Home / Animais / Parentes Da Lontra, Primos E Espécies Relacionadas a Este Animal

Parentes Da Lontra, Primos E Espécies Relacionadas a Este Animal

Você provavelmente já conhece o famoso animal lontra, certo? Ela está em praticamente todos os continentes, e é muito conhecida. Entretanto, há muitos animais que são semelhantes em determinadas características da lontra, que nem são tão conhecidos assim. E é sobre os parentes da lontra, sejam eles primos ou espécies relacionadas que iremos falar no post de hoje. Continue lendo para aprender mais!

Características Gerais Da Lontra

A lontra é um mamífero que pode ser visto na Europa, Ásia, África, América do Sul e em algumas partes da América do Norte. Existe uma variedade de espécies de lontras, e quase todas podem ser encontradas no Brasil. A mais comum é a lontra comum, que deu o nome para sua subfamília. Esses animais vivem em especial no rio, apesar de haver a lontra marinha que é encontrada nos oceanos e algumas outras que vivem em lagos. Esse animal é conhecido por sua cara fofinha, e por serem nadadoras excepcionais.

Seus dedos são unidos por membranas interdigitais, essas que ajudam na hora de nadar e especificam esse gênero de animais. O tamanho dela pode variar entre 55 e 120 centímetros de comprimento e pesar até 35 quilos, quando adultos já. A lontra tem duas camadas de pelos, sendo a primeira que é a interna, usada em especial para o isolamento térmico, e a segunda, externa, para impermeabilidade. O conjunto dos dedos unidos e da pelagem, tornam o corpo das lontras hidrodinâmico, ideal para nadar rapidamente. Conseguem ficar até 6 minutos debaixo d’água, e nadam em uma velocidade de 12 km/h. Sua cabeça é pequena, e com pernas curtas. A cauda bem longa.

Sua alimentação consiste em peixes, crustáceos, moluscos e de vez em quando em pequenos répteis, aves e mamíferos. São bichos de hábitos noturnos, ou seja, passam o dia dormindo na margem do rio para que não se afoguem, e durante a noite acordam para ir atrás de seus alimentos e realizar outras ações. Os machos lontras não vivem em grupos, e sim isolados. Enquanto que as fêmeas e os filhotes vivem juntos, tendo o macho somente durante o período de acasalamento.

Quando grávidas, as lontras ficam em gestação por mais ou menos dois meses, e podem gerar de uma a cinco filhos. Infelizmente, as lontras estão na lista da IUCN de animais ameaçados de extinção, em especial pela sua caça em busca da pelagem dela, e também pela destruição de seus habitats naturais.

Veja a seguir a classificação científica da lontra:

  • Reino: Animalia (animal);
  • Filo: Chordata (cordado);
  • Classe: Mammalia (mamífero);
  • Infraclasse: Placentalia;
  • Ordem: Carnivora;
  • Família: Mustelidae;
  • Subfamília: Lutrinae;
  • Gêneros: Lontra, Lutra, Aonyx, Amblonyx, Pteronura, Lutrogale, Enhydra.

Parentes Da Lontra, Primos E Espécies Relacionadas a Este Animal

Furão

É muito provável que você já tenha ouvido piadas em relação ao animal furão por causa de seu nome. Ele é um mamífero carnívoro, que faz parte da família Mustelidae, a mesma das lontras. É muito comum haver uma confusão em relação a família dos furões. Isso porque pelo nome, e também alguns de seus comportamentos, pessoas acreditam que eles sejam roedores, mas não é o caso. Existe algumas variedades de furões espalhados pelo mundo, porém a mais conhecida é a do furão doméstico, que como o próprio nome já diz, foi domesticado. Temos outros grandes conhecidos que são o furão grande e o furão pequeno.

Podem ser facilmente vistos pelas redondezas urbanas. São bem sociais entre si, participando sempre de brincadeiras com outros da sua espécie para se divertir. Também podem brincar com animais de outras espécies, como é o que acontece com os furões e gatos e cachorros de pequeno porte. Animais que possuem uma sensibilidade para caça, como algumas raças de cachorros, e também coelhos e ratos que são parte de sua cadeia alimentar, são mais complicados para lidarem. E é claro, também conseguem ser sociáveis com os seres humanos.

Esses animais são monogâmicos, portanto, quando seu parceiro morre, o outro depois de algum tempo também morro de depressão ou solidão. Para quem vai criar um desses em casa, nunca é bom deixa-los sozinhos, ou apenas em pares. É interessante coloca-los em trio, para que não se sintam sozinhos, mesmo depois que um deles venha a falecer. Também é importante que o dono tenha tempo para realizar atividades, evitando o estresse no animal com a energia acumulada. Eles são animais carnívoros, e nunca podem comer frutas, vegetais, cereais e semelhantes. Precisam de carne com muita gordura e proteína para sobreviver.

Texugo

O texugo é um animal com nome estranho, e também provavelmente pouco conhecido. Assim como a lontra e o furão, também faz parte da família Mustelidae. No total, existe 8 espécies de texugo, que são divididos em três subfamílias, dizendo praticamente suas origens e habitats. Esses animais são corpulentos, e apresentam as pernas curtas. Sua pelagem varia entre o castanho e o preto.

São animais carnívoros, logo, se alimentam de outros animais, apesar que também podem acabar comendo outros tipos de alimentos, como ervilhas, cogumelos, fungos e até sementes. Os animais que costumam caçar são: roedores, anfíbios, peies, insetos e outros. A maioria dos seus alimentos vem através de encontrar a comida cavando. Eles cavam túneis em vários lugares em que os roedores se encontram, e conseguem cava-los de forma bem rápida. Depois de conseguirem o alimento, costumam esconde-las, tanto em seus túneis quanto em outros lugares como nas tocas em que vivem.

A forma em que vivem varia muito de espécie para espécie de texugo. Alguns vivem solitários, já outros formam as famosas clãs, que pode ter entre 2 e 15 indivíduos. Apesar da aparência, são animais muito ferozes, em especial na hora de proteger seus filhotes. Podemos ver que são efetivos pelo fato que conseguem assustar animais bem maiores que eles, como raposas, coiotes e até mesmo ursos. Mesmo com as pernas curtas, são capazes de alcançar uma velocidade de até 30 km/h durante percursos curtos.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre os parentes da lontra, seus primos e espécies relacionadas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre lontras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Macaco-Aranha-de-Cara-Preta: Características, Habitat e Fotos

O macaco-aranha-de-cara-preta é também conhecido como coatá preto. Recebe esse nome em função dos seus membros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *