Home / Plantas / Quantas E Quais São As Etapas De Produção Do Açúcar?

Quantas E Quais São As Etapas De Produção Do Açúcar?

Algumas coisas estão tão presentes no nosso dia-a-dia que nós já nos acostumamos com elas, mas se fossemos indagados sobre a procedência delas não teríamos o mínimo de ideia sobre como são produzidas.

Você consome açúcar? Essa iguaria está presente em praticamente todos os alimentos e até mesmo naqueles que são naturais como é caso das frutas! Quer saber como a açúcar que está bem aí na sua prateleira chegou até você? Basta permanecer aqui comigo nesta breve e interessante matéria!

Produção do Açúcar: Quantas e Quais Etapas São Necessárias?

É óbvio que não existe um “pé de açúcar” em que você o retira da terra e colhe colocando-o em um saquinho e disponibilizando-o para mercados e mercearias. Este ingrediente imprescindível na culinária passa por inúmeros processos até chegar ao estado final que conhecemos.

Você gosta de Cana-de-açúcar? Não seja engraçadinho(a), não fique pensando que estou falando de cachaça e outros derivados desta planta, me refiro a ela pura e simplesmente natural. Saiba que a doce açúcar vem dela. Eu particularmente não gosto de Cana, o sabor não me atrai nem um pouquinho! Você gosta?

Sem mais delongas vamos as etapas, não se esqueça que falarei sobre três tipos de açúcar diferente, portanto, serão 3 tipos de procedimentos também diferentes:

A primeira fase para a produção do açúcar é preparar a Cana-de-açúcar, assim, ela passa por uma lavagem, em seguida é picada, e, por fim, desfibrada. Talvez você esteja se perguntando: Para que tudo isso? Tal processo é necessário para que depois a Cana seja encaminhada para os trituradores e, assim, o seu caldo possa ser extraído!

Agora já com o caldo totalmente colhido, este passa por uma peneiração que retira todas as impurezas que estiverem nele deixando-o pronto para ser encaminhado para a tão almejada produção do açúcar. Agora sim tudo vai começar a tomar forma!

Chegou o momento da Purificação! Calma, não estou me referindo a nenhum ritual ocultista de sacrifício, esta é mais uma das fases na produção do nosso importante açúcar, nesta parte aquele caldo outrora colhido agora passa por um procedimento visando a sua clarificação. Lembre-se de que a máquina que realiza este trabalho chama-se separador e o processo chama-se Purificação!

Lembra daqueles xaropes que a sua vó sempre tinha em casa e que ela jurava que podiam fazer milagres como curar desde a uma simples dor de cabeça até uma perfuração feita por faca? Veja o próximo parágrafo e vai saber o porquê estou lhe perguntando isso!

Produção do Açúcar
Produção do Açúcar

O próximo passo que precisamos dar para a produção do nosso delicioso açúcar é o da Evaporação e Cristalização, aqui o foco é pegar aquele caldo que foi extraído da Cana-de-açúcar e transformá-lo num xarope, mas não como aqueles medicinais que a sua vó tem.

Depois que o xarope está pronto ele é misturado com mel e cristais, assim, cada vez mais vamos chegando mais próximos do resultado final.

Por fim, temos o processo de Centrifugação e Secagem, sabe aqueles cristais que eu acabei de dizer que são misturados ao mel? Agora eles serão separados e todo este processo é feito em maquinas centrifugas, elas são usadas especialmente para separar estas substâncias!

Fico imaginando como é cansativo e monótono acompanhar todos os procedimentos necessários para a produção do famoso açúcar, ainda bem que existem diversos tipos de maquinário responsáveis por executar as tarefas necessárias, até porque fazer tudo isso a mão seria algo quase que impossível, isso se já não for.

Se você pensa que já acabou está redondamente enganado, depois de todo este longo trajeto o açúcar ainda permanece úmido e precisa passar por um procedimento de secagem para deixá-lo prontinho para o consumo. Sabe o Açúcar Cristal? É assim que ele é produzido!

E aí, quer saber como é fabricado o curioso Açúcar Light? Então continue lendo esta matéria!

Produção do Açúcar Light

Açúcar Light da Marca Magro
Açúcar Light da Marca Magro

Saiba que o Açúcar Cristal é a base para todos os outros processos, através dele originam-se os outros açucares.

Aqui não precisamos mais da Cana-de-açúcar, já temos o Açúcar Cristal em mãos e basta apenas dissolvê-lo em água, é isso que as fabricas fazem no início do processo e ele se chama Purificação, igual ao do Açúcar Cristal, nele o propósito e produzir uma espécie de calda que será usada na fase posterior.

Nossa calda anteriormente produzida agora será aquecida e encaminhada para umas maquinas chamadas de batedeiras, elas possuem a função de transformá-la em uma massa quentinha e úmida.

Chegou o momento da Secagem e Resfriamento! Agora a massa de açúcar será submetida a uma temperatura que oscila entre frio e quente.

Chamada de Peneiração, esta fase já possui o açúcar quase pronto, mas ainda é preciso peneirá-lo para que os cristais dele possam tomar forma e chegar mais próximos do produto final.

Na última fase ocorre a mistura do açúcar que acabou ficando refinado, agora o foco é uni-lo com uma substância chamada de Sucralose, tudo isso ocorre numa máquina resfriadora.

A Fabricação do Famoso Açúcar Refinado

Açúcar Refinado da Marca União
Açúcar Refinado da Marca União

Mais uma vez você vai me ver dizer que o Açúcar Cristal passa por um processo de Purificação, nada mudou, o propósito é o mesmo, dissolver o açúcar em água e transformá-lo em calda.

O processo das batedeiras se repete novamente, o objetivo é a transformação do açúcar naquela massa branca que aos poucos irá ganhar a forma final do açúcar refinado que conhecemos.

Não sei se percebeu, mas os procedimentos são idênticos, porém, algumas fases se diferem um pouco e claro que o produto final é totalmente diverso.

Bom, e aí, aprendeu como fabricar o seu próprio açúcar? Brincadeirinha, fazê-lo em casa é praticamente impossível, pois precisa de maquinários e instalações específicas para a produção deste produto!

Já que o assunto é açúcar, não posso deixar de te alertar sobre os perigos desta iguaria, ela é a responsável pelos inúmeros casos de diabetes e também por muitas mortes, sempre procure cuidar da sua saúde, ou então vai ter problemas.

Muito obrigado pela visita e até a próxima!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *