Home / Animais / Ciclo de Vida do Babuíno: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Babuíno: Quantos Anos Eles Vivem?

Babuíno (gênero Papio ), uma das cinco espécies de macacos grandes, robustos e principalmente terrestres encontrados em regiões secas da África e da Arábia. Os machos das maiores espécies, o babuíno chacma ( Papio ursinus ), em média 30 kg ou mais, mas as fêmeas são apenas metade desse tamanho. O menor é o hamadryas , ou babuíno sagrado (P. hamadryas), com machos pesando cerca de 17 kg e fêmeas apenas 10, mas isso ainda os coloca entre os maiores macacos. Os babuínos variam de 50 a 115 cm de comprimento, sem incluir a cauda de 45 a 70 cm, que é carregada em um arco característico. Todas as espécies têm focinhos longos com as narinas localizadas no final; babuínos machos têm longos dentes caninos semelhantes a punhais.

Ao contrário da maioria dos macacos, poucos babuínos vivem em florestas tropicais ; a maioria é encontrada nas regiões de savana e semi-árido, onde eles viajam no chão. No entanto, eles escalam árvores regularmente e aqui dormem, vigiam e às vezes se alimentam. Babuínos comem uma variedade de plantas e animais, incluindo grama e sementes de grama, frutas, vagens, raízes e tubérculos que eles arrancam do chão. Eles também comem roedores, pássaros e até filhotes de gazela que encontram escondidos na grama alta. Na África do Sul, disse que estão a matar cordeiros, e em todos os lugares eles são conhecidos como assaltantes.

As cinco espécies de babuínos substituem-se geograficamente em todo o país aberto da África de partes do Saara para o sul. O chacma, que vive no sul da África ao sul do rio Zambeze , é marrom ou preto. O babuíno amarelo muito menor (P. cynocephalus) é encontrado do Zambeze em direção ao norte até a costa do Quênia e na Somália. Os anúbis, ou babuíno verde-oliva (P. anubis), é apenas ligeiramente menor que o chacma e a cor verde-oliva; o macho tem uma grande crina de cabelo na cabeça e nos ombros. O babuíno anúbis tem uma ampla variedade, do interior do Quênia e da Etiópia, passando pelas pastagens e pelo Sahel, a oeste, até o Mali.

Fêmea

Babuíno Fêmea Com o Filhote
Babuíno Fêmea Com o Filhote

O babuíno fêmea tem um ciclo menstrual com duração de aproximadamente 35 dias. À medida que o estro se aproxima, ela desenvolve grandes inchaços semelhantes a almofadas, incorporando a vulva, períneo e ânus; isso a torna atraente para os homens, que então competem para se relacionar com ela. O macho mais dominante acasalará com mais fêmeas do estro do que qualquer outro macho e, portanto, será pai de uma alta proporção da próxima geração. Após a ovulação, os inchaços da fêmea diminuem rapidamente e ela não é mais atraente para os machos adultos. Um único bebê nasce após uma gestação de cinco a seis meses.

Também é encontrado nas terras áridas menos áridas do Saara, como Tibesti e Aïr . O pequeno vermelho, O babuíno da Guiné ( P. papio ) é restrito ao extremo oeste da África , e os machos têm uma capa de cabelo. Essas quatro espécies são frequentemente chamadas coletivamente de babuínos de savana e têm muito em comum. Todos vivem em grande coesão tropas numeradas de 10 a várias centenas. Na maioria dos casos, as fêmeas permanecerão com a tropa em que nasceram, mas os machos próximos da maturidade sairão e tentarão se juntar a uma tropa diferente. Dentro de cada tropa, existe uma hierarquia de domínio entre homens adultos.

Babuíno Com a Boca Aberta
Babuíno Com a Boca Aberta

Eles se ameaçam e geralmente brigam, e o ranking de dominância está constantemente mudando. A hierarquia de dominância das fêmeas é muito mais estável; as fêmeas são geneticamente relacionadas entre si e raramente brigam. Membros dominantes de cada sexo têm a primeira escolha de alimentos favorecidos e parceiros de acasalamento; eles também mantêm a ordem dentro da tropa, perseguindo e ameaçando subordinados que estão lutando ou causando alguma perturbação.

Jovens

Os jovens são de uma cor visivelmente negra e têm muita liberdade de comportamento.A quinta espécie, o babuíno hamadryas ( P. hamadryas ), difere na aparência dos babuínos da savana, pois as fêmeas são marrons, mas os machos são cinza prateados com uma enorme capa de cabelo no pescoço e nos ombros. Babuínos Hamadryas vivem nas colinas semidesertadas ao longo das costas africana e árabe do Mar Vermelho . Os pequenos grupos de hamadryas viajam sozinhos durante o dia, depois voltam juntos à noite e dormem em penhascos (não em árvores, como a maioria dos babuínos da savana).As cadeias de babuínos hamadryas e anubis se encontram na África, e aqui as duas espécies hibridizam.

Babuínos Hamadryas
Babuínos Hamadryas

As observações desses híbridos mostraram que grande parte da diferença de comportamento entre as duas espécies é genética. Por exemplo, a capacidade de machos híbridos para agrupar fêmeas parece ser maior quanto mais se assemelham a hamadryas. Ao longo do rio Awash da Etiópia, a fronteira hamadryas / anubis e sua zona híbrida se movem de um lado para o outro de acordo com o clima; após uma série de anos secos, a área de hamadryas sobe rio acima, enquanto uma série de anos mais úmidos resulta na expansão dos anúbis rio abaixo. Este estudo (iniciado em meados da década de 1960) e outros semelhantes forneceram informações significativas sobre vários processos evolutivos, incluindo adaptação, genética e fluxo gênico entre espécies diferentes, mas relacionadas. Babuínos pertencem a uma grande família de macacos do Velho Mundo (Cercopithecidae). Nas Guianas e Belize, o termo babuíno é coloquialmente aplicado ao macaco bugio .

Bebês

Babuínos Bebê
Babuínos Bebê

A maioria dos babuínos dá à luz após cerca de seis meses – babuínos costumam nascer à noite. Muito raro um babuíno ter gêmeos em idade jovem – os babuínos dependem de suas mães por um a dois anos – são alimentados por sua mãe  – eles geralmente têm outro irmão, tornando-os independentes. Adolescente: quando os babuínos se tornam adolescentes, eles começam a tentar  acasalar; eles não têm sucesso até atingirem a idade adulta, embora também seja quando os machos têm seus surtos de crescimento;  alguns machos podem dobrar de tamanho com esses surtos de crescimento. Idade adulta – Quando os babuínos entram na idade adulta, eles começam a fazer coisas diferentes, dependendo do sexo.

As fêmeas ficam com seu grupo e geralmente se dispersam para encontrar um novo grupo com babuínos com quem ele pode acasalar – as fêmeas geralmente ficam com irmãs e mãe por toda a vida. Na velhice os babuínos podem viver até 30 anos em estado selvagem – eles também podem viver até 45 anos se em cativeiro.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *