Home / Plantas / Para Que Serve o Manacá? Quais Seus Benefícios?

Para Que Serve o Manacá? Quais Seus Benefícios?

Manacá (Tibouchina mutabilis), é uma planta medicinal, que possui vários benefícios para nossa saúde. Essa espécie é originária da Mata Atlântica. Nesse artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta, seus benefícios e muito mais. Continue lendo e confira tudo aqui.

Quais São as Propriedades do Manacá?

Tratar-se de uma planta medicinal, que pode ser usada em tratamentos fitoterápicos. O manacá é uma planta que age como purgativo, diurético, emenagogo, antivenéreo, antissifilítico e antirreumático.

Principais Características do Manacá

O manacá é uma árvore de 6 a 12 m de altura, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro.

A época de florescimento vai de novembro a fevereiro, e a frutificação de fevereiro a março. Essa planta também é conhecida como: Manacá-da-Serra, jacatirão e flor-da-quaresma, mercúrio-vegetal, jeratacá, jeratacaca, cangambá, caá-gamba, eratataca e managá.

Durante o período da frutificação, ao balançar um ramo do manacá, as suas pequeninas sementes caem da árvore, como se fossem grãos de areia, numa espécie de chuva bem fina.

Quem olha para essa simples árvore, nem imagina quantos benefícios ela pode oferecer, e as enfermidades que ela pode curar.

Já percebeu que nossos ancestrais sempre preferem plantas para curar enfermidades, seja ela qual for? Sempre foi muito comum usar aquilo que a natureza pode oferecer.

Tem muitas pessoas que não acreditam nos “poderes” dos remédios caseiros. Mas vale lembrar que muitos remédios são extremamente eficazes, e que há muitos relatos de cura com eles.

Confira abaixo alguns dos problemas que podemos tratar com o manacá:

  • Cólicas menstruais;
  • Gripes e resfriados;
  • Doenças venéreas;
  • Febre;
  • Dores;
  • Câimbras;
  • Afecções inflamatórias;
  • Reumatismo,
  • Artrites.

O manacá age no organismo como um tônico, e também como depurativo do sistema linfático.

Um fato muito importante é que, mesmo sendo uma planta de livre acesso, e oriunda da nossa própria natureza, é necessário orientação médica antes de consumir o chá.

Para o seu preparo, utilize água fria na quantidade desejada e acrescente um punhado de raízes da planta. Logo após, leve ao fogo, deixando ferver, em média, de 10 minutos. Retire do fogo e tampe. Logo depois, é só coar e ingerir uma quantidade indicada pelo médico. Caso precise adoçar, use mel.

Por mais que seja uma planta natural, ela pode causar efeitos colaterais, por isso é sempre bom uma orientação médica antes de ingerir. Seus principais efeitos colaterais são: aumento de evacuações e diarreias pastosas.

Podendo também sofrer com aumento da coagulação sanguínea. Quando ingerida uma alta quantidade, pode causar salivação excessiva, vertigem, anestesia geral, paralisia parcial da face, edema da língua e visão embaçada.

Se algum desses sintomas acontecer, é preciso procurar uma ajuda médica, para fazer a desintoxicação do chá em seu organismo.

O Manacá fica localizado no Cerrado Brasileiro, Mais especificamente no Mato Grosso, Goiás, e também Minas Gerais e na Bahia.

Como citamos acima, ela é uma planta que atua em tratamentos fitoterápicos. Os principais nutrientes que fazem dela uma planta fitoquímica são: fenóis, taninos, cumarinas, flavonoides, triterpenos/esteróis, antraquinonas e antocianinas nas folhas; e alcaloides, cumarinas, amido e saponinas nas raízes.

O manacá também possui propriedades anti-inflamatórias. Os principais nutrientes são:  ansiolítica, hepática, reumática, analgésica, estimulante, estomacal, antiulcerogênica (combate úlceras) e antimicrobiana.

Apesar de o Manacá ser uma planta medicinal. É preciso cuidado ao consumi-la. Pois, no mesmo momento, ela também pode ser fatal!

O manacá também é uma bela planta, sendo uma ótima opção para ajudar na ornamentação do seu jardim. É uma planta muito bela. Além do mais, essa planta não

O fruto da árvore Manacá é uma cápsula semilenhosa que possui muitas sementes. Suas flores são inicialmente brancas. Depois, mudam para um tom roxo.

O manacá possui folhas rígidas. E, à medida com que as suas flores vão envelhecendo, elas vão mudando de tonalidade, passando do branco para o roxo. E para o rosa. O único problema é que as flores do manacá duram muito pouco. Apenas 3 dias.

Os manacás, quando está em meio ao verde da mata, mais se parecem com um lindo buquê natural, e gigante.

Cultivo do Manacá

Para ter uma árvore saudável, é necessário fazer covas bem espaçosas, com substrato solto, e enriquecido com bastante matéria orgânica.

Duas coisas que essa planta mais precisa para seu bom cultivo são: umidade e uma cobertura ao redor do caule.

Ela também ser cultivada em vasos. Portanto, deve-se controlar muito bem a umidade, mantendo o substrato sempre úmido, mas sem encharcamentos.

Aceita bem os climas tropical, o equatorial e o subtropical, originalmente do Brasil e de alguns países da América do Sul.

Manacá Cultivado no Jardim
Manacá Cultivado no Jardim

Essa poderosa árvore pode medir entre: 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros. Ou seja, o seu tamanho pode variar muito.

No caso do plantio de mudas, a produção exige cuidados. Porém, o cultivo também não é difícil. E a colheita dos frutos precisa acontecer entre os meses de fevereiro e de março. Pois, nessa época, eles começam a cair de forma espontânea.

Os frutinhos devem ser separados com muito cuidado dos pedúnculos, e o local deve ser mantido seco e bem protegido da luz solar direta durante alguns dias.

Você pode macerar os frutos na água para que as sementes sejam liberadas. Elas são muito pequenas. Menores do que a cabeça de um alfinete. Depois, filtre e deixe os frutos e a massa das sementes secando no sol.

Já a semeadura precisa ser feita nos canteiros em sol pleno, cobrindo sementes levemente com a terra peneirada. Em seguida, deve-se regar com bastante água. Mas com muito cuidado, para que não sejam feitos buracos na terra.

Após algumas semanas, acontecerá a germinação das sementes. As mudas precisam ser replantadas quando alcançarem 5 cm, em saquinhos individuais.

O manacá também recebe o nome de manacá-do-cheiro, por ser uma planta muito perfumada.

Manacá é uma planta bem resistente à luz solar direta. Por isso, é uma ótima opção para o reflorestamento das áreas de preservação, ainda que não seja uma espécie que se desenvolve muito rapidamente. Ela costuma crescer em torno de 2,5 metros a cada 2 anos.

A madeira do manacá também possui utilidade. Apesar de não ser uma madeira considerada de boa qualidade, ela pode ser usada na construção covil, para a confecção de esteios, caibros, vigas e postes.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *