Home / Animais / Qual o Preço de um Camaleão? Onde Conseguir Um?

Qual o Preço de um Camaleão? Onde Conseguir Um?

O preço de um camaleão é um fator importante na decisão de adquirir um. Não se conta apenas o custo do animal na loja ou criadouro, mas também o custo para alimentá-lo, abrigá-lo e o investimento de seu tempo e esforço.

Quanto tempo, esforço e dinheiro serão necessários para ter o camaleão como animal de estimação? Neste post, tentaremos resumir os diferentes aspectos em que você deve pensar.

É importante perceber o que é necessário para ter um camaleão em sua casa antes de conseguir um. Muitas pessoas acham um exemplar por um bom preço ou, às vezes, até de graça, sem perceber que o valor inicial não é nada comparado aos custos de vida.

Você precisa ter tempo suficiente e estar disposto a gastar sua graninha, espaço e amor para dar uma boa vida ao seu novo amigo. Quer descobrir tudo a respeito? Então leia até o final.

O Animal Com a Pele de Muitas Cores

Mudar a cor da pele é uma parte importante da comunicação entre os camaleões. Segundo vários estudos, a pele desse tipo de animal altera sua tonalidade em resposta a suas emoções, como:

  • Raiva;
  • Medo;
  • Mudanças na luz;
  • Temperatura;
  • Umidade.

Antes de saber qual é o preço de um camaleão, é preciso conhecê-lo a fundo. Quanto mais brilhante a cor, mais dominante é o macho e mais atraente ele é para as fêmeas.

Um macho submisso é geralmente marrom ou cinza. As fêmeas usam suas cores para aceitar ou rejeitar um pretendente, e sua cor também pode indicar que ela está grávida.

Estudos mais recentes descobriram que os  camaleões podem mudar rapidamente de cor  ajustando células especiais. Estas células são chamadas células iridóforas, em cada camada. Os animais podem mudar o arranjo estrutural da camada superior das células relaxando ou estimulando a pele. É isso o que leva a uma mudança na coloração.

O Tamanho dos Camaleões

De acordo com o  Sistema Integrado de Informações Taxonômicas, existem 171 espécies de camaleões. Com tantos animais diferentes, existem muitos tamanhos diversificados.

O maior camaleão é o Calumma parsonii, que pode chegar a ter aproximadamente 69,5 centímetros de comprimento. O Furcifer oustaleti, também conhecido como camaleão de Madagascar, é igualmente grande e cresce até 60 cm de comprimento.

O menor bicho  tem uma distinção especial. É também um dos menores vertebrados já descobertos. O Brookesia micra cresce apenas 16 mm e pode esconder-se em qualquer lugar, passando despercebido por conta de seu minúsculo tamanho.

Quanto Tempo Leva Para Cuidar de um Camaleão?

Além de saber qual o preço de um camaleão, você deve saber quanto tempo irá dispor para cuidar de um. Você precisa checa-lo todos os dias, assim:

  • Alimente-o com insetos vivos;
  • Pulverize o animal e seu terrário com água ou verifique se o sistema de água automático está funcionando;
  • Verifique se ele está bem de saúde;

Uma vez por mês, você precisa limpar o terrário completamente. Remova todo o cocô, regue as plantas com água morna e substitua as partes sujas da cobertura do terrário. Às vezes, você precisará lavar as janelas do local porque o spray de água pode deixar algum resíduo, tornando o vidro menos claro.

É preciso lembrar que os insetos vivos devem estar à disposição para alimentar seu pet sempre. Isso implica em criar algumas espécies você mesmo ou então, deve comprar semanalmente nas lojas especializadas. Nunca deixe seu animal com fome.

De que adianta saber qual o preço de um camaleão se não conseguir cuidar dele? Quando você sair de férias, precisará de alguém de confiança para cuidar do seu animalzinho. É possível também leva-lo a um hotel de animais. Existem várias empresas hoje em dia que cuidam dos pets enquanto seus donos não podem.

Qual o Preço de um Camaleão e Seus Outros Custos?

O preço de um camaleão implica não somente em seu valor, mas sendo um custo recorrente. Não é barato mantê-lo, especialmente por causa dos insetos vivos como alimento e do dinheiro necessário para:

  • Um terrário adequado;
  • Lâmpadas de calor;
  • Luzes UV;
  • Suplementos alimentares;
  • Possíveis consultas e exames médicos.

O que você precisa comprar para começar é um;

  • Terrário;
  • Decoração;
  • Galhos;
  • Plantas;
  • Fonte de calor;
  • Lâmpada UV ou tubo;
  • Spray de água;
  • Pó de cálcio;
  • Suplementos vitamínicos;
  • Termômetro;
  • Higrômetro;
  • Solo;
  • Máquina de gotejamento.

Claro que você também precisa comprar o próprio pet. O preço de um camaleão é determinado principalmente pelos custos diários. Eles se somam porque sempre continuam.

Você precisa comprar ou criar insetos alimentadores, como grilos e gafanhotos, como citado acima. Um animal jovem come muito mais do que um adulto. As frutas e os legumes também precisam ser comprados, mas possivelmente você pode alimentar o camaleão um pouco do que você já compraria para si mesmo.

O pó de cálcio e a vitamina em pó provavelmente durarão anos (ou até que expirem). Assim, você não terá muitos custos com isso. Outras despesas recorrentes são as novas luzes UV a cada ano. Você também precisa substituir as plantas vivas, pois elas provavelmente serão danificadas pelo animal que vai andar por cima.

O preço de um camaleão pode ser somado ao que se gasta com a sua saúde. Você não sabe quando o seu pet precisará ir ao veterinário ou não. E caso precise, não ficará barato por ser um animal exótico. Melhor economizar algum dinheiro, heim? Entretanto, se você cuidar bem do seu animalzinho, ele não precisará do médico tão cedo.

O Custo de um Camaleão e Onde Conseguir Um

Custo de um Camaleão
Custo de um Camaleão

Então, é claro, você terá o custo com o animal em si. Para encontrar um, é possível pesquisar em vários sites de venda de animais online, criadores e lojas de animais.

Quanto custa um bicho desses no mercado? Isso depende das espécies e do local onde você está. Também depende da idade do animal. Mas o preço médio do bicho legalizado fica em torno de R$ 500,00 a 700,00.

Em suma, o preço de um camaleão é, portanto, muito menor do que todos os custos de alimentação, moradia e assistência médica combinados. Entretanto, se você gosta de curtir pets exóticos, vale a pena ter um.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

4 comentários

  1. Boa noite,

    Onde posso comprar um?

  2. Onde eu consigo comprar um?

  3. Amigo, parabéns pelo artigo!

    Você poderia indicar algum local legalizado de venda camaleões?

  4. Onde consigo comprar um ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *