Home / Plantas / Clúsia Flor Vermelha: Curiosidades, Habitat, Podar e Fotos

Clúsia Flor Vermelha: Curiosidades, Habitat, Podar e Fotos

A clúsia é uma planta muito usada nas composições paisagísticas. Pode ser conhecida também como abaneiro e possui o nome científico de Clusia fluminensis. Pode ser encontrada no litoral brasileiro e precisa de alguns cuidados muito específicos para se desenvolver. Em uma de suas espécies pode apresentar um flor muito diferente que possui detalhes avermelhados. Vamos conhecer como cultivar a clúsia? É só continuar acompanhando nosso artigo!

Essa planta pode alcançar mais de cinco metros de altura, portanto, é necessário realizar a poda para que ela se desenvolva bem. Suas folhas possuem um formato muito apreciado e podem ser utilizadas em cercas vivas e arranjos dos mais variados tipos.

Mas o que mais chama atenção na clúsia é sua flor. Delicadas, são um verdadeiro presente para os nossos olhos. Uma de suas espécies mais conhecidas apresenta-se na cor branca com um detalhe em vermelho no centro e é amplamente usada no paisagismo. Ela é conhecida como Clusia rósea.  Crescendo em forma de arbusto, a planta apresenta suas primeiras flores no verão e na primavera.

A origem da clúsia aconteceu na Costa Rica, Panamá e demais regiões próximas a esses países. Com a ajuda os pássaros, que levam as sementes para outros locais, a planta foi se propagando por diversas regiões do mundo.  Os frutos aparecem logo após a floração e não são próprios para o consumo humano.

Como Cultivar a Clúsia

Esse vegetal pode ser cultivado até mesmo em um vaso e é necessário que o solo esteja rico em matéria orgânica para que ela pode se desenvolver bem. Além disso, é importante caprichar na umidade da terra já que a clúsia gosta de ambientes mais molhados.

Para plantar a clúsia cave um buraco maior que a muda e coloque um composto feito de adubo animal tanto na cavidade,  quanto para preencher os lados.

Lembre-se de regar sempre nos primeiros dias e diminua a frequência à medida que planta for se adaptando ao novo local. Não esqueça que a clúsia precisa de solo úmido para e desenvolver e florescer.

Clúsia Características

Caso esteja pensando em plantar a clúsia em vasos, faça a opção por aqueles mais resistentes, uma vez que suas raízes são densas e costumam quebrar vasos mais frágeis. Ah, não se esqueça de preencher o fundo com areia e cascalho para auxiliar o processo de drenagem, ok?

A planta precisa receber sol ou ficar à meia-sombra. Locais que possuem temperaturas muito baixas não são indicados para o cultivo da clúsia.Uma dica importante é deixar o substrato bem úmido antes de realizar a adubação para que todas as partes do vegetal recebam os nutrientes necessários para um pleno desenvolvimento.

Curiosidades Sobre a Clúsia

Separamos algumas curiosidades sobre essa planta:

  • Algumas pessoas confundem a clúsia com plantas suculentas. Entretanto, ela não pertence a essa espécie de planta e diferente das suculentas costuma crescer muito. Daí, a necessidade de podas regulares.
  • Uma das variações da clúsia apresenta folhas com pequenas manchas em amarelo.
  • A clúsia gosta de climas úmidos e tropicais. Ou seja, ela é perfeita para ser cultivada em nosso país. Como não sofre nenhum abalo por conta da maresia é uma excelente opção para regiões litorâneas
  • Essa planta precisa de novas adubações todos os meses e as podas são essenciais para o seu desenvolvimento. A clúsia cresce com muita rapidez e precisa de atenção na hora de ser cultivada.
  • São plantas resistentes às pragas pois suas folhas são ricas em uma substância chamada tanino, que afasta que outras plantas oportunistas acabem aderindo na clúsia e levando todos os seus nutrientes.
  • São plantas que atraem muito insetos como as abelhas por conta das suas lindas flores. Além do colorido da planta você também terá muitas outras “visitas” em seu jardim.
  • É uma espécie dióica. Mas o que isso significa? Significa que possui separadamente plantas que são femininas e outras que são masculinas.
  • São amplamente encontradas nos litorais dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Não costumam perder as suas folhas e, portanto, são consideradas perenes.
  • Caso more em regiões frias, procure proteger a clúsia de ventos e geadas. Eles podem ser prejudiciais para planta. A floração da planta geralmente acontece no outono.

Outras Informações Sobre a Clúsia

Uma forma muito fácil de plantar a clúsia no seu jardim é realizar estacas. Separe uma parte da planta e plante-a. Em algumas semanas já é possível que o novo galho esteja criando raízes e dando origem a uma nova muda. Lembre que a adubação e as regas devem ser rigorosamente executadas.

Ficha Técnica da Clúsia de Flor Vermelha

Nome Científico: Clusia rosea Jacq

Pode ser conhecida popularmente como: mata-palo, abaneiro e clúsia rosa.

Encontrada inicialmente nos seguintes países: Costa Rica, Panamá e Nicarágua.

Clima: Tropical úmido.

Outros detalhes sobre a planta: possuem frutos muito apreciados pelos pássaros. Possuem folhas em formato de gota que podem ser amplamente utilizadas em arranjos. São plantas que crescem muito e podem chegar até seis metros de altura.

Origem: países da América.

Família: Clusiaceae.

E você? Gostou dessa espécie de planta? Que tal incluir a clúsia no seu jardim? Com o cultivo fácil ela se adapta muito bem no clima do Brasil. Além disso, você poderá ter em casa lindas e coloridas flores!

Clusia Rosea Jacq

Encerramos por aqui, mas deixamos o espaço aberto para seu comentário ou dúvida sobre a clúsia. Compartilhe as informações dessa planta com os seus amigos e não deixe de acompanhar novos artigos aqui no Mundo Ecologia.

 

 

 

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *