Home / Plantas / Onde É Produzido O Algodão No Brasil? Qual Estado?

Onde É Produzido O Algodão No Brasil? Qual Estado?

A humanidade tem na natureza tudo aquilo que é necessário para que a sobrevivência seja mantida, como alimentação, remédios e vestimentas.

Todo mundo sabe, ou quase todo mundo, que a roupa que usamos vem de uma planta que produz o algodão.

E o algodão é uma das plantas mais antigas, importantes e que possui grande utilidade há milhares de anos para os seres humanos.

Por isso, muitos produtores agrícolas dão importância para esse tipo de plantação, pois o algodão é responsável por fazer a economia girar em muitos lugares.

Hoje, iremos aprender tudo sobre o algodão, e principalmente, iremos entender onde o algodão é produzido no Brasil.

Acompanhe a leitura e se torne um craque nesse tema que é de domínio de poucas pessoas atualmente.

Características do Algodão

O algodão é formado principalmente por uma fina fibra de cor branca e o seu crescimento ocorre ao redor das sementes.

Há diversas espécies diferentes de algodão, sendo que as mais comuns são as que são nativas de locais como África, América e também Ásia.

O algodão já era utilizado pelos seres humanos para confeccionar as roupas desde os tempos mais remotos possíveis, e registros dessa prática datam da Era Glacial.

Ainda que existam muitas espécies de algodão, apenas algumas são utilizadas realmente para a produção, e elas se encontram principalmente na Austrália, África e México.

Todos os anos os produtores produzem cerca de 25 milhões de toneladas de algodão no mundo inteiro.

O algodão é colhido de forma manual e também mecânica, e normalmente a maneira manual faz a coleita diretamente na arbórea, e isso faz com que o algodão seja mais livre de algumas impurezas.

No entanto, independente da forma de coleita escolhida, o algodão possui algumas sementes de cor preta que precisam ser retiradas antes que a fibra comece a ser processada.

Essas fibras são, na verdade, uma espécie de cabelo, digamos assim, que cresce em volta das sementes.

As sementes, no entanto, não são totalmente inutilizadas, na verdade, a partir dela é possível obter óleo comestível.

Algumas pesquisas recentes mostram, inclusive, que a semente pode ser utilizada nos esforços para se produzir um contraceptivo masculino.

Uma das grandes vantagens do algodão é que a sua fibra, quando descartada incorretamente na natureza, não apresenta muitos danos ao meio ambiente, uma vez que se trata de um material orgânico.

Apesar disso, o agldoão é um material que apresenta muitas dificuldades para ser utilizado no processo de reciclagem.

Quanto Vale O Algodão?

Algodão Fotografado de Perto
Algodão Fotografado de Perto

O algodão possui uma qualidade considerada maior ou menor de acordo com as propriedades físicas que suas fibras possuem.

Porém, esse valor tem sofrido mudanças ao longo do tempo, e a sua qualidade é determinada atualmente pelas tecnologias que existem.

Muito tempo atrás, o algodão tinha seu valor determinado apenas analisando o comprimento da fibra qual era o seu tipo de espécie comercial.

A importância do algodão, na época da Revolução Indutrial, era tão grande quanto a importância do petróleo desde o século XIX.

Atualmente, porém, as tecologias que existem conseguem mostrar outros tipos de propriedades que existem no algodão, e a partir disso, é feito uma nova análise de valor.

A cotação atual do algodão pode variar de estado para estado, no Brasil, no entanto, seu valor fica entre 90 até 100 reais.

Esse preço tem relação com o valor do algodão em dólar, ou seja, em relação ao seu valor nas bolsas americanas e índices futuros.

O algodão exerce enorme importância para a economia de alguns países, sendo um dos principais produtos de exportação.

O Brasil e a Índia, por exemplo, são atualmente os maiores produtores de algodão no mundo, enquanto os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no ranking de maiores exportadores de algodão.

Onde É Produzido O Algodão No Brasil? Qual Estado?

O Brasil está em terceiro lugar no ranking de exportadores de algodão, e apenas em 2015, por exemplo, exportamos mais de 313 mil toneladas de algodão para o mundo inteiro.

Os principais países compradores de algodão do Brasil é o Vietnã, Indonésia e a China. A venda de algodão rende cerca de 480 milhões de reais todos os anos.

No Brasil, os principais estados responsáveis pela produção de algodão são: Bahia, Góias, Maato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais.

Há, no entanto, um problema ocorrendo nas plantações de algodão, que é a praga conhecida como bicudo-de-algodão.

O bicudo-de-algodão é um inseto, e seu prejuízo pode chegar a ser cerca de 70% da lavoura no total.

Outro problema que afeta a produtividade desses estados produtores de algodão é a falta de mão de obra qualificada.

No entanto, continuamos sendo posicionados em um ótimo lugar nos rankings mundiais, e o algodão tem garantido que a economia do Brasil vá bem há milhares de anos.

Ciclo Do Algodão No Brasil

Ciclo Do Algodão No Brasil
Ciclo Do Algodão No Brasil

Na época do Brasil Colônia, quando ainda eramos controlados por Portugal, a produção de algodão era feita exclusivamente com a finalidade de exportação.

Essa exportação impulsionou muito a economia no Brasil Colônia, pois era uma época em que poucos países tinham esse tipo de produção.

O período do ciclo do algodão ocorreu no Brasil entre o fim da era da extração de ouro e o início da expansão de produção de café.

A partir da necessidade de se exportar cada vez mais algodão, o Brasil deu início também ao seu processo de industrialização.

O maior impulso e incentivo para a produção de algodão no Brasil foi a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, pois ela deu início a produção em grande escala de roupas e outros produtos de matéria têxtil.

Na época, o maior comprador de algodão do Brasil era a Inglaterra, e o estado do Maranhão era o principal produtor, com grandes fazendas e com mão de obra escrava.

Os estados brasileiros que se destacam atualmente na produção de algodão são: Goiás, Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O que você achou do conteúdo? Você já visitou uma plantação de algodão? Não se esqueça de deixar nos comentários a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido!

Veja também

Que Tipo de Flores para o Dia dos Namorados?

Hoje vamos falar sobre presentes para a amada, sabemos que mulheres adoram flores, então ligando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.