Home / Animais / Camaleão Pigmeu Barbudo: Curiosidades e Nome Científico

Camaleão Pigmeu Barbudo: Curiosidades e Nome Científico

O camaleão pigmeu é um réptil insondavelmente pequeno que chega a um comprimento máximo de apenas 6,2 cm!

Este camaleão é uma das poucas categorias de animais do tipo Rhampholeon encontrados em toda a África Oriental. Estes camaleões vaguearam de todos os répteis há mais de 40 milhões de anos.

O camaleão pigmeu é um dos camaleões mais raros do mundo, se não o mais raro. Esta pequena espécie é endêmica para ficar em pedaços de madeira no Monte Malawi. Estes pedaços de floresta somam simplesmente 0,6 km quadrados por causa dos elevados níveis de folhagem natural.

Dada esta descontinuidade escandalosa do espaço de vida da floresta tropical, e a esperada perda de capacidade biológica nos pequenos trechos que permanecem, é concebível que esta espécie seja atualmente dizimada.

As estimativas dizem que, se tudo continuar do jeito que está, esta espécie de camaleão pode desaparecer rapidamente. O desmatamento desenfreado juntamente com a falta de madeira só colabora com esta situação.

Habitat do Camaleão Pigmeu Barbudo

A espécie é encontrada nas Colinas de Natundu de Malawi.

O camaleão ocupa a floresta tropical nas encostas das montanhas de baixa altitude, vivendo em arbustos baixos e no chão do sertão. Eles empoleiram-se em ramos baixos enquanto descansam durante a noite.

Em apenas dois hectares de bosque, pode haver um pequeno camaleão, pouco conhecido, que os cientistas nomearam ao mundo que está correndo risco de extinção. O camaleão pigmeu do Malawi não é encontrado há 16 anos.

Rhampholeon Chapmanorum

Naquela época, seu entorno natural foi reduzido a um território do tamanho de apenas 100 campos de futebol americanos. Diante disso, pesquisadores estão atualmente se esforçando para levantar recursos para direcionar um empreendimento para a sua última bancada, o Monte Malawi, para decidir se o camaleão pigmeu, apesar de tudo, vai permanecer vivo.

Extinção

O território complicado do camaleão pigmeu — que provavelmente pode ser extinto — foi encontrado por analistas do SSC Chameleon Specialist Group (CSG) durante a avaliação dos camaleões do mundo em andamento na Lista Vermelha da UICN.

De forma angustiante, a revisão concluiu que 36% dos camaleões do mundo estão comprometidos com a extinção. Seja como for, nenhum mais do que o camaleão pigmeu.

“A avaliação do [camaleão pigmeu] esclareceu que esta espécie não é vista há mais de 15 anos e que o seu ambiente natural diminuiu para cerca de 0,6 quilômetros quadrados de bosques não limpos!”.

Christopher V. Anderson com a Universidade de Brown e um indivíduo do CSG disse ao “mongabay.com”. “Este ambiente residual está isolado em dois pequenos pedaços que estão aproximadamente 1,7 quilômetros separados.”

Vamos listar algumas das principais realidades dos camaleões pigmeus. No ponto em que muitas pessoas pensam num camaleão, a criatura que vem na mente é um réptil esplêndido, que muda de cor com uma cauda e olhos curvilíneos que podem se mover de forma inversa.

No entanto, nos répteis, temos alguns camaleões anões que não se agarram ao camaleão “generalizado”. Esta passagem do blog é dedicada a revelar a visão destes camaleões, fornecendo aos utilizadores algumas informações rápidas sobre eles.

Não como seus primos progressivamente brilhantes e maiores, os camaleões anões serão em geral sombras mais escuras com diferentes manchas, manchas e listras. Enquanto eles podem alterar o seu sombreado confiando no seu ambiente, eles não se transformam em tons de verde, azul, ou laranja.

Como são Conhecidos?

São conhecidos dessa maneira por causa de uma pequena pele que está abaixo do seu queixo. Muitos acreditam que a semelhança é a de uma barba, igual de um homem adulto. Isso faz com que ele tenha uma distinção maior do que as demais espécies.

Como o seu nome propõe, os anões não ultrapassam três centímetros e meio e alguns tipos de animais permanecerão com pouco mais de um centímetro de comprimento. Além disso, eles têm geralmente uma expectativa de vida curta de um a três anos, em média.

Camaleão Pigmeu Barbudo

Os camaleões anões podem ser alojados normalmente. Se eles viverem em uma área cercada com espaço suficiente, alimentação e umidade, eles existirão juntos alegremente.

Eles Servem Como Animais de Estimação?

Ao manter os anões em cativeiro, o espaço plano é uma prioridade maior do que o espaço vertical. Estes pequenos animais não estão entusiasmadas em escalar como a maioria dos camaleões arborícolas.

Se colocá-lo em um aquário, tenha a certeza de que eles precisam de espaço. Por mais que sejam pequenos, são territorialistas. Eles convivem bem, mas, pode ser que aconteça uma briga por causa dessa característica inusitada deles. O ideal é não tê-los com nenhuma outra espécie de animal junto.

Os anões são reprodutores entusiastas e com o argumento de que podem ser alojados juntos, você terá que cuidar de fêmeas grávidas. Pode-se saber quando uma fêmea está grávida, tendo em conta que, à semelhança de uma humana grávida, ela crescerá demais na área do ventre.

No momento em que estão se preparando para por ovos, é ideal colocá-las em um recipiente diferente. Isso evita todo o tipo de estresse para elas.

O solo deve estar em uma quantidade suficiente para que os ovos sejam soterrados. Os substratos do solo também devem estar com uma qualidade excelente!

Os camaleões anões adolescentes e infantis devem ser tratados com o mesmo número de grilos — do tamanho de uma cabeça de alfinete — que eles podem comer todos os dias. Os adultos devem comer cerca de quatro a seis grilos por dia.

No momento em que se assustam, os anões podem vibrar ou zumbir de modo a tentar ameaçar camaleões ou predadores diferentes. Eles inquestionavelmente não são tão potentes quanto à defesa.

Como vivem na ninhada de folhas, os anões fazem tudo o que podem para se disfarçar com as folhas.

Como se Escondem?

Eles conseguem se esconder de uma forma muito fácil! Geralmente, escolhem a folha mais próxima e ficam atrás delas. Provavelmente, é uma coisa que eles farão muito! É bem difícil para um olho humano observá-lo a olho nu, caso ele queira ficar escondido.

Os camaleões anões fazem-se de animais de estimação incríveis! Os anões são tipicamente totalmente resignados e não se preocupariam em ser tratados por indivíduos. Basta saber sobre a postura e conduta da criatura enquanto lida com o argumento de que, como a maioria dos camaleões, o stress é perigoso para o seu bem estar.

Veja também

Coelho Anão

Qual a Diferença entre Mini Coelho e Coelho Anão?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre coelhos, ele tem se popularizado cada vez mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.