Home / Animais / Mosca de Enxame: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

Mosca de Enxame: Características, Como Evitar, Habitat e Fotos

A mosca de enxame é o tipo de mosca que dificilmente anda fora de um grande número de outras moscas, não estando agrupadas, pois recebem o nome de mosca de enxame pelo fato de sempre estar presente em um local onde existe muitas moscas das mesmas.

O aspecto mais comum da mosca de enxame é o fato delas sempre se agruparem do lado de fora de janelas, onde geralmente criam seus enxames.

A mosca de enxame é um tipo de mosca distribuída em todas as partes do mundo, exceto na Artártida, e apesar de serem consideradas verdadeiras pragas, as moscas ainda são insetos muito importantes na natureza para que o equilíbrio ecológico permanece em uma balança adequada.

Mosca de Enxame Amarela
Mosca de Enxame Amarela

Os locais onde a mosca de enxame mais estão presentes fica na África e nas Américas, especialmente na América do Norte. Elas também vivem amplamente em Países europeus de temperatura mais temperada.

A mosca de enxame é o um tipo de inseto que gosta de lugares quentes para viver, por isso sempre estarão presentes dentro de casas, e é apenas em climas quentes e no verão inteiro em que é possível ver enxames das mesmas em árvores ou fora das casas.

Por Que a Mosca de Enxame é Importante?

Apesar de serem insetos extremamente inconvenientes e que incomodam muito, a mosca de enxame ainda se demonstra ser importante para o equilíbrio ecológico no mundo inteiro.

Não importa o quanto você afaste, elimine e dedetize, a mosca de enxame sempre voltará e nunca deixará de estar presente em uma área que não for propriamente eliminada de todas as possíveis condições que atraem essas moscas.

Mas, apesar de odiá-las ao extremo, por que elas existem, afinal?

Um dos principais fatores é o fato das moscas de enxame, indiretamente, serem grandes polinizadoras, pois o fato delas andarem em grupos no verão, faz com que muitas descansem sobre flores que irão soltar pólen, principalmente flores que não são atrativas para borboletas ou abelhas.

O aspecto mais importante da mosca de enxame se dá através dos próprios enxames, que mantém a cadeia alimentar em perfeito equilíbrio, sendo uma das principais presas de inúmeros pássaros que se reproduzem durante o verão inteiro, além de que as moscas são pegas em inúmeras armadilhas naturais de plantas carnívoras, assim como fazem parte da dieta de muitos anfíbios, roedores e rastejantes.

Por fim, as moscas de enxames também possuem uma importância ímpar pelo fato de botarem milhares de ovos em carcaças de animais e esses ovos eclodirem em larvas que irão decompor rapidamente os corpos putrefatos.

Características da Mosca de Enxame

Essas moscas não possuem uma única coloração ou até mesmo um padrão de coloração, já que suas marcas podem ser aneladas, listradas e até mesmo com pintas redondas em seu tórax.

Uma das principais características da mosca de enxame são seus ovos, que são nitidamente oblongos e não arredondados.

Uma das principais diferenças entre a mosca de enxame e a mosca caseira se dá pelo fato de que as de enxame são mais robustas, porém, menores em estatura.

A mosca de enxame é menos comum do que a mosca caseira pelo fato de serem insetos que gostam apenas de climas quentes, por isso são mais facilmente encontradas no verão, enquanto em outros períodos elas preferem ficam acondicionadas em locais que forneçam calor.

Grande Enxame de Moscas
Grande Enxame de Moscas

O tipo de alimento mais comum das moscas de enxame são as minhocas, principalmente a Aporrectoda caliginosa, onde a mosca atravessa o sistema tegumentário da minhoca atravessando sua epiderme.

Além de se alimentar dos líquidos e nanopartículas das minhocas, as moscas de enxame irão encher as mesmas com ovos, que irão devorar a minhoca assim que eclodirem.

Como Evitar as Moscas de Enxame? Como Afastar As Moscas de Enxame Da Sua Casa?

Apesar de serem moscas teimosas e extremamente populosas, algumas medidas podem ser tomadas para que se evite a mosca de enxame dentro do seu lar.

No verão, quando percebe-se um número elevado de moscas dentro de casa, pode ter certeza que são essas famosas moscas de enxame. A forma ideal de lidar com elas é mantendo a casa limpa com bastante álcool de uso caseiro e venenos que matam ou afastam as mesmas.

Lembre-se de que uma mosca de enxame sempre possui um local no qual vivem aglomeradas, portanto, encontre esse local e os elimine para que elas se dispersem cada vez mais e achem locais longes dessa área onde elas são constantemente agredidas.

A limpeza é um fator determinante, pois lixeiras que ficam abertas ou até mesmo resto de comidas que caem pelo quintal, ou adubos orgânicos que não são propriamente plantados, garantirão que essas moscas continuem a estar presentes em uma casa, e além disso, se não forem combatidas, irão se multiplicar cada vez mais até os dias de calor passar e a mesma se refugiar longe das casas.

Habitat Preferido da Mosca de Enxame

Como é de se imaginar,  a mosca de enxame habita áreas imundas e sujas, com presença de alimentos e seres em decomposição, assim como no excremento de todo tipo de animal existente.

Por isso é necessário ter muito cuidado com as moscas de enxame dentro da sua casa, pois a mesma pode trazer doenças através da sujeira que carregam.

Para evitar que a mosca de enxame polua sua casa e incomode, crie barreiras em todas as partes e tampe todas as frestas possíveis, assim como usar grades em portas e janelas para que a mesma não entre quando estas estiverem abertas.

Mosca de Enxame Fotografado de Perto
Mosca de Enxame Fotografado de Perto

O habitat preferido da mosca de enxame são áreas que contém líquido que escorrem de comidas orgânicas, onde as moscas regurgitam em cima desse líquido criando uma papa para então iniciarem sua sucção, por isso quando a mosca fica em cima de uma comida por muito tempo essa comida acaba ficando contaminada, pois as mesmas soltam substâncias pútridas em cima delas.

Conheça mais sobre as moscas de enxame aqui em nosso site Mundo Ecologia:

Veja também

Iguana Transmite Doenças? Como Se Prevenir?

O seu sonho sempre foi criar um bichinho bem diferente? Já pensou em ter na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *