Home / Animais / Morcego-Orelhudo-Castanho: Características, Fotos e Nome Científico

Morcego-Orelhudo-Castanho: Características, Fotos e Nome Científico

Se assim como eu, você é um fã de Batman então talvez se interesse pelo assunto de hoje pois a partir de agora não falarei deste herói mas sim o seu símbolo, o morcego, mais precisamente o Orelhudo Castanho.

Características do Morcego-Orelhudo-Castanho

Confesso que acho eles meio feinhos mas existe gosto para tudo neste mundo, mas como não estou aqui para falar de minhas preferencias vamos nos ater apenas as informações sobre estes animais.

Olha eles possuem um pelo longo e macio mas já vou logo avisando que os morcegos não são lá animais que gostam de carinhos e fofurinhas, pelos menos não estes que estão soltos por aí na natureza. E só lembrando que são parentes do Morcego Cinzento.

A barriga do Morcego Orelhudo possui um tom amarelado e como o próprio nome sugere, suas orelhas são bem compridas e pontudas, maiores que a sua cabeça. Esse aí sofreu muito bullyng na escola com certeza!

Nome Cientifico

Chame-o de Plecotus Auritus, já eu prefiro Morcego Orelhudo Castanho mesmo.

Onde Mora o Morcego Orelhudo Castanho

Não pense você que eles são moribundos não, são animais chiques presentes apenas lá nos Países da Europa Central e também no Mediterrâneo e preferem ficar nas regiões montanhosas bem longe das perturbações urbanas. O negócio deles é sossego!

Adoram habitar buracos de árvores sendo este o local preferido deles e podem ser vistos dando uma de vigilantes patrimoniais dormindo bem na entrada de grutas e minas desativadas. Será que eles pensam ser guardiões do lugar?

Hora de Fazer Uma Boquinha

O Morcego Orelhudo Castanho adora os insetos de vegetações florestais e lembrando que assim como nós, eles são seres mamíferos, os pelos em seu corpo indicam esta característica, portanto, se alimentam do leite materno. E saiba que eles são os únicos desta classe que sabem voar. Quem diria que são tão parecidos com a gente!

Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Eles

Sabe aquela história de morcegos vampiros mordendo pessoas para e bebendo sangue? Isso é uma tremenda mentira, existem apenas 3 espécies que se alimentam de sangue e nenhuma delas está interessada no seu pescoço, elas apenas consomem sangue de animais. Lembrando que a maioria destes bichos gostam mesmo é de frutas e insetos.

Se você já foi atacado por um animal desses eu garanto que ele não queria o seu sangue, apenas se sentiu ameaçado e fez o que qualquer outra criatura faria: se defendeu!

Outra bobagem que te ensinaram é que os morcegos só saem a noite porque são seres das trevas! Mais uma mentira, pois estes animais não têm habito diurno devido ao fato de suas assas serem bem frágeis e finas, dessa forma, ao entrarem em contato com a luz do sol, elas podem ser facilmente feridas pelo calor.

Os morcegos representam 20% da espécie dos mamíferos sendo que perdem apenas para os roedores que somam 40%. Eita família grande essa!

Morcego Orelhudo Castanho Voando
Morcego Orelhudo Castanho Voando

São divididos em megamorcegos e micromorcegos, os primeiros são conhecidos como raposas voadoras e possuem uma excelente visão. Os micromorcegos estes sim possuem apetite por sangue, mas apenas de animais como eu já havia mencionado.

Quer manter-se longe de pragas? Então é bom não reclamar quando ver morcegos voando por aí, eles são os melhores quando o assunto é controle de pragas. Lembra que lhe falei que eles amam insetos? Pois bem, eles eliminarão todos! E o melhor de tudo é que o serviço deles é totalmente gratuito, você não pagará nada por isso! Chega de gastos com dedetização!

Quando se fala nestes bichos a maioria das pessoas e talvez você também já imagine que eles são transmissores de doenças: sim, isso é verdade mas não necessariamente! Eles acabam pegando doenças devido ao ambiente que habitam e estas fazem mal tanto para nós quanto para eles mesmos.

Morcego Orelhudo Castanho Fotografado de Frente
Morcego Orelhudo Castanho Fotografado de Frente

Não omitirei o fato de as fezes do morcego ter doenças, eu sei bem disso!

Aprenda com os morcegos! Sabe porque ficam de ponta a cabeça? Para economizarem energia! Para eles essa posição é até mais confortável visto que independentemente da posição, seu organismo é capaz de bombear sangue facilmente. Outro ponto a ser considerado é sua musculatura totalmente leve que o permite ficar de cabeça para baixo sem nenhum esforço. Não me diga que você achava que eles faziam isso porque eram exibicionistas ou então malabaristas? Não viaje meu (a) amigo (a)!

Olha se caso se encrenque com um morcego saiba que está comprando briga com toda uma colônia, estes animais nunca estão sozinhos, ao contrário, sempre há uma galera unida e pronta para ir para cima de qualquer metido a besta que apareça.

Confesso que eu também não sabia disso: os morcegos são um dos animais mais antigos da terra, já foram encontradas fosseis de 50 milhões de anos. Será que era o Conde Drácula? Brincadeirinha!

A forma como sobrevivem ao frio é um tanto curiosa pois eles baixam a temperatura e reduzem os batimentos cardíacos e assim entram em estado de hibernação que pode ter a duração de 3 meses, fazem isso também quando não estão encontrando alimento e precisam economizar energia. Eu duvido que consigo ficar assim tanto tempo sem comer, e você?

Filhote de Morcego Orelhudo Castanho Na Mão de Uma Pessoa
Filhote de Morcego Orelhudo Castanho Na Mão de Uma Pessoa

Por fim, como última curiosidade saiba que as fêmeas podem guardar o sêmen do macho em seus organismos e assim controlar a gestação, podendo retoma-la em outro período. Isso me pareceu um daqueles filmes futurísticos de robôs, os seres humanos ainda não conseguiram atingir este nível de desenvolvimento! Aqui nós nos mostramos atrasados!

Ameaçados de Extinção

Mais uma vez nós seres humanos estamos dando um show de ignorância acabando com esta espécie através de ações de desmatamentos, com a utilização indevida de pesticidas ou então matando esses animais simplesmente por não gostar deles.

Pode parecer pessimismo mas eu acredito que do jeito que estamos indo, em breve muitas espécies irão sumir do mapa e talvez nunca mais serão vistas, se este fato lhe preocupa então é melhor repensar as suas atitudes!

Não sei quantas vezes eu já disse isso mas não importa, vou continuar dizendo: Ame a natureza; demonstre gratidão por ela existir; cuide dela ao máximo! Em breve eu voltarei com mais matérias para você, tchau!

Veja também

Tipos de Samoieda e Cores da Raça

O cão Samoieda nasceu da tribo Samoieda, que foi forçado a se mudar do sul …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *