Home / Plantas / Quais São os Tipos de Banana?

Quais São os Tipos de Banana?

Acho que não existe fruta mais brasileira que a banana, não é verdade? O nosso país é rico nelas e com tamanha diversidade é comum que a gente se confunda e tenha até dificuldades de reconhecer quando vamos ao supermercado. Para te ajudar, hoje vamos falar um pouco mais sobre essa diversidade e te ajudar a identificar cada tipo.

Caso você não saiba o nome científico dessa fruta é Musa. Existem cerca de 1000 tipos de banana em todo planeta, algumas são cultivadas outras nascem espontaneamente na natureza. Podem ser encontradas em muitos tamanhos, tem bananas pequenas como a banana ouro, que é a menor de todas, não passando de 10 cm e nem pesam mais de 50g. Mas também temos variedades bem grandes como Musa ingens um nome em latim que se traduz bananeira enorme, essa é a maior banana do mundo, essa não é encontrada no Brasil e pesa mais de 1Kg.

Acredita que essa é a fruta mais velha do mundo, embora não tenha nenhuma comprovação científica é bem provável que seja. Aliás, é originária do Sueste da Ásia.

Bananas no Supermercado
Bananas no Supermercado

Registros contam que a fruta entrou na Europa no século I a.C. e foram introduzidas pelo povo romano. No nosso país alguns dizem que já estavam aqui antes da chegada dos portugueses, outros acreditam que foram trazidos por eles. De qualquer forma eles se deram muito bem por aqui, tudo parece perfeito para o cultivo das bananas, aliás nós gostamos tanto dessa fruta que somos o país que mais consome,são 27 Kg de bananas em apenas 365 dias, o número é muito maior que a média de todo planeta. Cada uma delas tem uma composição especial, embora sem muito parecidas, são todas muito saudáveis.

As bananas fornecem muita energia, possuem pouca gordura e bastante carboidrato saudável, além disso tem divertidos tipos de vitaminas e muitos minerais. O tipo de carboidrato encontrado na banana tem muita energia, principalmente para pessoas que praticam atividade física, isso é muito importante. Ainda possuem uma alta quantidade de fibras que se dissolvem em água, bastante potássio, ajudam a diminuir o colesterol ruim e podem ajudar a prevenir o câncer de intestino.

É com certeza a fruta mais famosa do planeta. São produzidos todos os anos 70 milhões de toneladas dela, elas são um sucesso nas regiões entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, em produção nosso país só perde para a índia e para o Equador.

Quais São os Tipos de Banana?

Agora que entendemos um pouco sobre a história e o consumo dessa fruta no mundo, vamos conhecer as cinco bananas mais populares por aqui.  Assim vai ficar fácil de você experimentar todas e eleger a sua favorita.

Banana Nanica

Banana Nanica
Banana Nanica

Apesar do nome dela não ser a menor das bananas, é a mais comum por aqui e a cada 100g de banana nanica você terá ingerido apenas 87 calorias. Nanica não está relacionado ao tamanho da banana, mas sim da bananeira, isso faz da planta muito mais estável e resistente a ventanias. Se você tem problemas de intestino preso, ela pode te ajudar.

Banana da Terra

Banana da Terra
Banana da Terra

Ela é conhecida como banana para cozinhas. Ela sim é a maior banana que temos aqui, cada uma delas podem medir quase 30 cm, além disso podem chegar a pesar até 500g. É a mais rica em vitamina A e vitamina C, também não é a mais calórica de todas, a cada 100g de consumo podem conter 122 calorias. São muito famosas, fritas e também cozidas.

Banana Prata

Banana Prata
Banana Prata

Essa não é a melhor escolha para pessoas que têm problemas de intestino preso. O maior benefício desta banana é o fato de não estragarem com facilidade, depois de madura podem ficar boas por até 4 dias. São baixas em caloria, ao consumo de 100g estará ingerindo apenas 89 calorias. Ela não é molenga e também não é muito doce, muito utilizada nas receitas de bananada.

Banana Maçã

Banana Maçã
Banana Maçã

Outra péssima opção para pessoas com problema de intestino preso. Por outro lado é de boa digestão, por isso é muito indicada na alimentação de pessoas idosas e crianças bem pequenas. A cada 100g dela você estará ingerindo 100 calorias.

Banana Ouro

Banana Ouro
Banana Ouro

Essa é a menor das bananas disponíveis aqui em nosso país, elas não devem passar de apenas 10cm de comprimento. Apesar de pequena, não se engane se está em dieta de restrição calórica, pois ela é a que mais possui calorias por porção de 100g são 158. Ela é  doce e cheirosa.

Qual a Melhor Banana Para a Saúde?

Todas as bananas são saudáveis, mas elas podem entrar separadamente de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, uma pessoa que é atleta e precisa de mais energia para as suas atividades e dos benefícios do potássio contra câimbras é indicado a banana da terra. Agora se a pessoa precisa somente dos benefícios do potássio pode escolher a nanica. Agora, se você está de dieta e precisa consumir menos calorias, escolha a maçã ou a prata.

O recomendado é que essa fruta seja consumida crua para entregar todos os seus benefícios, pois ela perder muitos nutrientes durante o preparo. Agora é possível acrescentar mais fibra a banana, colocando aveia, cereais e granola.

Agora se você tem problemas com intestino preso é preciso escolher a banana correta. As com maior chance disso acontecer é a maçã e a prata, pois tem menor quantidade de fibra dentro delas. A banana nanica é uma ótima opção, pois ela auxilia no processo do bom funcionamento do intestino. 

Aliás é importante saber escolher a banana com esse objetivo, além de escolher o tipo certo, escolha as mais maduras, já que elas têm uma maior quantidade de fibras. Agora as bananas mais verdes podem ser úteis em casos de intestino excessivamente solto.

Além disso a fruta entrega muitos benefícios importantes, por conter muitas fibras ajuda a não sentir fome constantemente, controla a pressão arterial, oferece bastante energia, promove bem estar e muitas outras coisas.

Veja também

Botão de Ouro

Tudo Sobre a Flor Botão de Ouro: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre outra planta para os amantes de flores, sempre trazemos aqui algumas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.