Home / Plantas / Para Que Serve o Suco de Folha de Algodão?

Para Que Serve o Suco de Folha de Algodão?

Quando se fala em algodão, a maioria das pessoas associa essa planta à indústria têxtil, já que entre os milhares tipos de produtos de fabricação, a fibra do algodão continua sendo a mais importante de todas.

A produção de algodão é responsável por estabilizar a economia de inúmeros Países, tal como a do Brasil, apesar de sermos o 5º maior produtor de algodão do mundo.

Vale lembrar que o algodão é uma espécie da família Malvaceae, e espécies dessa família são amplamente reconhecidas por darem as melhores fibras do mundo.

No entanto, não semente a fibra do algodão pode ser aproveitado da planta, já que a semente e as folhas também são recursos extremamente importante, apesar de não serem tão aproveitados como deveriam.

A folha do algodão apresenta propriedades excelentes para ser consumida, por isso escreveremos todos os benefícios que a folha do algodão pode trazer.

O Suco de Folha de Algodão Traz Taninos, Flavonoides e Óleo Essencial, que Traz Muitos Benefícios ao Corpo Humano.

Antes de mais nada, temos muitos artigos interessantes sobre o algodão aqui em nosso Site Mundo Ecologia, por isso, sinta-se à vontade para conferir todos eles:

Suco de Folha de Algodão

Benefícios Que o Suco de Folha de Algodão Traz à Saúde

  • Desobstrução Das Vias Respiratórias

A presença de muco na composição da folha do algodão foi um dos motivos pelo qual culturas sempre apresentaram a folha de algodão como uma planta medicinal em tempos antigos.

O muco presente na folha do algodão ajuda o organismo a recuperar tecidos afetados por tosses fortes, fazendo a garganta e pulmão não se irritarem mais frequentemente, e com o tempo até mesmo a asma pode ser combatida.

  • Limpeza do Organismo

O suco de folha de algodão possui propriedades que levam embora resquícios de elementos presentes no corpo, facilitando assim a própria digestão.

Isso também auxilia no tratamento da pele, mantendo as mesmas com os poros limpos, exonerando a propagação de espinhas e cravos.

Inclusive, pastas podem ser feitas com as folhas de algodão e serem aplicadas em regiões da pele para promover a redução de inchaços, por exemplo.

  • Metabolismo

O suco de folha de algodão auxilia o metabolismo a trabalhar de forma mais rápida devido ao óleo essencial presente em sua composição.

Óleos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo corpo humano, tal como o ácido linoleico, por exemplo.

  • Digestão

Hoje em dia é difícil encontrar produtos ricos em fibras, já que os alimentos processados perdem essas características na maioria das vezes.

Agora, se tratando da folha de algodão, pode ter certeza de que estamos falando de uma fonte de fibras.

E a fibra é extremamente importante para o organismo, já que elas promovem o bom desempenho do sistema digestivo.

Portanto, o suco de folha de algodão irá te auxiliar muito nesse aspecto.

Vale lembrar também que para manter um corpo saudável, é necessário que o sistema digestivo funcione normalmente, além de facilitar na perda de peso.

  • Indicado Para Pessoas Diabéticas

Uma boa opção para que sofre com diabetes, o suco da folha de algodão, como citado anteriormente, possui alcaloides, flavanoides, taninos e componentes fenólicos que possuem efeitos hipoglicêmicos.

  • Períodos Menstruais

O óleo essencial presente na folha de algodão auxilia na reestruturação das paredes do estômago, como dito anteriormente, porém, não somente nessa área o ácido graxo atua.

Como a folha de algodão possui propriedades que recuperam áreas afetadas do organismo, ela também ajuda o útero a se tornar mais resistente.

Isso significa que quando o mesmo começa a perder suas paredes no período de menstruação, ele perca menos e consequentemente a dor de torne menor.

Além disso, existe a possibilidade do suco de folha de algodão auxiliar na coagulação sanguínea através de sue óleo essencial.

  • Recuperação Pós-Operatória

Quando o corpo passa uma cirurgia, várias camadas da pele são afetadas, e por mais que as pessoas responsáveis façam um bom trabalho no fechamento das feridas, o corpo ainda vai demorar bastante tempo para se recuperar.

Para facilitar essa recuperação, basta ingerir o suco de folha de algodão, pois suas propriedades irão ajudar na recuperação molecular das células.

Como Preparar o Suco de Folha de Algodão

Existem formas específicas de preparar bebidas com plantas, pois é preciso manter suas propriedades nutricionais intactas, caso contrário, as mesmas não serão benéficas em nem um sentido.

Por isso, para fazer o suco de folha de algodão, é preciso seguir o procedimento abaixo:

  • Limpe bem as folhas, lavando em água corrente e deixando as mesmas poucos minutos em água misturada com vinagre.
  • Pique as folhas com a faca e depois esprema-as com um amassador até virar uma pasta, assim você liberará elementos importantes das folhas.
  • Coloque a pasta no liquidificador com água e bata.

É importante que as folhas sejam moídas antes de serem cortadas pelo liquidificador, já que o corte pode não liberar as substâncias necessárias da folha.

O gosto da água com a folha de algodão pode não ser agradável, por isso é indicado misturar outros produtos, tal como outro tipo de suco.

Na hora de fazer um suco de folha de algodão, leve em consideração o suco de abacaxi com couve, por exemplo.

Faça um suco de abacaxi com folha de algodão, ou suco de limão ou de maracujá.

Como Conseguir Folhas de Algodão?

O algodão é uma planta muito comum e você pode começar a plantá-las hoje mesmo em seu jardim ou em vasos em sua casa.

Basta ir até uma loja que venda plantas ou sementes e assim adquirir as mesmas, ou até mesmo pés já crescidos.

Folhas de Algodão

O algodão é associado à produção em escala, mas isso não exclui o fato de que todo mundo pode ter um pé dentro da própria casa.

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *