bem pequenos e coloque em uma jarra juntamente com a água. Deixe na geladeira durante toda a noite, para que as fibras se desprendam e libere as suas propriedades. É preciso retirar os pedaços de berinjela antes e tomar a água.

2 – Água de berinjela com gengibre

Água de Berinjela com Gengibre
Água de Berinjela com Gengibre

Ingredientes:

  • 1 berinjela média com a casca
  • 1 litro de água
  • 2 pedaços pequenos de gengibre
  • Cubos de gelo

Modo de preparo:

Depois de higienizar bem a berinjela, corte-a em quadradinhos ou em rodelas e coloque tudo dentro de uma jarra com água. Acrescente os pedaços de gengibre e deixe na geladeira por toda a noite.

O gengibre é muito bom em dietas de perda de peso, pois é um alimento termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo e promove uma maior queima de calorias.

3 – Receita de água de berinjela com limão

Água de Berinjela com Limão
Água de Berinjela com Limão

Ingredientes:

  • 1 berinjela média com a casca
  • Suco de 1 limão médio
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Lavar bem a berinjela, cortar em pedaços pequenos e colocar em uma jarra com água. Adicionar o suco de limão e deixar na geladeira por toda a noite.

Água de Berinjela Emagrece Mesmo?

A água de berinjela, aliada a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas regulares, pode ajudar na perda de peso, por causa da concentração de fibras.

Quanto à eficácia da água de berinjela, apesar de não existir comprovação científica, ela tem sido usada como um tratamento alternativo para baixar o colesterol também.

Benefícios da Berinjela

A berinjela é rica em fibras solúveis e insolúveis, que são essenciais em nosso organismo e no bom funcionamento do nosso intestino. As fibras insolúveis estão presentes em maior quantidade na berinjela crua. Como elas são eliminadas do estômago mais lentamente, aumentam a sensação de saciedade.

No caso das fibras solúveis, elas são liberadas da berinjela quando esta fica de molho. No organismo, elas se tornam uma espécie de gel, que tem a capacidade de absorver e eliminar a gordura.

Benefícios da Berinjela
Benefícios da Berinjela

Confira abaixo alguns dos principais benefícios que a berinjela oferece ao nosso organismo:

  • Antioxidante poderoso: a berinjela é uma fonte rica em compostos fenólicos. Eles atuam no organismo como antioxidantes, protegendo-o contra a ação dos radicais livres e do envelhecimento precoce. E a berinjela também possui ácido clorogênico em sua composição, que também age contra os radicais livres.
  • Reduz o colesterol: a berinjela ajuda a diminuir o colesterol de forma natural, pois ela é rica em fibras solúveis, como é o caso da pectina, por exemplo. Essa substância contribui para a manutenção das funções intestinais, além de reduzir a velocidade com que a glicose (açúcar) e gorduras entram no sangue. Sem contar que a berinjela também possui saponina, que age ligando a gordura e impedindo que esta seja absorvida.
  • Fonte de fibras: como dissemos, a berinjela é fonte de fibras, o que contribui muito para o bom funcionamento do intestino e para aumentar a saciedade.
  • Contribui para a perda de peso: a berinjela possui pouquíssimas calorias. Por isso, é uma ótima ideia adicioná-la em uma dieta para emagrecer. Além do mais, por ser uma fonte rica em fibras, ela contribui para desinchar a barriga, evitando a sensação de “estufamento”. E o principal: as fibras aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos.
  • Faz bem para o cérebro: devido à ação dos antioxidantes, que atuam na proteção das membranas celulares do cérebro.
  • Faz bem para diabéticos: pobre em gordura e rica em fibras, que devem estar presentes na alimentação dos diabéticos.
  • Fonte de vitaminas do complexo B: a berinjela é fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso central, para a função hepática, para o equilíbrio hormonal e para a produção de energia também.
  • Contribui para a saúde cardiovascular: a berinjela é fonte de muitos nutrientes importantes para a saúde do coração como, por exemplo: vitamina C, vitamina B6, potássio, fibras e fitonutrientes.
  • Fonte de magnésio, cálcio e potássio: fundamentais para o om funcionamento do nosso organismo, agindo na construção e na manutenção dos ossos e melhorando a contração muscular.
  • Pode atuar na prevenção de vários tipos de câncer: a casca da berinjela possui Nasunin, um antioxidante muito potente que estimula a formação de novos vasos, além de contribuir para a melhora no suprimento sanguíneo, prevenindo contra vários tipos de câncer.
  • Fortalece o sistema imunológico: pois é rica em vitamina C.
  • Fonte de vitamina A: berinjela faz bem para os cabelos, para as unhas, para a pele e para os olhos.

Além de todos esses benefícios, a berinjela também ajuda a controlar a hipertensão arterial, tem ação anti-inflamatória e diurética, e muito mais.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *