Home / Plantas / Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de pêssegos , damascos e cerejas .

A flor de ameixa ou meihua , juntamente com a peônia , são considerados emblemas florais tradicionais da China .

A ameixeira era significativa na mitologia chinesa. Muitas vezes foi esculpida em jade e foi associada à sabedoria.

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

As ameixas podem ter sido uma das primeiras frutas domesticadas por seres humanos .  Os restos de ameixeira foram encontrados em sítios arqueológicos do período Neolítico, juntamente com azeitonas, uvas e figos.

Ameixas são frutos deliciosos que pertencem ao gênero Prunus (frutos de pedra), o  nome plum  derivava de plume inglês antigo ou “ameixeira, ameixeira”, que se estendia da língua germânica ou do holandês médio, o prume e o latim, prunum. No final do século XVIII, a palavra “ameixa” era usada para indicar algo desejável, provavelmente em referência à sobremesa.

A ameixa tem muitas espécies , dependendo do taxonomista, existem entre 19 e 40 espécies de ameixa . Desta diversidade apenas duas espécies, a ameixeira europeia hexaploide ( Prunus domestica ) e a ameixa japonesa diploide ( Prunus salicina e híbridos ), são de importância no comercial mundial.

As ameixeiras são cultivadas em todos os continentes, exceto na Antártida.  Elas são mais comumente plantados em zonas temperadas .

Curiosidades Sobre a Ameixa

Descrição

As ameixeiras comercialmente importantes são de tamanho médio , geralmente podadas a uma altura de 5 a 6 metros (16 a 20 pés). Sem poda, as árvores podem atingir 12 metros (39 pés) de altura e se estender por 10 metros (33 pés).   Ameixas são principalmente cultivadas em áreas temperadas e quentes em todo o mundo, pois exigem luz solar direta e solo úmido, bem drenado e fértil.

Algumas variedades de ameixa têm folhas que são oblongas em forma com uma ponta aguçada, enquanto outras têm folhas ovais que são serrilhadas nas bordas . As folhas são geralmente de 5 a 10 centímetros de comprimento e de cor verde.

Os botões florais da maioria das variedades são carregados em esporões curtos ou ao longo dos ramos terminais dos ramos principais. Cada gema pode conter de uma a cinco flores , sendo duas ou três as mais comuns , e muitas vezes dão uma aparência de aglomerados de flores densamente compactadas quando as árvores estão em plena floração. As abelhas são os principais polinizadores das flores de ameixeira.

Os frutos são geralmente de tamanho médio, entre 2,5 e 7,5 centímetros  de diâmetro, globosos a ovais. A carne é firme e suculenta. A casca da fruta é lisa, com uma superfície cerosa natural que adere à carne. A cor da casca varia de preto-azulado a vermelho, roxo, verde ou amarelo. A ameixa é uma drupa ou fruta de caroço , o que significa que sua fruta carnuda envolve uma única semente dura.

A ameixa pertence ao grupo da fruta de pedra (tem única semente protegida com a cova). A cova pode ser firmemente presa à carne circundante (conhecida como tipo de argola) ou pode ser facilmente separada da carne (conhecida como tipo de freestone). Variedades com polpa vermelha contêm mais açúcar e têm sabor mais doce em comparação com variedades com polpa amarela.

A produção de ameixas começa 3 a 5 anos após o plantio. No entanto, a produtividade começa a diminuir após 10 anos. As ameixeiras podem sobreviver até 20 anos quando são cultivadas em condições ideais.A vida útil média das ameixeiras cultivadas é de 10 a 15 anos .

Valor Nutricional

Como a maioria das frutas, as ameixas são pobres em calorias, proteínas e gorduras.  Em uma quantidade de 100 gramas , as ameixas cruas fornecem 46 calorias e são compostas por 87% de água, 11% de carboidratos, 1% de proteína e menos de 1% de gordura.

Valor Nutricional da Ameixa
Valor Nutricional da Ameixa

Ameixas contêm uma variedade de componentes saudáveis, vitaminas e minerais . Eles são uma excelente fonte de vitamina C. Ameixas também são uma boa fonte de vitamina A, vitamina K, vitamina B1, B2, B3, B6, B9 e vitamina E. Os minerais presentes neles incluem potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro , cálcio e zinco. Eles também são preenchidos com fibra dietética, sorbitol e isatina.

Os benefícios de saúde das ameixas incluem alívio da indigestão, o alto teor de fibras dietéticas facilita o esvaziamento de intestinos. As ameixas frescas e secas podem ser usadas como laxantes naturais. Combate a infecção por influenza e problemas relacionados à ansiedade.O poder antioxidante das ameixas também ajuda no tratamento de doenças como osteoporose, degeneração macular, câncer, diabetes, obesidade e retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Doença de Alzheimer
Doença de Alzheimer

As ameixas também contêm antocianina e quercetina , benéficas para prevenir a quebra das células cerebrais .  As ameixas têm um baixo índice glicêmico, portanto , comer ameixas pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2.

A amigdalina é um composto químico isolado das sementes de ameixa. Ele se transforma em um composto tóxico conhecido como cianeto quando está no corpo humano.

Fatos Interessantes Sobre o Consumo das Ameixas

Ameixas são amplamente consumidas frescas como uma fruta de sobremesa . O sabor da fruta ameixa varia de doce a azedo.  As ameixas podem ser cozidas como compota ou geleia , ou assadas em uma variedade de doces .

Nos Bálcãs, especialmente na Sérvia, a ameixa é convertida em uma bebida alcoólica chamada slivovitz, é a bebida nacional da Sérvia na produção nacional durante séculos, e a ameixa é a fruta nacional.   Licor de ameixa, também conhecido como “vinho de ameixa” , é popular no Japão e na Coréia, e também é produzido na China. O vinho de ameixa é normalmente feito com destilado e embebido em ameixa. No centro da Inglaterra, uma bebida alcoólica, conhecida como ameixa e jerkum, é feita de ameixas.

Garotinha Comendo uma Ameixa Roxa
Garotinha Comendo uma Ameixa Roxa

Existem variedades de ameixas que podem ser secas sem resultar em fermentação, tais ameixas têm carne firme e contêm altos níveis de açúcar, qualidades que favorecem sua conservação por secagem, o que é feito em desidratadores ou ao sol.

A China é o maior produtor mundial de ameixas, responsável por cerca de metade da produção mundial. Outros grandes produtores são a Romênia , a Sérvia e o Irã . A ameixa sérvia é a terceira mais produzida no mundo .

Existem também espécies de origem do Novo Mundo como Prunus americana. No entanto, enquanto estes foram utilizados pelos nativos americanos, a maioria das ameixas cultivadas nos Estados Unidos são as espécies japonesas ou europeias.

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *