Home / Plantas / Como Fazer Hidratante com Babosa em Casa? Passo a Passo

Como Fazer Hidratante com Babosa em Casa? Passo a Passo

Deseja uma pele mais bonita e saudável? conheça as propriedades da babosa e aprenda três receitas caseiras fáceis para desfrutar dos benefícios da planta.

Nossa pele é submetida a estresse constante devido à poluição, ao sol e a todos os produtos químicos aos quais estamos expostos. A babosa ajuda a curar e proteger a pele a um nível celular.

A planta proporciona umidade à pele e tem propriedades anti-inflamatórias excelentes no tratamento de acne.Suas propriedades são muito conhecidas e, portanto, encontramos diversos produtos e receitas com o ingrediente. Mas se queremos aproveitar ao máximo os benefícios, precisamos extrair direto da fonte.

Hidratante Corporal De Babosa E Óleo De Coco

Esta receita fornece um hidratante completo de babosa e óleo de coco, que pode ser usado da cabeça aos pés e traz resultados fantásticos  Você vai querer aplicar isso em todo o corpo, e deve mesmo! Suas propriedades ajudam a reparar os danos causados pelo sol, hidratar sua pele e seus cabelos.

O óleo de coco é um bom ingrediente devido aos resultados instantâneos que proporciona assim que é absorvido pela pele. Para os cabelos, sua ação penetrante oferece profunda ação condicionante. Além de ser antibacteriano, antifúngico, ajudar em casos de coceira e tratar os efeitos de um couro cabeludo seco. O óleo de coco também é um ingrediente popular para o cuidado com as unhas, ou seja, é um verdadeiro coringa dos cuidados com o corpo.

Hidratante Corporal De Babosa E Óleo De Coco
Hidratante Corporal De Babosa E Óleo De Coco

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 2-3 colheres de sopa de óleo de coco cru virgem

Como Fazer

Lembre-se de que entre o gel e a casca da babosa há uma fina camada de “seiva” amarela chamada aloína, que tem um cheiro desagradável e pode causar irritações. Portanto, é melhor extrair o gel e lavá-lo em água corrente para eliminar substâncias com propriedades prejudiciais. Apesar de um pouco da babosa ser perdido no processo, isso certamente vale a pena.

Após uma rápida lavagem, é preciso espremer o gel, criando assim algo mais espesso. Daí, deve-se misturar o óleo de coco. Uma outra opção é colocar o extrato de babosa no liquidificador ou mixer, formando um suco, e daí misturar com o óleo de coco.

Como Aplicar

Como a planta é composta por 96% de água, você pode colocar a mistura líquida em um frasco de spray e então pulverizar seu corpo e cabelos para hidratar-se. Caso prefira o gel, pode colocar a mistura em um pote, tirar a quantidade suficiente e passar no corpo e cabelos com os dedos – os efeitos serão os mesmos em ambas as formas.

Máscara Facial De Babosa E Mel

Dois ingredientes simples que resultam em uma combinação poderosa – essa máscara de babosa e mel é hidratante, nutritiva, refrescante, rejuvenescedora, estimulante de energia e perfeita para quando a pele está cansada e desidratada. Se o seu rosto estiver sem brilho e sem um aspecto saudável, a máscara é exatamente o que você precisa para torná-lo radiante novamente.

O gel de babosa fornece hidratação, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ele pode aliviar vários tipos de irritações na pele, pode atuar na remoção das marcas de acne e manchas escuras, além de ajudar a ter uma pele uniforme. O gel de babosa nutre e revigora a pele, tornando-a mais macia e flexível.

Já o mel é um dos ingredientes com as propriedades mais calmantes e curativas que você pode encontrar. É um hidratante natural que cuida da pele sem deixá-la oleosa. O mel também atua na purificação da pele e na redução de imperfeições. Ele age contra sinais prematuros de envelhecimento e dá um aspecto brilhante a pele.

Máscara Facial De Babosa E Mel
Máscara Facial De Babosa E Mel

Ao fazer cremes, soluções e máscaras caseiras com gel de babosa, é melhor sempre usar gel recém-extraído. Se não conseguir, também é possível comprar o gel pela internet. Mas tente obter o gel em sua forma mais pura possível, livre de aromas e cores artificiais. Também é importante usar mel orgânico cru que, diferentemente do mel processado, tem menos chances de causar irritações na pele.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gel de babosa
  • 1 colher de sopa de mel

Como Fazer

Para fazer essa máscara, é preciso misturar os dois ingredientes. Se desejar, você pode adicionar à mistura algum ingrediente mais adequado ao seu tipo de pele, como veremos no próximo tópico. Mas pode usar apenas a babosa e o mel também, visto que a mistura produz um dos melhores tratamentos caseiros para a pele.

Como Aplicar

Depois de obter um gel homogêneo, limpe seu rosto com a ajuda de alguma solução de limpeza facial suave e depois enxague com água morna. Aplique uma fina camada da máscara. Você pode aplicar uma segunda camada quando a pele tiver absorvido a mistura.

Deixe a máscara agir por 20 a 30 minutos e depois enxágue bem. Depois, aplique um hidratante facial enquanto a pele ainda está úmida, para preservar a hidratação da máscara.

Como Personalizar Sua Máscara De Babosa E Mel

Embora a máscara seja maravilhosa por si só, cada pessoa pode ajustá-la à própria pele. Segue abaixo uma lista de ingredientes que você pode adicionar à máscara de acordo com seu tipo ou seus problemas de pele:

  • Para peles secas: 1 colher de chá de qualquer óleo natural (coco, abacate, óleo de amêndoa doce, manteiga de karité, manteiga de cacau…);
  • Para peles sensíveis: 1 colher de chá de farinha de aveia e / ou 2 – 3 gotas de essência de lavanda;
  • Para retardar o envelhecimento da pele: 2 – 3 gotas de óleo essencial de vitamina E e / ou 1 colher de chá de suco de laranja fresco.

Máscara Facial De Babosa E Óleo De Amêndoas

Óleo De Amêndoas Puro
Óleo De Amêndoas Puro

A babosa e seus espinhos podem parecer ameaçadores e perigosos, mas não devemos levar em conta apenas o exterior da planta, pois ela guarda dentro de suas folhas uma substância de valor inestimável.

Seu interior é recheado por uma substância transparente que é composta por nutrientes, enzimas ativas, vitaminas, minerais e aminoácidos. Não é de admirar que o gel da babosa seja utilizado há milhares de anos para ajudar no tratamento de uma grande variedade de problemas de pele.

A máscara de babosa e óleo de amêndoas é ótima para tratar peles secas e escamosas, promover a hidratação e a nutrição dos mais variados tipos de pele.

 Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gel de babosa
  • 3 colheres de chá de óleo de amêndoas
  • 1 banana pequena

Como Fazer

Em uma tigela, amasse a banana com a ajuda de um garfo. Depois, adicione o gel de babosa. Mexa até que os ingredientes formem uma mistura homogênea. Por fim, adicione o óleo de amêndoas e misture bem.

Como Aplicar

Comece limpando seu rosto tirando a maquiagem com a ajuda de uma solução de limpeza facial sem óleo. Depois, lave o rosto e pescoço com água morna para abrir os poros. Pegue uma certa quantidade da mistura com a ponta dos dedos e espalhe por seu rosto e pescoço formando uma grossa camada.

Deixe a máscara secar por quinze minutos. Passado esse período, remova a máscara da pele lavando com água morna. Quando a pele estiver limpa, lave novamente com água fria para fechar os poros. Por fim, seque seu rosto e pescoço com uma toalha limpa e macia, sem esfregar.

Gostou do artigo? continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *