Home / Plantas / Ameixa Japonesa Letícia: Benefícios, Calorias, Características e Fotos

Ameixa Japonesa Letícia: Benefícios, Calorias, Características e Fotos

Os frutos da ameixa variam de uma espécie para outra, dependendo da variedade, que podem ser arredondado, oblongo ou alongado. As ameixas são baixas em calorias (46 calorias por 100 g) e não contêm gorduras saturado; no entanto, eles ocupam muitos compostos promotores de saúde, antioxidantes, minerais e vitaminas.

Ameixa Japonesa Letícia: Características e Fotos

Trata-se de uma planta caducifólia ou decídua. De acordo com a época do ano que adquirir sua muda, ela poderá estar desfolhada. Em geral, plantas europeias como essa se apresentarão sem folhas entre o final de janeiro ao final de agosto, mas não durante todo o período mencionado. O mesmo ocorre com uvas, pêras e maçãs.

A ameixa japonesa letícia vem de árvores arbustivas que crescem entre seis e dez metros de altura e possui troncos medianos. Produz fruta de casca vermelha mas carne amarela e caroçuda, polpa firme e apetitosa. Esta também é uma variedade, resultado de hibridização na fruta japonesa original prunus salicina.

Na verdade o que chamamos de ameixa japonesa é uma fruta de origem chinesa amplamente difundida pelo mundo, e cujo cultivo é adaptável a diversas condições climáticas de acordo com a sua variedade. Esta variedade ameixa japonesa letícia adapta-se bem ao clima subtropical do território brasileiro, preferencialmente nos climas mais frios.

Benefícios e Calorias da Ameixa

Alguns compostos presentes em ameixas como fibra dietética e sorbitol foram conhecidos para ajudar a regular o bom funcionamento do sistema digestivo e portanto, ajuda a aliviar problemas de constipação.

Ameixas frescas são uma fonte moderada de vitamina A e beta-caroteno. A vitamina A é essencial para uma boa visão. Ele é também é necessário manter o muco e a pele saudável. Consumo de frutas rica em vitamina A encontrada para proteger contra o câncer de pulmão e cavidade oral.

Ameixas são abundantes em minerais como potássio, flúor e ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O potássio é um elemento células corporais e fluidas importantes que ajudam a controlar a freqüência cardíaca e pressão arterial.

A ameixa é uma fruta com um sabor levemente ácido (devido à presença de ácido málico) com discreto poder laxante, graças à presença de uma substância, a difenil-isatina, que tem uma função estimulante no intestino. Contém uma boa quantidade de potássio e cálcio e uma boa quantidade de vitaminas. As ameixas secas têm uma concentração de açúcares e sais minerais e uma ingestão calórica superior à das frutas frescas, mas contêm menos vitaminas.

Os Diferentes Tipos de Ameixa

Ameixas japonesas são derivados de prunus salicina, que fornecem principalmente ameixas de mesa, e são adaptados para as zonas do Mediterrâneo. Eles são delicados no que diz respeito a doenças virais e suscetíveis a exames bacterianos.

Entre as variedades japonesas, podemos mencionar:

– Variedade Golden: uma fruta grande, amarelo brilhante com carne suculenta, doce, sua maturidade em meados de julho no hemisfério norte.

Ameixa Golden

– Variedade Santa Rosa: frutos de cor vermelha, amadurecem também no final de Julho no hemisfério norte. Estas frutas são de boa qualidade de sabor.

Ameixa Santa Rosa

– Variedade Damasco: contendo pouco suco e muito doce. Ideal para armazenamento seco (também para compotas, geleias, conservas, etc).

Ameixa Damasco

– Variedade Mirabelles: tamanho de uma cereja grande, com uma carne firme e doce, muito perfumada (daí o seu uso preferível no comércio de lanches).

Ameixa Mirabelles

– Variedade Rainhas claudes: redondo, maior do que as ameixas mirabelle, com um bom sabor, muitas vezes muito doce, excelente em frutas de mesa, mas também em geleia, conservas ou pastelaria.

Ameixa Rainhas Claudes

As ameixas europeias têm uma adaptação mais ampla, enquanto as variedades chinesas-japonesas, desde as primeiras flores, encontram um limite nos invernos muito frios. Áreas muito úmidas ou sujeitas a chuvas prolongadas devido ao risco de bacteriose também devem ser evitadas.

Utilizações da Ameixa pelo Mundo

O sabor da fruta ameixa varia de doce a azedo; a casca em si pode ser particularmente ácida. Ameixa é suculenta e pode ser consumido fresco ou usado em fabricação de geleia ou outras receitas. Suco de ameixa pode ser fermentado em vinho de ameixa. No centro da Inglaterra, uma bebida alcoólica, conhecida como jerkum é feita de ameixas.

Existe um conhecido lanche de nome saladito que é feito a partir de ameixas secas que são salgadas. Aliás, ameixas secas podem ser doces, salgadas ou com ainda outros sabores e você pode encontrar essa variedade à disposição nos inúmeros mercados orientais da China, ou em lojas mais especializadas em várias partes do mundo. Tais condimentos de ameixa tendem a ser mais secos do que o padrão que conhecemos. Não é incomum encontrar ofertas dessas com creme, com ginseng, de sabores picantes, etc.

Alcaçuz é geralmente usado para intensificar o sabor destas ameixas e é usado para fazer bebidas de ameixa salgada e coberturas para gelo raspado ou baobing. Ameixas em conserva são outro tipo de conserva disponível na Ásia e em lojas especializadas internacionais. A variedade japonesa, chamada umeboshi, é freqüentemente usada para bolinhos de arroz, chamados onigiri ou omusubi. O ume, do qual umeboshi é feito, está mais intimamente relacionado, no entanto, ao damasco do que à ameixa.

Nos Bálcãs, a ameixa é convertida em uma bebida alcoólica chamada slivovitz (conhaque de ameixa). Um grande número de ameixas também são cultivadas na Hungria, onde são chamadas de szilva e são usadas para fazer lekvar (compota de ameixa), palinka (geleia tradicional de frutas), bolinhos de ameixa e outros alimentos. Como acontece com muitos outros membros da família das rosas, os grãos de ameixa contêm glicosídeos cianogênicos, incluindo a amigdalina.

O óleo de semente de ameixa é feito da parte interna carnuda do caroço da ameixa. Embora não esteja disponível comercialmente, a madeira de ameixeiras é usada por amadores e outros marceneiros privados para instrumentos musicais, cabos de facas, embutidos e pequenos projetos semelhantes.

Talvez se interesse em ler também estes outros artigos muito legais sobre ameixas em sua variedades:

 

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *