Home / Animais / Mosca de Enxame Amarela: Curiosidades, O Que Atrai e Imagens

Mosca de Enxame Amarela: Curiosidades, O Que Atrai e Imagens

Vamos falar hoje um pouco da Mosca de Enxame Amarela, pouco ainda se sabe sobre ela. Mas essa ela tem hábitos parecidos com as moscas de enxames já conhecidas, elas podem ser facilmente encontradas em sua casa, especialmente no período do inverno ela gostam de hibernar no sótão. Também no outono é possível ver a mosca do enxame amarela por aí, telhados são outros esconderijos preferidos delas. É conhecida pelo nome científico de Thaumatomyia notata. Gostam de lugares silenciosos e vazios.

Essa mosca faz parte do Reino Animalia, Filo Arthropoda, faz parte da classe Insecta, na Ordem Diptera, pertencente a família Calliphoridae, é do Gênero Pollenia e da Espécie P. rudis.

Características da Mosca de Enxame Amarela

São bem parecidas com as moscas de fruta, são pequenas e não passam de 3mm no total de comprimento. As mosca de enxame amarelas quando adultas têm o corpo amarelo vívido e possui algumas riscas pretas no comprimento do tórax, e outras riscas atravessadas em seus abdome.

Curiosidades Sobre a Mosca de Enxame Amarela

  • Hibernam em sótãos assim como os moscas de enxame comum, especialmente no inverno,
  • Quase não se tem informação sobre essa espécie de mosca, um pouco que se sabe é que suas larvas são capazes de se alimentar de pulgões que podem ser encontrados em raízes de ervas.

As demais curiosidades são sobre as moscas em geral:

  • As moscas tem um período curto de vida, cerca de 30 dias no total,
  • As moscas são diurnas, por isso quase não vemos moscas durante a noite,
  • Elas transmitem doenças ao contaminar nossos alimentos, 
  • Possuem as batidas de asas mais ágeis entre todos os insetos, e possuem visão de 360 graus,
  • Existem mais de 150 mil espécies de moscas catalogadas,
Mosca de Enxame Amarela Características
  • Algumas moscas são utilizadas para experimentos do tipo genéticos em laboratórios e outras são utilizadas no controle de pragas,
  • No ano de 2012, mais precisamente em janeiro foi descrita uma nova espécie, a mosca foi nomeada cientificamente como Scaptia Plinthina Beyoncea. Sim, o nome foi dado em homenagem a famosa cantora Beyoncé pois encontraram semelhanças, a mosca possuia um traseiro grande, pelos dourados na parte inferior do abdome que parece com roupas usadas pela mesma, a espécie foi encontrada no ano de 1981 que é o ano de nascimento de  Beyoncé,
  • As moscas não possuem boca, elas vomitam um fluido sobre o alimento que querem consumir e sugam de volta,
  • As asas de uma mosca batem cerca de 20 vezes por minuto, a velocidade do vôo de uma mosca atinge algo em torno de 8km/hora,
  • Elas possuem uma visão muito boa, cada olho de uma mosca possui cerca de 4 mil lentes, logo elas uma visão muito ampla, conseguem ver em todas as direções ao mesmo tempo,
  • Existe uma mosca conhecida como tsé-tsé que transmite um tipo de parasita conhecido como Trypanosoma brucei, quando ela pica uma pessoa é capaz de provocar extremo sono e deixar a pessoa lenta. Inclusive já é conhecida como  doença do sono, mas é uma doenças muito séria, pois a pessoa pode ter tremores fortes, febre muito alta, sentir dores muito intensas, sofrer convulsões e pode ser fatal.

O Que Atrai a Mosca de Enxame Amarela

Vamos falar um pouco sobre o porque a mosca de enxame amarela é atraída para nossas casas e tem se tornado um problema doméstico. Essa reclamação tem início já no começo do século XIX quando algumas pessoas já começaram a perceber essas moscas em suas casas e até hoje esse problema acontece. Depois de anos de estudo para entender o que acontece já que esse tipo de moscas certamente não estão atrás da comida que você deixou na pia. Então o que acontece é essas moscas se juntam em grupos e buscam casas, prédios e etc no período do final do verão e quando começa o outono para se prepararem e se protegerem do inverno. Como elas são pequenas conseguem fácil acesso através de pequenos espaços, sejam pequenas fendas abertas na frente da sua casa, pequenas rachaduras que podem ter em volta de portas ou janelas, espaços pequenos onde vai o ar condicionado, tapumes soltos, telhas e muito mais. Depois que elas entraram na sua cada elas já podem passar o inverno tranquilas, hibernando em lugares inacessíveis até a primavera que é quando elas podem sair e voltar para natureza. É uma chateação seja na sua casa ou na sua empresa, às vezes muitas moscas já mortas são encontradas na parede ou no tapete, o que pode sim trazer outros animais indesejáveis. Danos físicos as paredes e estruturas não terão, nem as suas roupas, nem aos seus alimentos e nem a sua saúde diretamente.

Como Controlar as Moscas de Enxame Amarela

Algumas pessoas acreditam que a melhoras forma de controlar essas moscas é controlando também as minhocas que costumam ser seus hospedeiros, mas saiba que não é uma alternativa eficaz, pois elas são capazes de nascer a cerca de milhas de distância do local que infestou. Depois que elas já invadiram sua casa, fica muito difícil conseguir acabar com todas elas de uma maneira eficiente. A melhor forma ainda é a prevenção, então você precisa arranjar formas para que elas não entrem em sua casa, portando sele todas as fendas, rachaduras ou qualquer abertura desnecessária de su casa. Estamos falando inclusive de vedar luminárias, tomadas elétricas, rodapés e janelas. Usar inseticidas com frequência na área externa da sua casa pode ajudar a mantê-las longe. Essas dicas vão ajudar, mas não vão garantir com certeza que nunca haverá uma infestação. Jamais tente matar esse tipo de mosca com chinelos, mata moscas e etc, pois você vai sujar e manchar toda a sua casa pois elas vão deixar manchas de gordura por todo lado, sem contar o cheiro forte de mel de trigo sarraceno. Logo no início da primavera elas costumam sair por elas mesmas para colocar seus ovos, mas pode acontecer de elas migrarem para outros cantos da sua casa. Para controlar algumas moscas você pode tentar inseticidas daquelas de aerossol, mas se tiverem muitas não dará conta.O ideal é procurar ajuda profissional.

Veja também

Espécies De Moreia: Lista Com Tipos – Nome E Fotos

Os animais marinhos são alguns dos mais fascinantes do mundo. Inclusive, ainda há muito desse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *