Home / Animais / Cavalo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Cavalo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Desde a antiguidade, a relação entre homem e cavalo tem sido muito proveitosa para os humanos. Ainda na Grécia antiga já havia mitos e histórias sobre a junção do corpo de um homem com corpo de um cavalo, o famoso minotauro. Isso era o ideal da junção de sabedoria e conhecimento humano e força física de um cavalo.

Desde o período medieval os cavalos são companheiros dos humanos em suas atividades. Seja para guerra, locomoções, viagens, esportes, caçadas, entre outros.

Hoje ainda é muito utilizado, e é muito conhecido na cultura popular. É um dos equinos mais conhecidos e acessíveis. Vamos conhecer melhor sobre os cavalos.

Características Gerais dos Cavalos

Os cavalos são animais de porte médio e são equinos, ou seja, participam da mesma família que zebras, asnos, mulas, entre outros. É um animal quadrúpede, sobrepõe-se sobre quatro patas, mamífero, e que podem ser encontrados em vários lugares do mundo. Só é possível distinguir habitat para algumas raças específicas.

Todos os cavalos possuem pelos, porém sua pelugem pode variar entre as espécies. Sua variação pode ser de grossura, espessura e cores. É possível encontrar raças de tonalidades marrons, pretas, brancas, beges, caramelos, ou até manchados.

Cavalo Características

Sua altura também pode variar de acordo com a raça, machos adultos das raças maiores podem atingir até 1,80 m. Essas maiores raças também apresentam pesos exorbitantes. Em alguns casos são registrados peso de até 1 tonelada. Apesar de terem porte médio, são equipados por músculos desenvolvidos.

Os cavalos são herbívoros, ou seja, se alimentam basicamente de vegetais. Popularmente, eles são os maiores comedores de capim. Seu aparelho digestivo é muito simples afinal, sua dieta é restrita a água e vegetais.

Fatos Interessantes Sobre os Cavalos

O olfato dos cavalos pode ser mais aguçado do que o olfato dos cães. Os equinos tendem a ter o seu sistema cardiorrespiratório muito evoluídos e resistentes. Além de seus músculos, inteligência e capacidade de aprendizagem e obediência aos comandos.

Toda essa resistência e força foram utilizados pelos humanos a mais de 5000 anos. Os cavalos foram os primeiros animais a serem domesticados. Ou seja, eram criados, alimentados, e cuidados, não para servirem de alimento mas para serem companheiros das famílias. Serviam para praticidade e auxílio do homem em atividades diárias.

Antigamente, as suas atividades eram muito maiores os cavalos eram considerados praticamente uma obrigatoriedade. Não somente para pessoas comuns. Mas toda a realeza, soldados e guardas eram acompanhados de cavalos.

Há muitos relatos, imagens ou pinturas desses animais que auxiliavam em guerras e confrontos. Ou seja, desde aquela época, era necessária uma quantidade exuberante de cavalos para atender as necessidades humanas e a quantidade de pessoas.

Numa análise mais fria, com certeza essa não era uma via de mão dupla. Dependendo da quantidade de cavalos existentes na época, existe a possibilidade de considerar que fossem usados de acordo com a necessidade e depois eram dispensados de qualquer forma. Devido a grande quantidade que vemos também relatados em guerras e confrontos, é possível notar como eram descartáveis.

Isso por muito tempo diminuiu muito a população a quantidade de cavalos no mundo, muitas espécies já até entraram em extinção. Devemos cuidar das espécies que temos agora.

Cavalos Valiosos

Se você mora em uma metrópole, deve associar cavalo à roça. Essa é a principal ideia que temos. Hoje em dia, em qualquer cidade do interior é possível ainda encontrar pessoas que se locomovem com os cavalos. Mesmo tendo carros, alguns preferem a sensação de montar um cavalo.

Cavalo Morgan

Diferente do que muitos pensam, os cavalos têm diversas utilidades na vida humana e são altamente comercializados, movimentando um mercado agropecuário de bilhões de reais por ano. O Brasil é um dos principais comercializadores de cavalos.

Curiosidades Sobre os Cavalos

  • Os cavalos enxergam muito bem. Seus olhos são muito diferentes dos olhos de outros animais são bem mais largos e possuem três pálpebras. Por muito enxergarem, os cavalos filhotes se distraem com facilidade, por isso, durante seu adestramento, usam um acessório que limita sua visão panorâmica.
  • Algumas populações têm o costume de consumir carne de cavalo. Não só a carne, mas também o coração do animal. São fontes de proteína. Existem diversos pratos e cortes específicos da carne de cavalo. Para os brasileiros isso é um tabu, porém é muito comum em outras culturas.
  • Os cavalos são animais muito leais. Uma vez que sua memória é extremamente forte. Tem facilidade em lembrarem-se de comandos, pessoas, e até o modo como são tratados.
  • Um cavalo macho adulto é chamado de garanhão, uma fêmea adulta é chamada de égua e um filhote é chamado de potro.
  • É possível identificar quantos anos tem um cavalo apenas olhando seus dentes. Desde a época antiga, é assim que se define a qualidade de um cavalo. Daí vem o ditado “cavalo dado, não se olha os dentes“.
  • Apesar de serem obedientes, quando filhotes, são rebeldes e muito difíceis de domesticar. Durante seu crescimento, vão aprendendo e se tornando cada vez mais obediente.
  • A facilidade de domesticação e adestramento varia de acordo com a raça. Algumas são mais dóceis e se submetem tranquilamente a comandos. Outras não podem ser domadas. Os cavalos selvagens, por exemplo, vivem em grupos e não vivem sob comando de um homem.

Cuidados Com Cavalos

A decisão de ter um cavalo significa responsabilidade, cuidados e custos. Antes de ter um cavalo, ou antes de domesticar qualquer outro animal, lembre-se que ele precisa de espaço, abrigo, alimento, e cuidados veterinários.

Existem também cuidados obrigatórios para a saúde do cavalo. Mantenha sempre as vacinações em dia, a limpeza do local onde ele ficará obrigado, aplicação de carrapaticidas e vermicidas, além de sempre estar atento a limpeza do cavalo. Cuidados preventivos podem evitar problemas urgentes.

Providencie a alimentação necessária, e sempre analise se ele está comendo normalmente. Qualquer mudança na alimentação pode significar que algo está errado.

Analise sempre a pelugem, cor dos dentes, as patas e a troca correta das ferraduras. Tenha os acessórios corretos em caso de montarias, a montagem incorreta pode machucar o animal. Mantenha seu animal tranquilo, e seja responsável com a saúde dele.

Veja também

Cores do Basset Hound: Preto, Branco e Marrom com Fotos

Raça originária na França, o Basset Hound é conhecido pelas suas orelhas grandes e caídas; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *