Home / Animais / O Que Significa o Símbolo da Onça?

O Que Significa o Símbolo da Onça?

O uso de simbologias é muito comum desde os tempos antigos. Isso porque o ser humano se interessa muito por imagens que possuam um significado mais profundo do que elas representam em primeiro plano, e por isso é sempre interessante pesquisar um pouco mais sobre essas simbologias utilizadas no dia a dia.

Nesse mundo de simbologias os animais são praticamente protagonistas, já que desde os primórdios da sociedade o ser humano está acostumado a dar significados aos animais, e nesse caso, é muito interessante entendermos um pouco mais quais são esses significados.

Dentre todos os animais, a onça se destaca como uma das mais representadas em diversas coisas, sendo que ela está presente até mesmo no dinheiro que temos aqui no Brasil, e por isso é um animal de grande ênfase no nosso cotidiano.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre o símbolo da onça. Continue lendo o artigo para entender por qual motivo ele é utilizado, qual o seu significado e muito mais informações!

Símbolo da Onça na Ecologia

Antes de entendermos qual o significado oculto por trás do símbolo da onça precisamos entender qual é o significado mais importante que o símbolo desse animal tem no dia a dia.

Muito provavelmente você já viu diversas campanhas relacionadas à preservação da biodiversidade nos mais diversos meios de comunicação, e em praticamente todas elas o símbolo da onça estava presente. Isso porque o símbolo da onça na Ecologia possui um significado simples e importante: ele serve como um alerta.

Provavelmente você está se perguntando: alerta para o quê? Basicamente, o símbolo da onça serve para lembrar a todos de que esse animal está em extinção na natureza, e é exatamente por isso também que ela está presente nas notas de 50 reais do Brasil, já que cada uma das notas mostra uma espécie animal que está em extinção.

A onça atualmente corre um grande risco de extinção na natureza, e é exatamente por isso que esse símbolo possui uma importância tão grande na hora de conscientizar a população, principalmente a parcela dela que gosta de caçar.

Portanto, esse é um dos significados mais importantes que o símbolo da onça pode ter, e por isso vale a pena compartilhar com as pessoas que você conhece!

Símbolo Da Onça Na Simbologia

A simbologia é muito diferente da Ecologia, isso porque ela foca no significado oculto das coisas e por isso dá um sentido diferente da realidade para elas, é uma coisa mais esotérica e não está de forma alguma focada no fator “extinção da espécie”.

Dessa forma, a onça possui um significado completamente diferente e bem mais filosófico quando olhamos para o símbolo dela do viés da simbologia.

De acordo com a simbologia, o símbolo da onça pode basicamente representar exatamente o que a onça representa no reino animal: um ser independente, forte e imponente. Esse símbolo, assim, é excelente para pessoas que querem passar uma imagem forte para as outras, além de ter um forte significado para a própria pessoa.

Onça Bebendo Água
Onça Bebendo Água

Afinal, quem não gostaria de ser comparado com uma onça, não é mesmo?

Portanto, esse símbolo faz parte de diversas tatuagens e com certeza serve para representar pessoas independentes que não se abalam facilmente e sempre estão em busca das melhores oportunidades para si, porque isso é exatamente o que a onça faz na vida real.

Importância dos Símbolos

A verdade é que muitas pessoas ficam curiosas para entender o que os símbolos representam, mas nem todas elas entendem qual é a utilidade que eles possuem em nossas vidas, principalmente porque nem sempre eles possuem um significado tão óbvio assim.

Em primeiro lugar, podemos dizer que alguns símbolos são feitos com o intuito de informar a população e/ou espalhar uma mensagem importante, como é exatamente o caso do símbolo da onça utilizado em campanhas de biodiversidade. Nesse caso, o símbolo é essencial para informar as pessoas de maneira mais dinâmica com relação à possível extinção do animal.

Em segundo lugar, eles servem para que a gente dê um maior significado para as coisas. Assim, uma tatuagem de onça, por exemplo, passa a ser algo mais profundo e filosófico e deixa de ser apenas algo estético.

Por fim, diversos símbolos são milenares e a nossa sociedade apenas os define com certo significado porque já faz parte da nossa cultura, e é por isso que o mesmo símbolo pode ter diversos significados de acordo com as culturas que estão sendo levadas em consideração.

Portanto, essa é a importância de se entender um pouco mais sobre os símbolos e também a importância da existência deles.

Curiosidades Sobre a Onça

Por fim, é interessante que você aprenda um pouco mais sobre o que a onça é fora de todos esses símbolos, já que assim você consegue entender o animal de maneira ainda mais profunda e interessante.

Assim, vamos falar agora algumas curiosidades sobre esse animal que você provavelmente ainda não sabe mas deveria saber, já que essa é uma espécie muito interessante.

Onça se Alimentando
Onça se Alimentando
  • A onça é um animal carnívoro, e é por isso que ela se alimenta apenas de carne;
  • Ela é um dos símbolos da diversidade brasileira, e por isso é conhecida mundialmente;
  • A onça é um felino, e por isso faz parte da mesma família de outros animais como o gato e a pantera, a família desses animais é a Felidae;
  • Uma onça pode pesar mais do que um ser humano dependendo da espécie que está sendo levada em consideração;
  • Onças podem ter mais de 2 metros de comprimento, e por isso são animais muito imponentes;
  • Esse animal também pode ser conhecido popularmente como jaguar.

Logo, essas são apenas algumas curiosidades sobre a onça que você provavelmente ainda não sabia. Quem diria que um único animal poderia representar tanta coisa por meio de símbolos e ainda seria tão cheio de curiosidades interessantes para a gente aprender, não é mesmo?

Tem vontade de aprender ainda mais sobre outros animais que vivem em nosso planeta? Sem problema nenhum! Confira também em nosso site: Habitat do Polvo – Onde Eles Vivem?

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *