Home / Animais / Pug Tem Cheiro Forte na Pele? Banho É Recomendável – Quanto Tempo?

Pug Tem Cheiro Forte na Pele? Banho É Recomendável – Quanto Tempo?

Os pugs têm muitas qualidades excelentes, mas o cheiro agradável não é uma das suas principais características. Como você pode melhorar isso e fazer seu pug cheirar melhor?

Quando o Pug apresenta um odor um pouco estranho que simplesmente não desaparece ou um forte cheiro desagradável aparentemente desenvolvido durante a noite, essa não é uma situação a ser encarada como normal, os cães devem ter sempre um cheiro relativamente neutro, com uma ligeira intensificação, apenas se o pelo ficar molhado.

Primeiro de tudo, você tem que tentar localizar o cheiro e estabelecer o que está causando isso. Seu veterinário também pode ajudar.

Pug Tem Cheiro Forte na Pele?

Dobras na Pele

Existem diferentes razões pelas quais um Pug pode cheirar mal, incluindo as causas observadas com todas as raças, como o acúmulo de óleo corporal e problemas observados com mais freqüência com raças braquicefálicas, como infecção por fungos da pele.  As dobras no rosto são como pequenos bolsos que reúnem pequenos pedaços de detritos, como comida e outras partículas finas. Isso sozinho pode ser a fonte. No entanto, além disso, se a umidade ficar presa nessas dobras cutâneas sem qualquer capacidade de secar, podem surgir problemas.

O ambiente úmido, quente e escuro é o terreno ideal para bactérias, fungos e leveduras. O mais comum é um crescimento excessivo de uma levedura específica chamada Malassezia pachydermatis. Isso geralmente irá produzir um cheiro forte de mofo. As áreas podem parecer vermelhas ou inflamadas e pode haver  coceira intensa que pode fazer com que o Pug pise no rosto ou esfregue o rosto no carpete, móveis macios, etc. Outros sinais possíveis incluem áreas de crosta, pele que parece oleosa e pulurenta.

Mal Hálito

Uma possível razão para um Pug cheirando mal o tempo todo é um problema na boca. Isso pode ser uma cárie dentária, infecção ou abscesso ou doença periodontal. O mau cheiro da boca devido a esses tipos de problemas pode variar de um estranho cheiro azedo a um odor nocivo podre.  Menos comuns, mas possíveis, são certos problemas de saúde que podem causar uma variedade de odores orais estranhos; doença renal pode fazer o hálito cheirar a urina e diabetes pode causar um cheiro frutado.

Pug Com a Língua de Fora
Pug Com a Língua de Fora

Infecção nos Ouvidos

Se houver um cheiro muito ruim vindo das orelhas de um pug, isso é um sinal claro de uma infecção no ouvido. Outros sinais ao lado de um mau cheiro são coceira frequente nos ouvidos, esfregar a cabeça contra objetos ou sacudir a cabeça. Quando você levantar a aba da orelha para trás, poderá ver a pele irritada vermelha.

O corpo de um cão está constantemente produzindo óleos corporais que são expelidos através dos folículos pilosos. Esta é a maneira natural do corpo de ajudar a manter a pele hidratada. Com o tempo, esses óleos se acumulam porque não evaporam. Uma vez que há um acúmulo, pode cheirar muito mal.

Pug Com Infecção no Ouvido
Pug Com Infecção no Ouvido

Falta de Banho

Pugs podem começar a cheirar: 1. se não tiverem tomado banho nas últimas 3 semanas (normalmente o tempo que há óleo suficiente acumulado na pele, para que você perceba o odor); ou 2. se eles tomaram banho, mas o xampu usado não removeu esses óleos adequadamente; ou 3. se não tiver sido devidamente escovado (a escovação remove os pêlos mortos).

Pug Deitado no Chão
Pug Deitado no Chão

Pug Molhado

Se um Pug se molhar de uma maneira que não inclua uma lavagem real, como a água encharcada, as gotículas de água substituem as partículas no óleo, o que pode causar um aumento dramático no odor, produzindo o que é comumente conhecido como ” cheiro de cachorro molhado”.

Pug Molhado na Banheira
Pug Molhado na Banheira

Banho É Recomendável Quanto Tempo?

Dê banhos a cada 3 semanas , mesmo que o seu Pug não pareça sujo ou ainda não tenha começado a cheirar. O objetivo é enxaguar todo o óleo corporal acumulado para que seu cão possa começar de novo com um corpo limpo. Certifique-se de lavar completamente o pelo até o nível da derme.

Massagem com um bom shampoo, atingindo todas as áreas do corpo, incluindo as axilas e virilha. Para o rosto, use uma toalha macia, certificando-se de limpar todas as rugas faciais. Após lavar seu  Pug, massageie com um condicionador de lavagem, deixe-o de molho por 2 a 5 minutos e faça uma enxágue final.

Certifique-se de secar bem o seu Pug com uma toalha absorvente e não pule nenhuma área do corpo com pregas cutâneas, como as axilas, a virilha e o pescoço, e seque as áreas entre os dedos dos pés. As rugas faciais devem ser secas com um pano fino. Pugs são propensos a infecções fúngicas e, embora estes possam estar contidos nas dobras cutâneas, eles também podem se desenvolver em todo.

Secando Bem o Pug
Secando Bem o Pug

Talvez seu Pug agora esteja fresquinho e perfumado, veja agora o que é necessário para garantir que seu Pug não vai voltar a ficar com cheiro ruim.  De qualquer forma, essas dicas são um resumo de tudo que os veterinários e tratadores recomendam que ajudarão a manter seu Pug com um aroma fresco e limpo:

Limpe as rugas faciais todos os dias com um pano fino e absorvente; mantenha os dentes do seu Pug limpos através de escovação, sprays e mastigações dentárias; limpe as abas das orelhas e os canais auditivos regularmente com cotonetes;  dê ao seu Pug um banho completo uma vez a cada 3 semanas, independentemente de quão limpo ou sujo seu cão esteja;  use um shampoo desodorizante que seja eficaz na remoção de óleos corporais sem irritar a pele;  após os banhos, seque bem o seu Pug, especialmente as rugas, as patas (inclusive entre os dedos), as axilas e a área genital;  escove seu Pug frequentemente para remover os pelos mortos do corpo, usando uma escova que alcance a pelagem mais grossa da raça;  dê banhos parciais, especialmente para quaisquer respingos de urina ou pedaços de fezes aderidos ao pelo;  eliminar imediatamente quaisquer infecções por fungos ou leveduras, conforme necessário; para fêmeas no cio, dê banhos parciais ou completos e use fraldas para cachorros que são trocadas com frequência.

No entanto, se o seu pug ainda cheirar mal, pode ser devido a uma infecção da pele, pois tais infecções não desaparecem com banhos ou outros truques. Leve seu pug ao veterinário e veja se o seu pug tem uma infecção na pele.

Veja também

Husky Siberiano: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Os cães da raça Husky siberiano vem encantando o mundo desde 1925, quando, atrelados a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *