Home / Animais / Listas dos Tipos de Pelagens de Cavalos com Nome e Fotos

Listas dos Tipos de Pelagens de Cavalos com Nome e Fotos

Os cavalos são mamíferos equídeos ungulados, com longas crinas e rabos, assim como com uma variedade de cores e tamanhos (de acordo com a raça). Sendo que, muitas vezes, foram submetidos a cruzamentos genéticos com o fim de selecionar estas últimas características de acordo com necessidades específicas, tais como a utilização em modalidades esportivas ou em trabalhos agrícolas.

Os cavalos, ao longo de sua história evolutiva, desenvolveram adaptações que os permitiram viver em planícies abertas, com características anatômicas que favorecem a sua grande velocidade, assim como favorecem seus hábitos herbívoros.

Além do porte físico, cavalos de raças diferentes também possuem diferenças na cor da pelagem.

Sim, a cor da pelagem dos cavalos pode apresentar vários ‘padrões’, fato que não é observado entre os mamíferos selvagens de uma mesma espécie ou subespécie, por exemplo. Mas neste caso em especial, a criação em cativeiro ao longo de milhares teria contribuído para essa diferenciação.

Entende-se por pelagem, o conjunto de pêlos presentes no corpo como um todo (ao nível de pele direta), assim como os pêlos que compõem a crina e a cauda.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esses tipos de pelagens.

Então venha conosco e boa leitura.

Considerações Gerais

A existência dos 39 genes responsáveis pelo fenótipo da pelagem foi uma descoberta dos últimos anos.

Além dos tipos específicos de pelagem, há ainda a presença de categorias mais amplas, nas quais os tipos específicos estão inclusos. Essa classificação mais ampla busca agrupar pelagens com fenótipo, de certa forma, semelhante.

Termos como pelagem simples, pelagem composta, pelagem conjugada (ou justaposta) e pelagem diluída pertencem à ampla classificação e serão detalhados melhor abaixo.

Listas dos Tipos de Pelagens de Cavalos com Nome e Fotos: Pelagem Simples

Nesta categoria, estão inclusas as cores alazão, branco, preta (ou negra) e baio branco (ou palomino).

Alazão

Alazão
Alazão

Nesta ‘cor’ este incluso um amplo espectro de tons castanho-avermelhado; send que o tom mais escuro é quase arroxeado, ao passo que, o mais claro, é brilhante de um profundo tom ouro-avermelhado.

Cavalos alazões também podem apresentar marcas de várias cores, geralmente na crina e na cauda.

Branco

Cavalo Branco
Cavalo Branco

Acredita-se que o cavalo branco seja na realidade o cavalo de cor tordilho, ou seja, de tom acinzentado; uma vez que a cor branca torna-se mais notável com o passar dos anos.

A cor branca nos cavalos também pode ser atribuída ao albinismo, nestes casos, a pele também não possui pigmentação, característica que pode ser observada através dos olhos rosados.

Preto

Cavalo Preto
Cavalo Preto

Essa cor costuma ser bastante atraente, contudo, a sabedoria popular tem um certo preconceito com a cor, provavelmente, em razão destes cavalos terem sido frequentemente empregados em funerais.

Palomino

Palomino
Palomino

O cavalo palomino também pode ser chamado de baio branco. Sua coloração é dourado-clara sem marcas. Crinas e cauda apresentam coloração bem mais clara (normalmente, quase branca). A cor da pelagem como um todo varia de acordo com a estação do ano, sendo mais clara durante o inverno.

Baio

Baio
Baio

Esta coloração apresenta certa diferenciação em relação às descritas acima, uma vez que a cauda, a crina e a porção inferior das pernas são pretas, enquanto que o restante do corpo é marrom-avermelhado.

Listas dos Tipos de Pelagens de Cavalos com Nome e Fotos: Pelagens Compostas

Nesta categoria, estão inclusos os cavalos classificados como lobuno, rosilho, ruano, tordilho, zaino e zaino negro.

Lobuno

Lobuno
Lobuno

O cavalo lobuno (também chamado de libuno) possui um tom mais puxado para a cor de areia; contudo, também existe a classificação de lobuno-azulado, caracterizado pela cor preto lavado com reflexos azulados. Em grande parte dos cavalos lobunos, pode ser encontrada uma grande listra escura na região do dorso.

Essa tonalidade é o padrão de cavalos e asnos pré-históricos.

Rosilho

Rosilho
Rosilho

Um cavalo rosilho é aquele que possui duas ou mais pelagens misturadas, contudo, não chega a formar manchas. Há várias subdivisões de cavalo rosilho, sendo possível encontrar o rosilho azulado, o rosilho-avermelhado e o rosilho-alazão.

Ruão

Ruão
Ruão

O cavalo classificado como ruão (ou ruano) possui uma mistura tanto de pêlos brancos, quanto de pêlos coloridos ao longo do corpo; contudo as extremidades do animal (crina, cauda e porção inferior das pernas) possui uma cor única e sólida.

Tordilho

Tordilho
Tordilho

O cavalo tordilho pode possuir duas tonalidades: preto e cinza. Há tordilhos cinza que podem apresentam círculos de cor negra na parte traseira do corpo.

Zaino

Zaino
Zaino

A coloração zaino é um castanho brilhante que se assemelha bastante ao mogno polido. Alguns desses cavalos podem apresentar crina, patas e cauda negras; assim como pontos negros distribuídos ao longo do corpo.

Zaino Negro

Zaino Negro
Zaino Negro

O zaino negro é considerado o cavalo ideal para caçadas, shows e passeios.

Listas dos Tipos de Pelagens de Cavalos com Nome e Fotos: Pelagens Conjugadas (ou Justapostas)

Nesta macroclassificação, estão inclusas as pelagens classificadas como Pintada e Overo.

Os cavalos overo geralmente apresentam fundo branco com manchas que podem ser negras, castanhas ou coloridas. Quando essas manchas são negras, grandes e irregulares, recebem o nome de piebald. Manchas castanho-escuro ou avermelhadas podem ser chamadas de skewbald. Quando as manchas são de duas ou mais tonalidades, o nome atribuído é add-coloured.

No caso dos cavalos pintados, as manchas podem ser de qualquer tonalidade, e geralmente, dispostas da forma mais diversificada possível. São cavalos considerados raros, logo seu preço é bastante elevado.

Pelagens Diluídas

Esta característica é resultante de influência genética que implica em diluição das pelagens básicas; logo, as pelagens diluídas são de coloração mais clara do que as pelagens básicas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre as listagens de coloração de pelagem existentes; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral especialmente produzido pela nossa equipe de redatores.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Hipismo & Co. Como é ter um cavalo tordilho. Disponível em: < http://www.hipismoeco.com.br/blog/como-e-ter-um-cavalo-tordilho/>;

Portal São Francisco. Cavalo. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/cavalo>;

Wikipédia. Pelagem do cavalo. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelagem_do_cavalo>;

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *