Home / Plantas / Ameixa Seca: Benefícios, Propriedades, Tipos e Para Que Serve

Ameixa Seca: Benefícios, Propriedades, Tipos e Para Que Serve

Ameixas secas tem muitas outras propriedades/benefícios pelas quais ela merece ser estimada, não só por ser ótima para aqueles que sofrem com constipação, o benefício que ela trás mais conhecido pelas pessoas. Por isso, vamos ver algumas das propriedades que a ameixa seca possui:

Propriedades da Ameixa Seca

As ameixas secas tornam-se um concentrado de nutrientes e açúcar facilmente assimiláveis e uma excelente fonte de antioxidantes prontos para neutralizar o envelhecimento celular. Com a quantidade de fibras solúveis e ácido propiônico presentes, a ameixa seca é por excelência benéfica no combate ao colesterol  ruim LDL e, no auxílio contra os inconvenientes da menopausa feminina, além de beneficiar na saúde dos ossos.

Estudos provam que as ameixas secas consumidas regularmente combatem a osteoporose e são boas para os ossos e também para a pele. Outra vantagem para mulheres e homens que consomem ameixas secas está na vitamina A, somado ao beta-caroteno e outros antioxidantes, úteis no combate ao envelhecimento precoce, e no combate a acne. Poucas pessoas também sabem que ameixas secas, especialmente no inverno, podem nos ajudar com tosse e bronquite.

Nada impede alguém comê-las, mesmo se você estiver em uma dieta, mas as ameixas secas, obviamente, têm mais calorias do que seus correspondentes frescos, considerando a polpa “pura”. Elas são ricas em potássio, acima de tudo, mas também em cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, cobre, flúor, boro, manganês e sódio.

dentre as vitaminas, otras que compõem ameixas secas com certa riqueza incluem as vitaminas A, “B”, C e K, beta-caroteno, luteína, criptoxantina beta e zeaxantina. Açúcar e aminoácidos (ácido aspártico e ácido glutâmico), leucina e triptofano fazem parte das propriedades que que enriquecem as ameixas secas.

Benefícios: Pra que Serve a Ameixa Seca

Entre os inúmeros benefícios das ameixas, há algumas que podem ser particularmente valiosas para as mulheres grávidas. Certamente o fato de que eles têm um efeito remineralizante e revigorante, graças aos sais minerais e vitaminas que nos dão uma mão se nos sentimos exaustos e cansados, com ou sem razão.

Mesmo no caso de anemia, ameixas secas são úteis porque contêm vitamina C, que promove a absorção de ferro. As vitaminas presentes na ameixa que beneficiam o cabelo e o sistema imunológico. Para o cabelo , é uma questão ainda ligada ao ferro que não os torna mais finos e nem sequer ficam secos. A vitamina C está de volta ao campo quando se trata de fortalecer o sistema imunológico, protegendo-nos de doenças sazonais.

Apesar de estar citando primeiro os benefícios menos valorizados das ameixas, o fato delas ajudarem maravilhosamente bem quanto a constipação não deve ser censurado. De fato, essa é a principal razão pela qual muitos de nós consomem essa fruta seca, mesmo aqueles que não têm problemas desse tipo podem continuar impedindo-os com duas ou três dessas frutas por dia que farão ótimo trabalho preventivo graças à fibra dietética, frutose e enxofre.

A ameixa seca também é uma excelente aliada para emagrecer e isto por 4 razões: a ameixa contém muitas fibras que são essenciais para a sensação de plenitude; a ameixa seca é, portanto, um inibidor de apetite natural perfeito. Além disso, as fibras, não digeríveis, ficando mais tempo no estômago, impedem que a sensação de fome retorne muito rapidamente. Ameixas são, portanto, aconselhável em caso de desejos (eles nos empacam rapidamente e por um bom tempo).

A ameixa seca consumida durante a refeição também facilita a evacuação de gordura, pela sua ação no intestino. Além disso, a ameixa seca embora tenha um sabor doce contém apenas 20 calorias.

Devido à riqueza da ameixa em potássio, seu consumo é recomendado por especialistas em caso de hipertensão. Ela beneficia muito quem sofre desse problema. Da mesma forma que outros tipos, as ameixas secas graças a presença de potássio e flavonoides previnem doenças cardiovasculares. Estudos estão sendo conduzidos por especialistas para aprofundar a pesquisa sobre este tema.

Apesar de representar apenas 2% do peso do corpo, consome para si o equivalente a um açúcar por hora e 25% de glicose no sangue, também contém muita glicose e isso beneficia o cérebro. A ameixa seca é, portanto, um alimento preferido quando o cérebro está particularmente estressado. Além disso, o magnésio que contém também ajuda a combater a ansiedade, que também é muito rentável durante os exames.

Da mesma forma, o cérebro precisa ter nível de glicose adequadamente abastecido durante o sono.É recomendado um lanche feito de ameixas secas antes de dormir para garantir uma boa quantidade de açúcar no sangue durante a noite e permitir que o cérebro funcione bem durante o sono, pois ele usa tanta energia durante a noite quanto durante o dia. A ameixa seca facilita adicionalmente a sonolência .

A ameixa seca é fortemente recomendada aos atletas também. De fato, graças à variedade de seus carboidratos (frutose, glicose e sorbitol), a ameixa seca fornece ao corpo açúcar que será gradualmente assimilado pelo corpo, evitando assim picos e desejos hiperglicêmicos e gotas de tom que despertam.

A ameixa é uma das mais bem colocadas entre os frutos quanto a antioxidantes. Ela está mesmo no grupo líder com seus 8059µmol por 100 g. Ao consumir 3 ameixas secas, você consome cerca de 2000µmol de antioxidantes, sabendo que os especialistas recomendam consumir entre 3000µmol e 5000 por dia. A ameixa é, portanto, um ótimo recurso antioxidante , que retarda o envelhecimento das células, combatendo os radicais livres e também é benéfico na prevenção de doenças inflamatórias.

Tipos de Ameixas Secas

Muitos tipos de ameixas podem ser desidratadas para fazer ameixas secas, mas a ameixa francesa da Califórnia compõe 99% das ameixas secas comercialmente produzidas mundialmente [?]. Dentre as mais conhecidas estão:

  • Ameixas secas americanas: Hoje, cerca de 70% da oferta mundial de ameixas secas e quase 100% das ameixas secas domésticas vêm dos pomares de ameixas secas da Califórnia. Ameixas secas americanas estão disponíveis tanto com e sem caroços, e picado ou em cubos.
Ameixas Secas Americanas
  • Mirabelles secos: As pequenas e redondas ameixas carnudas chamadas mirabelles também são vendidas como ameixas secas. Eles são menores que a ameixa seca americana.
Amexas Mirabelles
  • Ameixas ácidas: Além da ameixa seca americana, você pode encontrar ameixas azedas. De cor bem alaranjada, estas são um alimento básico no Oriente Médio e na culinária grega, entre outros. Essas ameixas são secas ao sol ou em fornos especiais para produzir ameixas ácidas. Embora eles sejam chamados de azedo, seu sabor é uma combinação de amarga e doce.
Ameixas Ácidas

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *