Home / Plantas / Época de Floração da Lichia, Qual é?

Época de Floração da Lichia, Qual é?

A lichia é uma fruta originária da China e famosa por seu sabor e aroma delicado, além do aspecto físico, o qual também bastante atraente. Tem preferência por climas tropicais e tropicais úmidos. Não é adepta de geadas ou verões muito secos.

Embora, sendo originária da China, há registros dessa fruta datando de 1.500 anos antes de Cristo, documentados pelo povo malaio. Na atualidade, os principais produtores mundiais da fruta são a China (a qual chega a responder por até 80% da produção), a Índia, o Vietnã, a Tailândia, Madagascar e a África do Sul.

As principais regiões produtoras de lichia na China são as províncias de Fujian, Guangxi, Guangdong, Hainan e Taiwan, nas quais a colheita ocorre anualmente entre os meses de Maio a Julho. Neste país, a fruta pode ser consumida seca, em forma de passa, ou de compota.

Ao redor do mundo, essa fruta já foi registrada em locais como Madagascar, Austrália, Flórida, Havaí e Califórnia. No Brasil, o registro ocorreu no ano de 1810, e na atualidade são encontradas por aqui poucas variedades da fruta, no entanto, muito saborosas e cobiçadas.

Neste artigo, você conhecerá importantes informações relacionadas à fruta, incluindo suas características físicas, considerações sobre o plantio e época de floração.

Então venha conosco e boa leitura.

Lichia Características Físicas

O pé de lichia pode alcançar uma altura de até 12 metros.

O fruto em si, possui o tamanho de um limão galego, em termos comparativos. Todavia, na China é possível encontrar exemplares da fruta com comprimento compreendido entre 35 a 40 milímetros.

Em relação à aparência, a fruta e assemelha bastante a um morango, com casca avermelhada, mas que passa para a tonalidade castanho-escuro, quando a fruta está madura. Essa mesma casca possui textura coriácea, áspera e quebradiça. A polpa (também chamada de arilo) é translúcida e sucosa.

Algumas variedades de lichia produzem frutas, com sementes sem valor germinativos, uma que foram originárias de flores não fecundadas. Para outras variedades, cujas flores são fecundadas, as frutas possuem sementes grandes e escuras, capazes de germinar bem durante alguns dias, perdendo rapidamente o seu poder germinativo em seguida.

Fruta Lichia

As flores são pequenas (de 3 a 6 milímetros de largura) e de cor branco-esverdeada. Estão agrupadas em inflorescências paniculares.

As folhas são de cor verde-escuro, sendo que na porção da superfície são lustrosas, ao passo que, no lado de baixo verde-acinzentado. São pinadas, alternadas e formadas por 4 a 7 folíolos, medindo aproximadamente 7 centímetros de comprimento.

A copa é densa, compacta, simétrica e de formato arredondado. Apresenta troncos, curtos, grossos e densos, e raízes em tom castanho-escura acinzentado. Os galhos são frágeis, quebrando com facilidade sob ação dos ventos, e apresentam formato em “V”.

Lichia Informação Nutricional

A título de curiosidade é importante saber que 100 gramas de lichia, contém aproximadamente 65 calorias. Para essa mesma concentração em gramas, estão distribuídos 0,8 gramas de proteínas; 2 gramas de fibra (valor considerado satisfatoriamente alto); 0,4 gramas de gordura; 16,3 gramas de carboidrato e 10 miligramas de Cálcio. Esses valores podem mudar de acordo com a  variedade cultivada.

Além do Cálcio, outros minerais incluem o Fósforo, Magnésio e Potássio. Entre as vitaminas, são encontradas a vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina) e vitamina C. Também há certa concentração de antioxidantes.

A presença de vitamina C nos frutos pode ser prejudicada caso no solo de plantio da lichieira haja excesso de Nitrogênio e Fósforo. No entanto, o excesso de Potássio pode aumentar a concentração de vitamina C.

Lichia Considerações Sobre o Plantio

A lichieira prefere solos ácidos, e não é adepta de solos calcários. Também prefere aqueles que sejam silico-argilosos, férteis e profundos.

A multiplicação da lichieira pode acontecer por via sexuada, assexuada ou agâmica.

No Brasil, é padronizada a multiplicação através de sementes, processo que é bastante prático e barato, mas que, no entanto, não repassa em sua integralidade as qualidades da árvore mãe, sem falar que as mudam demoram muito para frutificar (levando em torno de 10 a 15 anos).

Ao nível de China e Índia, as modalidades de multiplicação sexuada que podem ser utilizadas são a alporquia, mergulhia e enxertia; sendo que apenas uma delas é escolhida para o uso. O processo mais utilizado nesses países é o de mergulhia, embora seja lento e custoso.

Métodos de alporquia, mergulhia e enxertia podem produzir plantas consideradas idênticas à árvore-mãe, e capazes de frutificar dentro de 3 a 6 anos. Essa vantagem também vem acompanhada de desvantagens, visto que as plantas desenvolvem um sistema radicular pouco desenvolvido.

Antes do plantio, a recomendação é que o terreno seja arado, gradeado e que receba adubação verde. As covas devem possuir dimensões de 50 centímetros, em relação ao comprimento, largura e profundidade; o espaçamento entre cada uma obedece às dimensões de 10×10 metros.

É importante que cada cova seja adubada previamente. Uma sugestão é a mitura de 20 litros de estrume de curral (ou composto), com 300 gramas de farinha de ossos, 200 gramas de superfosforo, 150 gramas de cloreto e potássio e 200 gramas de nitrocálcio-petrobrás (ou sulfato de amônio).

A produção comercial dos frutos geralmente se inicia a partir do quinto ano, após o plantio das mudas. Esta planta possui uma longevidade bem extensa, que possibilita frutificação por mais de cem anos. É estimada uma produtividade média de 40 a 50 quilos, anualmente, para cada planta.

Época de Floração da Lichia, Qual é?

A floração da lichia ocorre entre os meses de Junho e Julho. Após esse período, ocorre o aparecimento da fruta, entre os meses de Agosto e Setembro. As etapas finais são de finalização do amadurecimento e colheita, as quais ocorrem entre os meses de Novembro a Dezembro.

Embora esse seja um ‘padrão’ de ciclo produtivo, o mesmo pode variar em torno de um a dois meses de uma região para outra, em decorrência das mudanças nas condições climáticas.

A Produção de Lichias no Brasil

O estado de são Paulo é considerado o maior produtor nacional da fruta e, no ano de 2006, respondeu por mais de 90% da produção do país.

As variedades cultivadas no Brasil são predominantemente três: Bengal, Brewster e Americana.

Agora que você já conhece muitas informações sobre a lichia, incluindo sobre o seu plantio e floração; continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Lichias. com. Curiosidades Sobre a Lichia. Disponível em: < https://www.lichias.com/curiosidades-sobre-lichia>;

Portal São Francisco. Lichia. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/lichia>.

Veja também

Comer Abacate com Açúcar Faz Bem? E Abacate Batido?

O abacate é uma das frutas preferidas do brasileiro, seja batido em uma vitamina com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *