Home / Animais / Habitat Do Polvo: Onde Eles Vivem?

Habitat Do Polvo: Onde Eles Vivem?

O que você faria se tivesse vários braços? Já imaginou quantas tarefas poderia realizar de uma só vez? Seria algo incrível não é?! Bom, isso lhe seria possível se você tivesse nascido um Polvo, este animal com os seus muitos tentáculos se fosse um humano, não teria dificuldades em ser multitarefa!

Eu nunca tive a oportunidade de conhecer o fundo do mar, e você? Deve ser um lugar cheio de mistérios e bastante interessante de se investigar! Enfim, hoje eu vim falar sobre o habitat do nosso amigo Polvo, espero que ele esteja aguardando nossa visita!

Onde Vive o Estranho Polvo?

Eu confesso que antes de fazer esta matéria também não sabia, o fundo do mar é um lugar mais complexo do que parece, sei que você pode imaginar que lá é só um ambiente plano cheio de água, mas tenha a certeza de que este lugar vai muito mais além do que isso.

Fique sabendo que o Polvo é um dos animais com mais presença no reino animal, por todos os oceanos ele pode ser visto e possui muitas espécies dele por aí, lembrando que algumas podem ser altamente mortais para nós seres humanos.

Polvos são bichos um pouco lentos, por isso, procuram lugares bem escondidos e que sirvam como um abrigo bastante eficiente para mantê-los longe de predadores, afinal de contas, como eles não são topo de cadeia, então precisam ficar de olhos abertos para não acabarem na barriga de alguém.

Por mais que uma espécie seja desconhecida por nós, seus predadores a conhecem bem, nosso amigo Polvo é bastante visado por: moreias, tubarões, raias, aves e também por nos seres humanos. É senhor Polvo, acho bom dormir de olhos bem abertos!

Eu nunca tinha ouvido este nome Moreia, quando pesquisei vi que se trata de um peixe com uma aparência um tanto estranha, semelhante à da enguia.

No fundo do mar existem muitas rochas cheias de buracos e fendas, é bem neste local que o Polvo gosta de se esconder, ali ele fica totalmente invisível, seus predadores passam por e nem se quer dão conta que o mesmo está bem próximo.

Da mesma forma que é caçado, nosso Polvo também caça, ele adora procurar por caranguejos, camarões e moluscos. Veja só como este animal possui um paladar sofisticado, pois não é qualquer um que pode viver de comer camarões e moluscos não hein?!

Você por acaso viu o vídeo de um Polvo que havia se escondido dentro de um copo plástico? Está aí uma situação um tanto curiosa e que nos faz refletir sobre os impactos negativos que temos causado na natureza!

Ei, aonde você vai? Eu não acabei ainda! Agora que eu te mostrei onde o estranho Polvo mora, que tal saber um pouco mais sobre este misterioso animal? Vamos lá?

Os Curiosos Fatos Sobre o Polvo

Você já ouviu falar sobre o nitro? Ele está bem presente nos filmes e jogos de carro, trata-se de um equipamento capaz de dar um impulso no carro fazendo-o correr bem mais rápido do que o normal.

Assim como nestes filmes de corrida, nosso Polvo também possui uma espécie de “nitro natural”, este animal tem a capacidade de sugar uma quantidade de água e depois espirrá-la e, dessa forma, ganhar uma velocidade maior que o possibilita fugir de seus predadores.

O Polvo é do tipo que gosta de se ser compreendido rapidamente, por isso, para demonstrar as suas emoções ele muda de cor, quando vai caçar assume um tom e nas diversas outras situações pode possuir outras cores.

Sabia que o Polvo já é um animal que nasce órfão? É isso mesmo, durante a gestação a mamãe Polvo não se alimenta, isso faz com que poucos dias depois ela acabe falecendo. Da mesma maneira, o macho também morre dias depois do início da gestação. Isso pode ser bastante trágico para nós, mas é algo bem comum no meio deles!

Polvo-Comum no Fundo do Mar
Polvo-Comum no Fundo do Mar

Qual é o seu nível de QI? Se o Polvo participasse de um tipo de teste para medir o dele, creio que ele se sairia super bem, pois possui uma inteligência de deixar qualquer um perplexo! Apenas observando outros de sua espécie ele consegue adquirir inúmeras habilidades e comportamentos para ajudá-lo no seu dia a dia!

Nós seres humanos conseguimos sentir o cheiro das coisas apenas pelo nariz não é?! Mas saiba que o Polvo pode ir muito mais além, seus tentáculos possuem a capacidade de fazê-lo sentir o aroma dos objetos e ainda pode auxiliá-lo na sua locomoção. Ele simplesmente possui tentáculos que parecem mais um punhado de ferramentas que servem para infinitas atividades!

Qual a sua concepção a respeito dos invertebrados? Muitas pessoas tem um conceito equivocado de que invertebrados são apenas os insetos, mas o nosso Polvo também se encaixa nesta classe, ao olharmos para ele podemos cometer o equívoco de acreditar que a sua cabeça é um grande crânio, mas ela é totalmente mole e sem ossos, o corpo também é.

Sabe aquela tinta que o Polvo solta quando se sente ameaçado? Ela é bastante semelhante ao liquido lançado pelo Gambá e possui cheiro também!

Você se recorda de quando eu te falei que o Polvo possui a capacidade de reproduzir comportamentos de outros da sua espécie? Ele faz muito mais do que isso, também consegue copiar modos de locomoção de outros animais aquáticos! Eu duvido que este fato não tenha lhe deixado surpreso(a)! Como este bicho é estranho não?!

Lembrando que se você tiver ficado um pouco mais interessado(a) a respeito da vida do curioso Polvo, fique sabendo que já fiz uma outra matéria a respeito das características, hábitos e curiosidades deste animal, basta procurar em nosso site e rapidamente você poderá ver este incrível conteúdo

Muito obrigado pela sua presença, fico agradecido com a força que você tem me dado vindo aqui e lendo os meus conteúdos, todas as matérias que preparo são sempre pensando no quanto podem lhe ser úteis.

Não se esqueça de que a sua opinião é tudo para nós, por isso, deixe-nos o seu comentário, sugestão ou critica.

Até a próxima!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *