Home / Animais / Alimentação da Mosca: O Que Elas Comem?

Alimentação da Mosca: O Que Elas Comem?

Existem diferentes tipos de moscas. E cada um se alimenta de uma matéria diferente. Alguns tipos são bem mais comuns do que outros. As moscas são comumente atraídas para os mais diferentes ambientes, de acordo com o seu ciclo de vida habitat natural.

Conhecer o tipo de mosca e os seus hábitos é muito importante para encontrar a melhor forma de controle.

No post de hoje, vamos conhecer algumas espécies, as suas principais características e a alimentação da mosca: o que elas comem. Confira!

Tipos de Moscas

Confira abaixo alguns tipos de moscas mais comuns e as suas principais características:

  • Mosca varejeira azul (Calliphora vomitória): pode ser encontrada facilmente em volta de lixeiras. A alimentação dessa mosca é à base de animais mortos e também de fezes de animais domésticos. A mosca varejeira procria, principalmente, em derivados de carne e também em queijos.
Calliphora Vomitória
  • Mosca do vinagre (Drosphila melanogaster): essa mosca se reproduz e se alimenta de resíduos fermentados em fábrica de cerveja, em bares, em vegetais, frutas e muito mais. Outros locais onde também pode procriar são em utensílios de limpeza que se encontram sujos, e dentro de canos. As larvas dessa mosca se alimentam de leveduras das frutas, de bactérias e de vegetais em estado de decomposição.
Drosphila Melanogaster
  • Mosca dos filtros (Família: Psychodidae): essas moscas são, comumente, encontradas em canos de esgoto. E as suas larvas se alimentam de matéria orgânica.
Mosca dos Filtros
  • Mosca de estábulos (Família tabanidae): esse tipo de mosca é comum em locais onde são criados animais. Elas atacam o gado, provocando uma redução no seu peso. Os principais alimentos do macho dessa espécie são néctar e pólen. A mosca de estábulo é bem mais ativa durante o dia.
Mosca de Estábulos

Ela também pode picar pessoas. E a sua picada é bem dolorosa pois, ao contrário do que acontece com outros insetos que causam uma perfuração na pele, a mosca dos estábulos têm uma espécie de faca em miniatura na boca. Ao picarem, elas abrem uma fenda no local, com um movimento igual ao de uma tesoura.

  • Mosca de Outono (Musca autumnalis): essa mosca costuma ser encontrada em volta dos olhos e no focinho de animais. Ela gosta de descansar à noite em vegetação, ou procura por estruturas feitas pelo homem. A maior parte do dia, ela passa se alimentando de açúcares das plantas, nos animais ou da superfície dos depósitos de estrume.
Musca Autumnalis

A mosca de outono retira proteína da saliva, dos mucos nasais e das lágrimas dos seus hospedeiros. Os seus dentes microscópicos são usados para ajudar na alimentação, além de também estimularem o fluxo das lágrimas.

Apesar de serem capazes de viajar por muitos quilômetros, a maioria dessas moscas permanece nas redondezas do local onde procria.

  • Mosca da carne (Sarcophaga carnaria): essa mosca é atraída para locais onde há resíduos em decomposição, alimentos de humanos e excrementos. Apresentam elevado potencial de causar problemas para a saúde das pessoas. Se alimentam de peixe ou carne estragada, restos de alimentos jogados em lixeiras e excrementos de animais em estado de decomposição.
  • Mosca doméstica (Musca domestica): essa mosca pode estar presente em qualquer tipo de instalação. Ela é a principal portadora de doenças, e também é o tipo mais comum de encontrarmos. Essas moscas são atraídas e se alimentam de qualquer tipo de alimento, como a comida de animais domésticos, alimentos de humanos, resíduos alimentares diversos e também de fezes. A procriação acontece em matéria vegetal em decomposição.
Musca Domestica

Devido aos hábitos imundos dessa mosca, ela é capaz de levar os bacilos da Salmonella typhosa, mas conhecida como febre tifoide, no corpo, nas pernas, na tromba, ou ainda expulsá-la nas fezes ou no momento de regurgitar.

Pode transmitir doenças como: tuberculose, erisipelas, diarreia, lepra, cólera, conjuntivites, peste bubônica, meningite, cérebro-espinal, gonorreia e muito mais. Assim como muitas doenças provocadas por vírus também.

  • Mosca doméstica pequena (Fannia canicularis): essa mosca se alimenta e se reproduz em matéria orgânica semilíquida em estado de decomposição. Não costumam ser atraídas pela luz de raio ultravioleta. Os machos dessa espécie possuem um padrão irregular de voo.
Fannia Canicularis
  • Mosca branca (Trileurodes vaporariorum): as moscas adultas dessa espécie podem ser encontradas em folhas novas, onde depositam os seus ovos. Elas causam danos às plantas, pois retiram a seiva das mesmas.
Trileurodes Vaporariorum
  • Crisopas (Chrysoperla carnea): a alimentação das crisopas adultas é à base de pólen e, antes de depositarem os seus ovos, também necessitam de alguma substância doce, como o néctar, por exemplo. Também são predadores de cochonilhas, e se alimentam de ácaros-aranha, muitas espécies de pulgões, pequenas lagartas, moscas-brancas, larva de escaravelho e etc.
Chrysoperla Carnea
  • Típula (Melga) – (Tipulidae oleracea): quando chegam à fase adulta, não picam, não se alimentam e nem ferram. Durante a fase de larvas, se alimentam de raízes de plantas como relva de jardim, por exemplo, e também de outra vegetação.
Tipulidae Oleracea
  • Mosca de enxame amarela (Thaumatomyia notata): é comum encontrar essas moscas hibernadas em sótãos, junto com as outras moscas de enxame comuns. Também gostam de espaços vazios, como os espaços debaixo dos telhados, locais esses onde costumam passar o inverno. Não se tem muitas informações a respeito dessa mosca. Porém, sabe-se que as larvas se alimentam de pulgões, que se associam à raiz de erva.
Thaumatomyia Notata
  • Mosca da fruta (Drosophila spp): se alimenta, normalmente, de frutas, ou de produtos em fermentação, como é o caso de cervejaria, em pomares de frutas, em bares e em produtos hortícolas. E é nesses lugares que ela também se reproduz. Além de canos e de utensílios sujos usados para limpeza.
Drosophila Spp

Uma infestação de moscas em casa pode representar um risco em potencial para a saúde das pessoas, uma vez que elas podem transmitir várias doenças. Por isso, é muito importante manter o ambiente sempre limpo, não deixar restos de alimentos espalhados pela casa, sobre a pia, fechar as lixeiras, e coisas do tipo. O cheiro de alimentos e de matérias orgânicas em decomposição pode atrair as moscas. Por isso, é muito importante manter os alimentos sempre bem fechados também.

Alguns locais mais comuns de criação de moscas são: fossas abertas, terreno baldio sujo, criação e manejo incorreto de animais, lixeiras abertas ou com sacos de lixo abertos, e muito mais…

Veja também

Hábitos da Joaninha

Hábitat da Joaninha: Onde Elas Vivem ?

Há quem considere as joaninhas os insetos mais amados do planeta. Isto ocorre, pois são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *