Home / Plantas / Planta Camarão: Vermelho, Rosa, Amarelo E Azul Com Fotos

Planta Camarão: Vermelho, Rosa, Amarelo E Azul Com Fotos

Existem plantas muito interessantes ao redor do mundo, mostrando o quanto a natureza é realmente diversificada em diversos níveis. Uma das provas disso é a chamada planta camarão, com sua variedade muito bonita de cores. Variedade, essa, que vamos falar a seguir, mostrando porque esse é um tipo de panta que cabe em qualquer ambiente (seja ele interno ou externo).

Um Pouco Das Características Da Planta Camarão

Entre as peculiaridades dessa planta, o que mais chama a atenção são suas folhas geralmente avermelhadas, enquanto que outras são amareladas, e que pela disposição, de fato, parecem um pequeno camarão. Essas folhas ficam na ponta dos galhos, e sua forma de espiga é um dos atrativos que mais salta aos olhos, e é o que dá o nome popular dela de camarão, em alusão ao pequeno e saboroso crustáceo que tanto conhecemos.

Já as flores são brancas, e ficam localizadas entre as folhas avermelhadas em forma de espiga que citamos antes. Nessas flores, há algumas pequenas machas (também vermelhas). Já as folhas que são o nome da planta são espécies de escamas que os botânicos chamam de brácteas. Entre as funções principais das brácteas está a de chamar a atenção de polinizadores, devido às suas cores fortes (até mais do que as próprias flores que possuem as sementes importantes para a continuidade da espécie).

Uma das espécies dessa planta (a camarão vermelho) foi nomeada por James Justice, um horticultor escocês, e daí o seu nome científico ser justamente Justicia brandegeana. O gênero Justicia, por sinal, contém em sua categoria aproximadamente 420 espécies de plantas, entre elas, arbustos e pequenos vegetais. Interessante notar que todas as espécies produzem essas folhas em formato de espiga, e com cores chamativas.

Sendo nativa do México, essa planta consegue chegar a 1 m de altura. Por serem ricas em néctar e durarem o ano todo, as plantas camarão são ideais para atraírem animais exóticos para um jardim, como beija-flores e borboletas de todas as espécies.

Paisagismo E Cores Variadas

A planta camarão é bastante exótica em seu visual. E, mesmo com esse nome, as folhas cujo formato dá nome à planta podem apresentar pequenas variações entre o rosa, o amarelo, verde e o azul, o que dá possibilidades da planta ser cultivada em locais que também tenham vegetais de cores variadas, combinando perfeitamente com outras plantas vermelhas, laranjas, amarelas e brancas. As variedade de planta camarão mais usadas são a vermelha e a amarela (esta, de nome científico Pachystachys lutea).

Fora isso, trata-se de uma espécie que se dá muito bem em determinados ambientes, como jardins em estilo tropical, calçadas, parques, pórticos e praças. Qualquer um desses lugares é perfeito para abrigar a camarão vermelho.

Planta Camarão Vermelha
Planta Camarão Vermelha

Já para introduzir essa planta em decorações variadas, com base em seu formato e cores, você pode fazer uso de bordaduras (com bordas em edificações), maciços (em gramados) e conjunto ao longo de alamedas. As possibilidade de decoração com essa planta são muitas, e vale a pena insistir na criatividade na hora de compôr uma paisagem.

Cultivo Da Planta Camarão (Dicas Infalíveis)

Caso pense um cultivar essa planta, alguns procedimentos são importantes para manter a planta camarão sempre bonita e saudável. Uma dessas ações é fazer a rega, pelo menos, duas vezes na semana nas estações da primavera e do verão, e somente uma vez durante o outono e o inverno. Ou seja, as regas precisam ser mínimas, sem exageros. Nas temporadas de chuvas fortes, inclusive, o mais recomendável é suspender as regas.

Com relação à luminosidade, você pode fazer o cultivo sob sol pleno, ou simplesmente a meia sombra. O que não pode é deixar a planta sem receber um feixe de luz sequer. Já o solo precisa ser fértil, bem drenado e rico em material orgânico.

Cultivo Da Planta Camarão
Cultivo Da Planta Camarão

As podas precisam ser feitas para manter a planta sempre bonita e saudável, e devem ser realizadas uma vez por ano, logo após a floração. O fertilizante, por sinal, deverá ser mineral, do tipo NPK 04-14-08. O solo, por sua vez, precisa ser sempre úmido, e pra que isso possa ser feito, você pode mistura grama seca ou mesmo palha de arroz à terra em que a planta esteja.

Por fim, faça uso de adubo orgânico, pelo menos, 2  vezes ao ano, pois mais do que isso pode compactar o solo em excesso.

Outras Variedades Da Planta Camarão Com Cores Igualmente Variadas

Além das já citadas plantas camarão vermelho e camarão amarelo, também existem uma outra variedade que se chama camarão branco, cujo nome científico é Justicia betonica, possuindo inflorescências igualmente espigadas de uns 12 cm de comprimento cada uma.

Justicia Betonica
Justicia Betonica

No entanto, não confunda as planta desse gênero com outra planta que tem camarão no nome, que é a camarão azul. Isso porque esta não faz parte do gênero Justicia, até porque o seu nome científico é Eranthemum pulchellum. Além disso, não possui nenhuma inflorescência espigada.

Porém, existe também uma planta camarão rosa, cujo nome científico é Justicia scheidweileri. Originária do Brasil (mais precisamente da Mata Atlântica), essa planta pode ser usada na ornamentação de praticamente qualquer ambiente, além de exigir uma baixa manutenção.

Curiosidades a Respeito De Plantas Ornamentais

Plantas ornamentais, assim como as variedades da planta camarão, são aquelas cultivadas e comercializadas com o intuito de servirem de decoração. Por isso, a maioria necessita de cuidados especiais, como evitar exposição exagerada à luz solar e regas excessivas.

Por sinal, não é de hoje que as plantas ornamentais encantam as pessoas. Nos tempos antigos, por exemplo, o lírio era cultivado com essa finalidade. Já com a chegada dos colonizadores aqui na América, certos tipos de plantas de espalharam pelo mundo, com as bromélias, e as nossas conhecidas plantas camarão.

Fora ainda o fato de que essas plantas podem ajudar em, outros aspectos, como, por exemplo, aumentar a privacidade das residências, separar os cômodos e melhorar a ambientação. Sem contar a qualidade do ar no local que melhora consideravelmente.

Cabe, portanto, unir qualquer variedade da planta camarão com outra espécie de planta ornamental. Certamente, o ambiente na sua casa ou jardim ficará bem mais colorido e bonito.

Veja também

Boca de Lobo

Tudo Sobre a Flor Boca de Lobo: Características e Nome Científico

Hoje viemos falar sobre uma nova flor chamada Boca de Loco, você conhece? Se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.