Home / Plantas / Quais os Males que O Chá de Hibisco Pode Causar?

Quais os Males que O Chá de Hibisco Pode Causar?

Já faz parte da cultura da grande maioria dos brasileiros consumir produtos feitos de maneira natural, principalmente porque temos uma herança indígena de grande força e os povos indígenas estão justamente acostumados a utilizar a natureza para fazer tratamentos medicinais e até mesmo estéticos.

Dessa forma, os chás são uma maneira excelente de se consumir produtos naturais de maneira mais simples e obter todos os benefícios que eles oferecem, já que não há necessidade de comer a planta e assim tudo fica muito mais fácil e o corpo até mesmo absorve esses nutrientes de forma mais simples.

O hibisco é muito famoso ao redor do mundo e por esse motivo o seu chá também se tornou muito famoso e vem sendo consumido por um número cada vez maior de pessoas. Porém, muitas pessoas não sabem quais são as contraindicações que ele oferece, e é exatamente por isso que é necessário estudar um pouco mais sobre o chá de hibisco antes de decidir ingeri-lo.

Portanto, neste artigo falaremos um pouco mais sobre quais são os males que o chá de hibisco pode causar. Continue lendo o artigo para saber exatamente quais são esses males e quem pode ou não pode tomar o chá de hibisco!

Perda de nutrientes

Todos já sabemos que os nutrientes são essenciais para que o nosso corpo funcione da maneira correta e para que sejamos saudáveis. Nesse caso, o chá de hibisco é conhecido justamente por possuir muitos nutrientes essenciais para o nosso corpo, o que é um grande benefício.

Porém, também é importante lembrar que ele possui efeito diurético, ou seja, faz com que as pessoas urinem com uma maior frequência. De um certo ponto de vista, o efeito diurético é muito bom para pessoas que possuem problema com retenção de líquido, mas quando o chá é consumido em excesso esse efeito passa a ser um problema.

Isso porque alimentos que proporcionam efeito diurético não podem ser consumidos de maneira excessiva, já que esse excesso de urina faz com que mais nutrientes sejam perdidos do que o comum, e isso acaba sendo um efeito rebote preocupante.

Dessa forma, deve-se consumir o chá de hibisco em níveis normais para que ele não proporcione em uma perda de nutrientes maior do que o esperado, já que isso é realmente ruim para o corpo e não todas as vitaminas podem ser ingeridas de maneira tão simples depois que são perdidas.

Portanto, é importante estar sempre atento à quantidade de chá de hibisco que você está consumindo!

Descontrole Hormonal

Muitas pessoas não sabem disso, mas o chá de hibisco não é recomendado para gestantes e nem para mulheres “tentantes”, ou seja, mulheres que estão no processo de tentar engravidar.

A explicação para isso é bem simples: o hibisco é responsável por alterar os níveis de hormônios no organismo, principalmente o estrogênio, um hormônio feminino que está diretamente ligado a todo o processo de evolução e principalmente de gestação.

Dessa forma, fica claro que esse descontrole hormonal pode levar à infertilidade no caso de mulheres que ainda não engravidaram; e se consumido em excesso por mulheres grávidas pode acabar causando uma má formação no bebê.

Gestante
Gestante

É claro que existem casos e casos, e por isso se você estiver grávida é interessante perguntar para o seu médico se você pode ou não consumir o chá de hibisco, já que em algumas situações ele é sim liberado.

Portanto, essa é uma contraindicação importante da qual muitas pessoas não têm conhecimento. Vale a pena enviar esse artigo para alguma mulher grávida ou tentante que você conheça

Hipotensão

A hipertensão é basicamente conhecida como um estado em que a pressão arterial do ser humano está alta, e por isso é necessário tomar remédios e comer alimentos doces para controlar essa situação.

Nesse caso, a hipotensão é justamente o contrário: ela é o estado em que a pressão arterial do indivíduo está abaixo do normal, o que pode causar diversos desconfortos que vão desde enjoos até mesmo a desmaios, o que pode ser muito perigoso dependendo da situação e da pessoa levada em consideração.

Hipotensão
Hipotensão

Assim, o chá de hibisco não é recomendado para pessoas com hipertensão que tomam remédio para a pressão abaixar e nem recomendado para pessoas que já possuem hipotensão, já que em ambos os casos ele pode causar uma alteração de pressão muito grande, fazendo com que ela caia.

Dessa forma, pessoas que sofrem dessas enfermidades citadas anteriormente podem consumir chá de hibisco em pequenas quantidades, de preferência consumindo algum alimento à base de sal junto, já que isso irá causar um maior equilíbrio na pressão.

Portanto, é importante prestar bastante atenção nisso, já que é algo que de primeiro momento pode parecer bobo, mas possui uma importância extremamente grande!

Importante Lembrar!

Neste artigo citamos diversos males que o chá de hibisco pode causar, já que na maioria das vezes você encontra apenas os benefícios dele e não sabe exatamente quais são as contraindicações, e é sempre importante saber.

Porém, também é importante lembrar que tudo depende da quantidade de chá que você consome. Como dissemos anteriormente, no caso de mulheres grávidas é realmente importante consultar um médico antes de consumir. Porém, em outros casos a quantidade é o que realmente importa.

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

A famosa frase “tudo em excesso faz mal” é verdade. Isso porque o chá de hibisco não é o único líquido que quando consumido em excesso pode causar perda de nutrientes, por exemplo; já que a água também não deve ser consumida mais do que o recomendado porque também causa perda de nutrientes.

Além disso, no caso da hipotensão temos a mesma situação: tudo depende da quantidade de chá que você consome, da sua pressão no dia e também da quantidade de açúcar que você coloca no chá.

Portanto, é sempre importante lembrarmos que não devemos demonizar alimentos, mas apenas entender como eles funcionam para que possamos consumi-los da menor maneira.

Quer aprender ainda mais sobre outros assuntos relacionados à Ecologia? Confira também: O Que Significa o Famoso Símbolo da Onça?

Veja também

Como Plantar Canela em Vaso em Casa

Existem plantas que não necessitam de uma grande horta ou quintal para serem cultivadas. É o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *